A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro Ferreira Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD
Resumo: O trabalho apresenta uma análise sociológica das experiências escolares de adolescentes do último ano do Ensino Médio de uma instituição pública, correlacionando ao processo de construção de suas aspirações escolares e\ou profissionais. São discutidos os resultados de um questionário que foi aplicado em dois turnos escolares, grupos focais, além de entrevistas realizadas com professores e uma representante da direção escolar. Investigou-se em que medida variáveis relacionadas intrínsecas à trajetória escolar dos alunos estariam envolvidas no delineamento de suas aspirações e expectativas. O tema de pesquisa surgiu a partir da leitura de alguns estudos sociológicos sobre a escolha dos cursos superiores que, por sua vez, apontavam a forte correlação entre a origem ou posição social dos candidatos e o curso pretendido. Para além destes estudos, outros autores têm contribuído com as discussões, apontando fatores que relativizam a linearidade da relação entre origem e posição do indivíduo e suas projeções de futuro. É neste contexto que a pesquisa se propõe a compreender a importância da experiência escolar nos projetos de vida. De um modo geral, os dados apontam aspectos como desempenho escolar, relação professor aluno, informações disponibilizadas pela escola como fatores importantes na definição de futuro dos alunos.
id UFMG_f0861eb513a4a1aca66e88c941fc06d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XCKAD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudio Marques Martins NogueiraMaria Jose Braga VianaValéria Freire de AndradeLeandro Ferreira Santos2019-08-12T15:59:17Z2019-08-12T15:59:17Z2015-04-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKADO trabalho apresenta uma análise sociológica das experiências escolares de adolescentes do último ano do Ensino Médio de uma instituição pública, correlacionando ao processo de construção de suas aspirações escolares e\ou profissionais. São discutidos os resultados de um questionário que foi aplicado em dois turnos escolares, grupos focais, além de entrevistas realizadas com professores e uma representante da direção escolar. Investigou-se em que medida variáveis relacionadas intrínsecas à trajetória escolar dos alunos estariam envolvidas no delineamento de suas aspirações e expectativas. O tema de pesquisa surgiu a partir da leitura de alguns estudos sociológicos sobre a escolha dos cursos superiores que, por sua vez, apontavam a forte correlação entre a origem ou posição social dos candidatos e o curso pretendido. Para além destes estudos, outros autores têm contribuído com as discussões, apontando fatores que relativizam a linearidade da relação entre origem e posição do indivíduo e suas projeções de futuro. É neste contexto que a pesquisa se propõe a compreender a importância da experiência escolar nos projetos de vida. De um modo geral, os dados apontam aspectos como desempenho escolar, relação professor aluno, informações disponibilizadas pela escola como fatores importantes na definição de futuro dos alunos.The paper presents a sociological analysis of teenagers school experiences on their senior year on a public high school, correlating with the construction of their educational and/or professional aspirations. The results of a questionnaire that was applied on two different school periods, focal group works, besides teachers and a school board representative interviews are discussed in this paper. It was investigated to what length the variables related to the students school trajectory would be involved on design of their aspirations and expectations. The research theme came up after readings of some sociological studies on the bachelor degree choices, which pointed to a strong correlation between the candidates social position or background and their degree choices. Additionally, other authors have been contributing with this discussion appointing factors, which relativize the linear relation between the individual origin and social position and his projections for the future. It is in this context that this research proposes to comprehend the importance of the school experience on the persons life projects. In general, the data points out aspects such as educational development, student-teacher relations and information given by the school as important factor on the students definitions on their future.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Finalidades e objetivosInteresse profissional TestesSociologia educacionalEducaçãoEnsino médioAspiraçõesExpectativas e Ensino MédioExperiência escolarA construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1216564https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/1/disserta__o.pdf0dabfb46aeaa531d17d4d4f627c2331bMD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain306396https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/2/disserta__o.pdf.txt868218899c9021a543d552c0563db1a6MD521843/BUBD-9XCKAD2019-11-14 18:28:17.4oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XCKADRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
title A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
spellingShingle A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
Leandro Ferreira Santos
Aspirações
Expectativas e Ensino Médio
Experiência escolar
Educação Finalidades e objetivos
Interesse profissional Testes
Sociologia educacional
Educação
Ensino médio
title_short A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
title_full A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
title_fullStr A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
title_full_unstemmed A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
title_sort A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
author Leandro Ferreira Santos
author_facet Leandro Ferreira Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudio Marques Martins Nogueira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Jose Braga Viana
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valéria Freire de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro Ferreira Santos
contributor_str_mv Claudio Marques Martins Nogueira
Maria Jose Braga Viana
Valéria Freire de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Aspirações
Expectativas e Ensino Médio
Experiência escolar
topic Aspirações
Expectativas e Ensino Médio
Experiência escolar
Educação Finalidades e objetivos
Interesse profissional Testes
Sociologia educacional
Educação
Ensino médio
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Finalidades e objetivos
Interesse profissional Testes
Sociologia educacional
Educação
Ensino médio
description O trabalho apresenta uma análise sociológica das experiências escolares de adolescentes do último ano do Ensino Médio de uma instituição pública, correlacionando ao processo de construção de suas aspirações escolares e\ou profissionais. São discutidos os resultados de um questionário que foi aplicado em dois turnos escolares, grupos focais, além de entrevistas realizadas com professores e uma representante da direção escolar. Investigou-se em que medida variáveis relacionadas intrínsecas à trajetória escolar dos alunos estariam envolvidas no delineamento de suas aspirações e expectativas. O tema de pesquisa surgiu a partir da leitura de alguns estudos sociológicos sobre a escolha dos cursos superiores que, por sua vez, apontavam a forte correlação entre a origem ou posição social dos candidatos e o curso pretendido. Para além destes estudos, outros autores têm contribuído com as discussões, apontando fatores que relativizam a linearidade da relação entre origem e posição do indivíduo e suas projeções de futuro. É neste contexto que a pesquisa se propõe a compreender a importância da experiência escolar nos projetos de vida. De um modo geral, os dados apontam aspectos como desempenho escolar, relação professor aluno, informações disponibilizadas pela escola como fatores importantes na definição de futuro dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:59:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:59:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/1/disserta__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/2/disserta__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dabfb46aeaa531d17d4d4f627c2331b
868218899c9021a543d552c0563db1a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589531977383936