A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSESE |
Resumo: | Esta pesquisa discute a dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa. Articula procedimentos em um percurso metodológico qualitativo e quantitativo, pesquisando professoras de uma escola pública/estatal de um assentamento de Reforma Agrária. Realiza três movimentos teórico-metodológicos: primeiro, parte de alguns aspectos do processo de gênese e desenvolvimento do Assentamento Primeiro de Junho como um território camponês produzido na relação da conflitualidade social brasileira por uma práxis e uma historicidade do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); segundo, parte de alguns aspectos da gênese do trabalho docente nesta terriorialidade camponesa, destacando o estranhamento desta objetivação pedagógica; terceiro, aponta traços do processo de produção do trabalho docente na Escola Estadual Primeiro de Junho, dentro do referido assentamento, como uma objetivação de força ou capacidade de trabalho docente. Por fim, realizam-se apontamentos sobre a relação entre a territorialidade camponesa e a objetivação do trabalho docente este entendido como antítese entre força de trabalho docente estranhada e práxis educativa crítica. |
id |
UFMG_f0f7cd99a37acf7d5f7f441a601bc865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSESE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria de Fatima Almeida MartinsJoao Antonio de PaulaAntonio Julio de Menezes NetoALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITOFernando Conde Veiga2019-08-12T09:03:46Z2019-08-12T09:03:46Z2011-08-18http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSESEEsta pesquisa discute a dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa. Articula procedimentos em um percurso metodológico qualitativo e quantitativo, pesquisando professoras de uma escola pública/estatal de um assentamento de Reforma Agrária. Realiza três movimentos teórico-metodológicos: primeiro, parte de alguns aspectos do processo de gênese e desenvolvimento do Assentamento Primeiro de Junho como um território camponês produzido na relação da conflitualidade social brasileira por uma práxis e uma historicidade do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); segundo, parte de alguns aspectos da gênese do trabalho docente nesta terriorialidade camponesa, destacando o estranhamento desta objetivação pedagógica; terceiro, aponta traços do processo de produção do trabalho docente na Escola Estadual Primeiro de Junho, dentro do referido assentamento, como uma objetivação de força ou capacidade de trabalho docente. Por fim, realizam-se apontamentos sobre a relação entre a territorialidade camponesa e a objetivação do trabalho docente este entendido como antítese entre força de trabalho docente estranhada e práxis educativa crítica.Esa investigación discute la dialéctica producción-consumo de lo trabajo docente en la territorialidad campesina. Articula procedimientos en un recurrido metodológico qualitativo y quantitativo, investigando profesoras de una escuela pública/estatal de un asentamiento de la Reforma Agrária. Se realizan tres movimientos teórico-metodológicos: primero, parte de algunos aspectos de lo proceso de genese y desarrollo de lo Asentamiento Primeiro de Junho como un territorio campesino producido en la relación de la conflictualidad social brasileña por una praxis y una historicidad de lo Movimiento de los Trabajadores Sin Tierra (MST); según, parte de algunos aspectos de la genese de lo trabajo docente bajo esa territorialidad campesina, ponde de relieve el extrañamiento de esa objetivación pedagogica; tercer, señala rasgos de lo proceso de producción de lo trabajo docente en la Escola Estadual Primeiro de Junho, dentro de lo referido asentamiento, como una objetivación de la fuerza o capacidad de trabajo docente. Por fin, se plantean apuntes acerca de la relación entre la territoliadad campesina y la objetivación de lo trabajo docente ese entendido como una antítesis entre la fuerza de trabajo docente extrañada y la praxis educativa crítica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCamponesesEducaçãoPosse da terraEducação ruralPrática de ensinoTrabalho docenteQuestão agráriaCampesinatoEducação do campoA dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALconde_dialprocon_04_elementos_textuais.pdfapplication/pdf1456366https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/1/conde_dialprocon_04_elementos_textuais.pdf85425fb124adc1aac02f665242ccf490MD51conde_dialprocon_05_elementos_pos_textuais.pdfapplication/pdf76484https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/2/conde_dialprocon_05_elementos_pos_textuais.pdf7d91a902f297b9b55d42f63b3121eec5MD52conde_dialprocon_03_elementos_pre_textuais.pdfapplication/pdf65688https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/3/conde_dialprocon_03_elementos_pre_textuais.pdfe0bb0ff7b2e7853eebc3eb38f0f33f3eMD53conde_dialprocon_06_apendice.pdfapplication/pdf66388https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/4/conde_dialprocon_06_apendice.pdf5c51892b044d907e8969397966d045f6MD54conde_dialprocon_02_ficha_catalografica.pdfapplication/pdf5383https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/5/conde_dialprocon_02_ficha_catalografica.pdffd618b20c17f604d36bdf02cef3a5d1bMD55TEXTconde_dialprocon_04_elementos_textuais.pdf.txtconde_dialprocon_04_elementos_textuais.pdf.txtExtracted texttext/plain486016https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/6/conde_dialprocon_04_elementos_textuais.pdf.txt547124b63ae0b0c8a619aad86b3beaeeMD56conde_dialprocon_05_elementos_pos_textuais.pdf.txtconde_dialprocon_05_elementos_pos_textuais.pdf.txtExtracted