A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD |
Resumo: | O trabalho apresenta uma análise sociológica das experiências escolares de adolescentes do último ano do Ensino Médio de uma instituição pública, correlacionando ao processo de construção de suas aspirações escolares e\ou profissionais. São discutidos os resultados de um questionário que foi aplicado em dois turnos escolares, grupos focais, além de entrevistas realizadas com professores e uma representante da direção escolar. Investigou-se em que medida variáveis relacionadas intrínsecas à trajetória escolar dos alunos estariam envolvidas no delineamento de suas aspirações e expectativas. O tema de pesquisa surgiu a partir da leitura de alguns estudos sociológicos sobre a escolha dos cursos superiores que, por sua vez, apontavam a forte correlação entre a origem ou posição social dos candidatos e o curso pretendido. Para além destes estudos, outros autores têm contribuído com as discussões, apontando fatores que relativizam a linearidade da relação entre origem e posição do indivíduo e suas projeções de futuro. É neste contexto que a pesquisa se propõe a compreender a importância da experiência escolar nos projetos de vida. De um modo geral, os dados apontam aspectos como desempenho escolar, relação professor aluno, informações disponibilizadas pela escola como fatores importantes na definição de futuro dos alunos. |
id |
UFMG_f0861eb513a4a1aca66e88c941fc06d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XCKAD |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudio Marques Martins NogueiraMaria Jose Braga VianaValéria Freire de AndradeLeandro Ferreira Santos2019-08-12T15:59:17Z2019-08-12T15:59:17Z2015-04-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKADO trabalho apresenta uma análise sociológica das experiências escolares de adolescentes do último ano do Ensino Médio de uma instituição pública, correlacionando ao processo de construção de suas aspirações escolares e\ou profissionais. São discutidos os resultados de um questionário que foi aplicado em dois turnos escolares, grupos focais, além de entrevistas realizadas com professores e uma representante da direção escolar. Investigou-se em que medida variáveis relacionadas intrínsecas à trajetória escolar dos alunos estariam envolvidas no delineamento de suas aspirações e expectativas. O tema de pesquisa surgiu a partir da leitura de alguns estudos sociológicos sobre a escolha dos cursos superiores que, por sua vez, apontavam a forte correlação entre a origem ou posição social dos candidatos e o curso pretendido. Para além destes estudos, outros autores têm contribuído com as discussões, apontando fatores que relativizam a linearidade da relação entre origem e posição do indivíduo e suas projeções de futuro. É neste contexto que a pesquisa se propõe a compreender a importância da experiência escolar nos projetos de vida. De um modo geral, os dados apontam aspectos como desempenho escolar, relação professor aluno, informações disponibilizadas pela escola como fatores importantes na definição de futuro dos alunos.The paper presents a sociological analysis of teenagers school experiences on their senior year on a public high school, correlating with the construction of their educational and/or professional aspirations. The results of a questionnaire that was applied on two different school periods, focal group works, besides teachers and a school board representative interviews are discussed in this paper. It was investigated to what length the variables related to the students school trajectory would be involved on design of their aspirations and expectations. The research theme came up after readings of some sociological studies on the bachelor degree choices, which pointed to a strong correlation between the candidates social position or background and their degree choices. Additionally, other authors have been contributing with this discussion appointing factors, which relativize the linear relation between the individual origin and social position and his projections for the future. It is in this context that this research proposes to comprehend the importance of the school experience on the persons life projects. In general, the data points out aspects such as educational development, student-teacher relations and information given by the school as important factor on the students definitions on their future.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Finalidades e objetivosInteresse profissional TestesSociologia educacionalEducaçãoEnsino médioAspiraçõesExpectativas e Ensino MédioExperiência escolarA construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1216564https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/1/disserta__o.pdf0dabfb46aeaa531d17d4d4f627c2331bMD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain306396https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/2/disserta__o.pdf.txt868218899c9021a543d552c0563db1a6MD521843/BUBD-9XCKAD2019-11-14 18:28:17.4oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XCKADRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar |
title |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar |
spellingShingle |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar Leandro Ferreira Santos Aspirações Expectativas e Ensino Médio Experiência escolar Educação Finalidades e objetivos Interesse profissional Testes Sociologia educacional Educação Ensino médio |
title_short |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar |
title_full |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar |
title_fullStr |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar |
title_full_unstemmed |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar |
title_sort |
A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar |
author |
Leandro Ferreira Santos |
author_facet |
Leandro Ferreira Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudio Marques Martins Nogueira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Jose Braga Viana |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Valéria Freire de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro Ferreira Santos |
contributor_str_mv |
Claudio Marques Martins Nogueira Maria Jose Braga Viana Valéria Freire de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aspirações Expectativas e Ensino Médio Experiência escolar |
topic |
Aspirações Expectativas e Ensino Médio Experiência escolar Educação Finalidades e objetivos Interesse profissional Testes Sociologia educacional Educação Ensino médio |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Finalidades e objetivos Interesse profissional Testes Sociologia educacional Educação Ensino médio |
description |
O trabalho apresenta uma análise sociológica das experiências escolares de adolescentes do último ano do Ensino Médio de uma instituição pública, correlacionando ao processo de construção de suas aspirações escolares e\ou profissionais. São discutidos os resultados de um questionário que foi aplicado em dois turnos escolares, grupos focais, além de entrevistas realizadas com professores e uma representante da direção escolar. Investigou-se em que medida variáveis relacionadas intrínsecas à trajetória escolar dos alunos estariam envolvidas no delineamento de suas aspirações e expectativas. O tema de pesquisa surgiu a partir da leitura de alguns estudos sociológicos sobre a escolha dos cursos superiores que, por sua vez, apontavam a forte correlação entre a origem ou posição social dos candidatos e o curso pretendido. Para além destes estudos, outros autores têm contribuído com as discussões, apontando fatores que relativizam a linearidade da relação entre origem e posição do indivíduo e suas projeções de futuro. É neste contexto que a pesquisa se propõe a compreender a importância da experiência escolar nos projetos de vida. De um modo geral, os dados apontam aspectos como desempenho escolar, relação professor aluno, informações disponibilizadas pela escola como fatores importantes na definição de futuro dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T15:59:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T15:59:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/1/disserta__o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XCKAD/2/disserta__o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dabfb46aeaa531d17d4d4f627c2331b 868218899c9021a543d552c0563db1a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589531977383936 |