Perfil e motivações dos estudantes participantes do "Programa de Mobilidade Discente Internacional para a Graduação" da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viviane Coelho Caldeira Ramos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VPYE
Resumo: Esta dissertação teve por objeto o Programa de Mobilidade Discente Internacional para a Graduação da UFMG, através do qual os graduandos dessa universidade têm a oportunidade de cursar um semestre letivo em uma universidade parceira no exterior. Em 2008, 186 alunos participaram desse programa, coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG. O trabalho foi guiado por duas perguntas básicas: quem são os esses jovens? Porque decidem participar do programa? Para responder a essas perguntas, diferentes ferramentas de pesquisas foram utilizadas: a) análise de documentos da DRI; b) observação das entrevistas de seleção; c) coleta de dados estatísticos secundários sobre o universo de intercambistas do ano de 2008 (N=177); d) aplicação de questionário aos alunos aprovados; e) entrevistas semidiretivas com um número menor de intercambistas (N=41). Os resultados evidenciaram que o intercambista típico pertence às classes médias. Destacou-se, no entanto, um número maior do que esperado de jovens oriundos das classes populares que participam dessa experiência, graças ao apoio financeiro concedido por um fundo institucional. Além disso, constatou-se que os intercambistas são jovens que construíram, ao longo de sua vida, um capital de mobilidade e um exitoso currículo acadêmico que os diferencia da média dos alunos da UFMG. Quanto às motivações para o intercâmbio, os jovens entrevistados esperam que o período de estudos no exterior cumpra uma dupla função. Por um lado, esperam dele o desenvolvimento de competências instrumentais, como o aprimoramento lingüístico; mas também demonstram expectativas quanto à formação de disposições identitárias de tolerância, autonomia, etc. Competências e disposições essas que se imagina que possam se converter em trunfos futuros no mercado escolar e de trabalho.
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Para responder a essas perguntas, diferentes ferramentas de pesquisas foram utilizadas: a) análise de documentos da DRI; b) observação das entrevistas de seleção; c) coleta de dados estatísticos secundários sobre o universo de intercambistas do ano de 2008 (N=177); d) aplicação de questionário aos alunos aprovados; e) entrevistas semidiretivas com um número menor de intercambistas (N=41). Os resultados evidenciaram que o intercambista típico pertence às classes médias. Destacou-se, no entanto, um número maior do que esperado de jovens oriundos das classes populares que participam dessa experiência, graças ao apoio financeiro concedido por um fundo institucional. Além disso, constatou-se que os intercambistas são jovens que construíram, ao longo de sua vida, um capital de mobilidade e um exitoso currículo acadêmico que os diferencia da média dos alunos da UFMG. Quanto às motivações para o intercâmbio, os jovens entrevistados esperam que o período de estudos no exterior cumpra uma dupla função. Por um lado, esperam dele o desenvolvimento de competências instrumentais, como o aprimoramento lingüístico; mas também demonstram expectativas quanto à formação de disposições identitárias de tolerância, autonomia, etc. Competências e disposições essas que se imagina que possam se converter em trunfos futuros no mercado escolar e de trabalho.The object of this dissertation is the Programa de Mobilidade Discente Internacional para a Graduação (Undergraduate Exchange Program) of UFMG, through which the undergraduate students of the university have the opportunity to study for a semester in a partner university abroad. In 2008, 186 students participated in the program, coordinated by Diretoria de Relações Internacionais (DRI- Office of International Relations) of UFMG. The work was guided by two basic questions: who are those exchange students? Why have they decided to partake in the program? To answer these questions, different research instruments were used: a) analysis of DRI documents; b) observation of selection interviews; c) secondary data collection about the exchange students of 2008 (N=177); d) questionnaire application; e) semi-directive interviews with a smaller number of exchange students (N=41). The results showed that the typical exchange student belongs to the middle classes. Nonetheless, there was a number higher than expected of students from low-income backgrounds that participated in the program. This is probably due to the financial support given by an institutional fund. Apart from that, it was showed that the exchange students have built, throughout their lives, a mobility capital and successful academic curriculum vitae that differentiates them from the average student of UFMG. Regarding their motivations to participate in the exchange program, the students interviewed expect that their study period abroad fulfills a double function. On the one hand, they aspire the development of instrumental competencies, as the improvement of their foreign language competence. On the other hand, they also have expectations about the formation of personal dispositions of tolerance, autonomy, etc. Competencies and dispositions that, they believe, will become future trumps in the school and work markets.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInternacionalização do ensino superiorMobilidade discenteDesigualdades sociais de escolarizaçãoPerfil e motivações dos estudantes participantes do "Programa de Mobilidade Discente Internacional para a Graduação" da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao.pdfapplication/pdf809843https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VPYE/1/dissertacao.pdfadd24a95a8e076ce7e97efa002584affMD51TEXTdissertacao.pdf.txtdissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain310155https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VPYE/2/dissertacao.pdf.txt3caa6c57744dff191b408bf2f531e24eMD521843/FAEC-83VPYE2019-11-14 17:35:41.19oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83VPYERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:35:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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