texttext/plain22596https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/7/conde_dialprocon_05_elementos_pos_textuais.pdf.txt23a62de0723a335dfebce7674761a76aMD57conde_dialprocon_03_elementos_pre_textuais.pdf.txtconde_dialprocon_03_elementos_pre_textuais.pdf.txtExtracted texttext/plain15398https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/8/conde_dialprocon_03_elementos_pre_textuais.pdf.txtf1a19efa1814f93db4567494d516a76eMD58conde_dialprocon_06_apendice.pdf.txtconde_dialprocon_06_apendice.pdf.txtExtracted texttext/plain22607https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/9/conde_dialprocon_06_apendice.pdf.txt841874c0fba3b51e07b8206fdcb095feMD59conde_dialprocon_02_ficha_catalografica.pdf.txtconde_dialprocon_02_ficha_catalografica.pdf.txtExtracted texttext/plain821https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/10/conde_dialprocon_02_ficha_catalografica.pdf.txt3774a04c13e2b196479623495cf23476MD5101843/FAEC-8MSESE2019-11-14 15:37:14.877oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSESERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:37:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa |
title |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa |
spellingShingle |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa Fernando Conde Veiga Trabalho docente Questão agrária Campesinato Educação do campo Camponeses Educação Posse da terra Educação rural Prática de ensino |
title_short |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa |
title_full |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa |
title_fullStr |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa |
title_full_unstemmed |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa |
title_sort |
A dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa |
author |
Fernando Conde Veiga |
author_facet |
Fernando Conde Veiga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria de Fatima Almeida Martins |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Joao Antonio de Paula |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antonio Julio de Menezes Neto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernando Conde Veiga |
contributor_str_mv |
Maria de Fatima Almeida Martins Joao Antonio de Paula Antonio Julio de Menezes Neto ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Questão agrária Campesinato Educação do campo |
topic |
Trabalho docente Questão agrária Campesinato Educação do campo Camponeses Educação Posse da terra Educação rural Prática de ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Camponeses Educação Posse da terra Educação rural Prática de ensino |
description |
Esta pesquisa discute a dialética produção-consumo do trabalho docente na territorialidade camponesa. Articula procedimentos em um percurso metodológico qualitativo e quantitativo, pesquisando professoras de uma escola pública/estatal de um assentamento de Reforma Agrária. Realiza três movimentos teórico-metodológicos: primeiro, parte de alguns aspectos do processo de gênese e desenvolvimento do Assentamento Primeiro de Junho como um território camponês produzido na relação da conflitualidade social brasileira por uma práxis e uma historicidade do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); segundo, parte de alguns aspectos da gênese do trabalho docente nesta terriorialidade camponesa, destacando o estranhamento desta objetivação pedagógica; terceiro, aponta traços do processo de produção do trabalho docente na Escola Estadual Primeiro de Junho, dentro do referido assentamento, como uma objetivação de força ou capacidade de trabalho docente. Por fim, realizam-se apontamentos sobre a relação entre a territorialidade camponesa e a objetivação do trabalho docente este entendido como antítese entre força de trabalho docente estranhada e práxis educativa crítica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T09:03:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T09:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSESE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSESE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/1/conde_dialprocon_04_elementos_textuais.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/2/conde_dialprocon_05_elementos_pos_textuais.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/3/conde_dialprocon_03_elementos_pre_textuais.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/4/conde_dialprocon_06_apendice.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/5/conde_dialprocon_02_ficha_catalografica.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/6/conde_dialprocon_04_elementos_textuais.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/7/conde_dialprocon_05_elementos_pos_textuais.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/8/conde_dialprocon_03_elementos_pre_textuais.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/9/conde_dialprocon_06_apendice.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSESE/10/conde_dialprocon_02_ficha_catalografica.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85425fb124adc1aac02f665242ccf490 7d91a902f297b9b55d42f63b3121eec5 e0bb0ff7b2e7853eebc3eb38f0f33f3e 5c51892b044d907e8969397966d045f6 fd618b20c17f604d36bdf02cef3a5d1b 547124b63ae0b0c8a619aad86b3beaee 23a62de0723a335dfebce7674761a76a f1a19efa1814f93db4567494d516a76e 841874c0fba3b51e07b8206fdcb095fe 3774a04c13e2b196479623495cf23476 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589571949101056 |