Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQY |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa sobre a experiência de Educação Integral implementada e desenvolvida na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, localizada na zona rural do município de Coronel Fabriciano, MG. O objetivo é retratar a temática da educação integral, sua origem e conceito desde Anísio Teixeira, sua implementação pelo município desde 2006 e a importância que tem a proposta para alunos do campo numa visão diferenciada da prática das escolas do meio urbano, tendo em vista que o modo como vemos e percebemos os sujeitos envolvidos interfere diretamente no modo como interagimos com eles. Pois de acordo com Brandão (1985), a educação está em todos os lugares:.... Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela (BRANDÃO,1985,p. 7). Assim, a pesquisa buscou elucidar aspectos relacionados às vivências de se fazer educação integral e os desafios propostos em sua implementação na EMMCA. |
id |
UFMG_f195f9a76e355756c21efebd399299a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZRNQY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Angelica Araujo RibeiroMaria Goreti Ribeiro2019-08-13T02:04:08Z2019-08-13T02:04:08Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQYO presente trabalho é uma pesquisa sobre a experiência de Educação Integral implementada e desenvolvida na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, localizada na zona rural do município de Coronel Fabriciano, MG. O objetivo é retratar a temática da educação integral, sua origem e conceito desde Anísio Teixeira, sua implementação pelo município desde 2006 e a importância que tem a proposta para alunos do campo numa visão diferenciada da prática das escolas do meio urbano, tendo em vista que o modo como vemos e percebemos os sujeitos envolvidos interfere diretamente no modo como interagimos com eles. Pois de acordo com Brandão (1985), a educação está em todos os lugares:.... Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela (BRANDÃO,1985,p. 7). Assim, a pesquisa buscou elucidar aspectos relacionados às vivências de se fazer educação integral e os desafios propostos em sua implementação na EMMCA.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação integralEscolas Organização e administraçãoEducação ruralEscolas de tempo integralEducação integralConstrução e práticaEducação do campoEducação integral no campo: uma experiência a ser compartilhadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_goreti_ribeiro.pdfapplication/pdf949697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/1/maria_goreti_ribeiro.pdfd1630ccc922e31b3f9c598b8f82fa655MD51TEXTmaria_goreti_ribeiro.pdf.txtmaria_goreti_ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain102085https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/2/maria_goreti_ribeiro.pdf.txtb532903f3c91e3de4b85127422a6b6a2MD521843/BUBD-9ZRNQY2019-11-14 20:39:58.803oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZRNQYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:39:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada |
title |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada |
spellingShingle |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada Maria Goreti Ribeiro Educação integral Construção e prática Educação do campo Educação integral Escolas Organização e administração Educação rural Escolas de tempo integral |
title_short |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada |
title_full |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada |
title_fullStr |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada |
title_full_unstemmed |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada |
title_sort |
Educação integral no campo: uma experiência a ser compartilhada |
author |
Maria Goreti Ribeiro |
author_facet |
Maria Goreti Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Angelica Araujo Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Goreti Ribeiro |
contributor_str_mv |
Maria Angelica Araujo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Construção e prática Educação do campo |
topic |
Educação integral Construção e prática Educação do campo Educação integral Escolas Organização e administração Educação rural Escolas de tempo integral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação integral Escolas Organização e administração Educação rural Escolas de tempo integral |
description |
O presente trabalho é uma pesquisa sobre a experiência de Educação Integral implementada e desenvolvida na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, localizada na zona rural do município de Coronel Fabriciano, MG. O objetivo é retratar a temática da educação integral, sua origem e conceito desde Anísio Teixeira, sua implementação pelo município desde 2006 e a importância que tem a proposta para alunos do campo numa visão diferenciada da prática das escolas do meio urbano, tendo em vista que o modo como vemos e percebemos os sujeitos envolvidos interfere diretamente no modo como interagimos com eles. Pois de acordo com Brandão (1985), a educação está em todos os lugares:.... Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela (BRANDÃO,1985,p. 7). Assim, a pesquisa buscou elucidar aspectos relacionados às vivências de se fazer educação integral e os desafios propostos em sua implementação na EMMCA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:04:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:04:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNQY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/1/maria_goreti_ribeiro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRNQY/2/maria_goreti_ribeiro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1630ccc922e31b3f9c598b8f82fa655 b532903f3c91e3de4b85127422a6b6a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589392231563264 |