Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Goreti Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQY
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa sobre a experiência de Educação Integral implementada e desenvolvida na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, localizada na zona rural do município de Coronel Fabriciano, MG. O objetivo é retratar a temática da educação integral, sua origem e conceito desde Anísio Teixeira, sua implementação pelo município desde 2006 e a importância que tem a proposta para alunos do campo numa visão diferenciada da prática das escolas do meio urbano, tendo em vista que o modo como vemos e percebemos os sujeitos envolvidos interfere diretamente no modo como interagimos com eles. Pois de acordo com Brandão (1985), a educação está em todos os lugares:.... Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela (BRANDÃO,1985,p. 7). Assim, a pesquisa buscou elucidar aspectos relacionados às vivências de se fazer educação integral e os desafios propostos em sua implementação na EMMCA.
id UFMG_f195f9a76e355756c21efebd399299a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZRNQY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Angelica Araujo RibeiroMaria Goreti Ribeiro2019-08-13T02:04:08Z2019-08-13T02:04:08Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQYO presente trabalho é uma pesquisa sobre a experiência de Educação Integral implementada e desenvolvida na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, localizada na zona rural do município de Coronel Fabriciano, MG. O objetivo é retratar a temática da educação integral, sua origem e conceito desde Anísio Teixeira, sua implementação pelo município desde 2006 e a importância que tem a proposta para alunos do campo numa visão diferenciada da prática das escolas do meio urbano, tendo em vista que o modo como vemos e percebemos os sujeitos envolvidos interfere diretamente no modo como interagimos com eles. Pois de acordo com Brandão (1985), a educação está em todos os lugares:.... Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela (BRANDÃO,1985,p. 7). Assim, a pesquisa buscou elucidar aspectos relacionados às vivências de se fazer educação integral e os desafios propostos em sua implementação na EMMCA.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação integralEscolas Organização e administraçãoEducação ruralEscolas de tempo integralEducação integralConstrução e práticaEducação do campoEducação integral no campo: uma experiência a ser compartilhadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_goreti_ribeiro.pdfapplication/pdf949697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/1/maria_goreti_ribeiro.pdfd1630ccc922e31b3f9c598b8f82fa655MD51TEXTmaria_goreti_ribeiro.pdf.txtmaria_goreti_ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain102085https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/2/maria_goreti_ribeiro.pdf.txtb532903f3c91e3de4b85127422a6b6a2MD521843/BUBD-9ZRNQY2019-11-14 20:39:58.803oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZRNQYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:39:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
title Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
spellingShingle Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
Maria Goreti Ribeiro
Educação integral
Construção e prática
Educação do campo
Educação integral
Escolas Organização e administração
Educação rural
Escolas de tempo integral
title_short Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
title_full Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
title_fullStr Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
title_full_unstemmed Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
title_sort Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
author Maria Goreti Ribeiro
author_facet Maria Goreti Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Angelica Araujo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Goreti Ribeiro
contributor_str_mv Maria Angelica Araujo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Construção e prática
Educação do campo
topic Educação integral
Construção e prática
Educação do campo
Educação integral
Escolas Organização e administração
Educação rural
Escolas de tempo integral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação integral
Escolas Organização e administração
Educação rural
Escolas de tempo integral
description O presente trabalho é uma pesquisa sobre a experiência de Educação Integral implementada e desenvolvida na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, localizada na zona rural do município de Coronel Fabriciano, MG. O objetivo é retratar a temática da educação integral, sua origem e conceito desde Anísio Teixeira, sua implementação pelo município desde 2006 e a importância que tem a proposta para alunos do campo numa visão diferenciada da prática das escolas do meio urbano, tendo em vista que o modo como vemos e percebemos os sujeitos envolvidos interfere diretamente no modo como interagimos com eles. Pois de acordo com Brandão (1985), a educação está em todos os lugares:.... Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela (BRANDÃO,1985,p. 7). Assim, a pesquisa buscou elucidar aspectos relacionados às vivências de se fazer educação integral e os desafios propostos em sua implementação na EMMCA.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQY
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/1/maria_goreti_ribeiro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/2/maria_goreti_ribeiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1630ccc922e31b3f9c598b8f82fa655
b532903f3c91e3de4b85127422a6b6a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589392231563264