Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sônia Caldas Pessoa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Ângela Cristina Salgueiro Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/68991
https://orcid.org/0000-0002-1057-8135
https://orcid.org/0000-0002-9922-6848
https://orcid.org/0000-0002-2253-0374
Resumo: Este artigo parte da abordagem de rádio expandido de Zimmermann (2006) e Kischinhevsky (2016) para discutir gênero e cultura da confiança em um programa de rádio veiculado no dial e em plataformas digitais. Nosso corpus é composto por edições do Mundo Corporativo, veiculado na Rádio CBN, e que completa duas décadas de transmissão em 2022. Observamos e destacamos alguns objetos discursivos de entrevistas realizadas pelo jornalista Milton Jung com mulheres que ocupam cargos importantes no mercado de trabalho. As entrevistadas oscilavam entre a valorização da agência feminina na criação de práticas de liberdade e autonomia, a partir de seus contextos específicos, e a reiteração da individualização de uma carreira bem-sucedida por meio de “técnicas de si” que reproduzem os imperativos da cultura da confiança.
id UFMG_f32f9b8bd15cebb4ea16bd06fd1d40ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/68991
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2024-06-07T19:02:01Z2024-06-07T19:02:01Z202213011281442675-8067http://hdl.handle.net/1843/68991https://orcid.org/0000-0002-1057-8135https://orcid.org/0000-0002-9922-6848https://orcid.org/0000-0002-2253-0374Este artigo parte da abordagem de rádio expandido de Zimmermann (2006) e Kischinhevsky (2016) para discutir gênero e cultura da confiança em um programa de rádio veiculado no dial e em plataformas digitais. Nosso corpus é composto por edições do Mundo Corporativo, veiculado na Rádio CBN, e que completa duas décadas de transmissão em 2022. Observamos e destacamos alguns objetos discursivos de entrevistas realizadas pelo jornalista Milton Jung com mulheres que ocupam cargos importantes no mercado de trabalho. As entrevistadas oscilavam entre a valorização da agência feminina na criação de práticas de liberdade e autonomia, a partir de seus contextos específicos, e a reiteração da individualização de uma carreira bem-sucedida por meio de “técnicas de si” que reproduzem os imperativos da cultura da confiança.This article builds on the expanded radio approach by Zimmermann (2006) and Kischinhevsky (2016) to discuss gender and the confidence culture in a radio program broadcast on dial and digital platforms. Our corpus consists of editions of Mundo Corporativo, aired on Rádio CBN, and which completes two decades of broadcast in 2022. We observe and highlight some discursive objects of interviews carried out by journalist Milton Jung with women who occupy important positions in the labor market. The interviewees oscillated between valuing female agency in the creation of practices of freedom and autonomy, based on their specific contexts, and the reiteration of the individualization of a successful career through “technologies of the self” that reproduce the imperatives of confidence culture.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALRadiofonias – Revista de Estudos em Mídia SonoraRádioConfiançaAutoimagemMulheres - trabalhoRádio corporativoConfiançaTécnicas de siMulheres nas organizaçõesMundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiançaMundo Corporativo on the radio:gender and culture of confidenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6364Sônia Caldas PessoaCamila Maciel Campolina Alves MantovaniÂngela Cristina Salgueiro Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68991/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALMundo Corporativo no rádio_ gênero e cultura da confiança.pdfMundo Corporativo no rádio_ gênero e cultura da confiança.pdfapplication/pdf1642980https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68991/2/Mundo%20Corporativo%20no%20r%c3%a1dio_%20g%c3%aanero%20e%20cultura%20da%20confian%c3%a7a.pdfb911547dd06d2c501c70c78edd82f6d1MD521843/689912024-06-07 16:02:02.787oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-06-07T19:02:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mundo Corporativo on the radio:gender and culture of confidence
title Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
spellingShingle Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
Sônia Caldas Pessoa
Rádio corporativo
Confiança
Técnicas de si
Mulheres nas organizações
Rádio
Confiança
Autoimagem
Mulheres - trabalho
title_short Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
title_full Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
title_fullStr Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
title_full_unstemmed Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
title_sort Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
author Sônia Caldas Pessoa
author_facet Sônia Caldas Pessoa
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Ângela Cristina Salgueiro Marques
author_role author
author2 Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Ângela Cristina Salgueiro Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sônia Caldas Pessoa
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Ângela Cristina Salgueiro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio corporativo
Confiança
Técnicas de si
Mulheres nas organizações
topic Rádio corporativo
Confiança
Técnicas de si
Mulheres nas organizações
Rádio
Confiança
Autoimagem
Mulheres - trabalho
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rádio
Confiança
Autoimagem
Mulheres - trabalho
description Este artigo parte da abordagem de rádio expandido de Zimmermann (2006) e Kischinhevsky (2016) para discutir gênero e cultura da confiança em um programa de rádio veiculado no dial e em plataformas digitais. Nosso corpus é composto por edições do Mundo Corporativo, veiculado na Rádio CBN, e que completa duas décadas de transmissão em 2022. Observamos e destacamos alguns objetos discursivos de entrevistas realizadas pelo jornalista Milton Jung com mulheres que ocupam cargos importantes no mercado de trabalho. As entrevistadas oscilavam entre a valorização da agência feminina na criação de práticas de liberdade e autonomia, a partir de seus contextos específicos, e a reiteração da individualização de uma carreira bem-sucedida por meio de “técnicas de si” que reproduzem os imperativos da cultura da confiança.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-07T19:02:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-07T19:02:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/68991
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2675-8067
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1057-8135
https://orcid.org/0000-0002-9922-6848
https://orcid.org/0000-0002-2253-0374
identifier_str_mv 2675-8067
url http://hdl.handle.net/1843/68991
https://orcid.org/0000-0002-1057-8135
https://orcid.org/0000-0002-9922-6848
https://orcid.org/0000-0002-2253-0374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68991/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68991/2/Mundo%20Corporativo%20no%20r%c3%a1dio_%20g%c3%aanero%20e%20cultura%20da%20confian%c3%a7a.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
b911547dd06d2c501c70c78edd82f6d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589415146094592