O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauro Arruda Villas Boas Filho
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7
Resumo: Procurou-se estudar o papel do currículo na formação do administrador ao longo da criação das escolas de administração, inicialmente nos Estados Unidos e, a seguir, no Brasil, tendo como marco a Escola de Administração de São Paulo (EASESP), entidadepioneira entre nós, criada sob o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Deu-se especial atenção à percepção dos professores e alunos do Curso de Administração da UFES sobre o papel que os currículos exercem na formação ideológica do futuro administrador. Na prática institucional, observou-se que professores e egressos têm uma percepção conservadora e tradicional sobre o currículo, principalmente por desconhecerem outras perspectivas teóricas oferecidas por esse campo de estudo, presos que estão a uma ideologia educacional que privilegia o ensino da administração somente na defesa dos interesses do capital.
id UFMG_f37054da9a4172f2ebc4e2d19ace47f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BFHS7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Coutinho GarciaMaria Laetitia CorreaGelson Silva JunquilhoMauro Arruda Villas Boas Filho2019-08-11T22:14:28Z2019-08-11T22:14:28Z2001-06-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7Procurou-se estudar o papel do currículo na formação do administrador ao longo da criação das escolas de administração, inicialmente nos Estados Unidos e, a seguir, no Brasil, tendo como marco a Escola de Administração de São Paulo (EASESP), entidadepioneira entre nós, criada sob o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Deu-se especial atenção à percepção dos professores e alunos do Curso de Administração da UFES sobre o papel que os currículos exercem na formação ideológica do futuro administrador. Na prática institucional, observou-se que professores e egressos têm uma percepção conservadora e tradicional sobre o currículo, principalmente por desconhecerem outras perspectivas teóricas oferecidas por esse campo de estudo, presos que estão a uma ideologia educacional que privilegia o ensino da administração somente na defesa dos interesses do capital.The objective of this work is to study the role of the curriculum in theadministrator formation through the period of creation of Business Administration School, initially in the United States of America and, following, in Brazil, having as a landmark the Business Administration School of São Paulo (EASESP), a pioneer among us, created under the sponsorship of Getúlio Vargas Foundation (FGV). A special attention was given to the perception of teachers and students of Business Administration School at Federal University of Espírito Santo (UFES) about the role of the curriculae on the ideological formation of the future administration. In the institutional practice, it was observed that teachaers and studentes have a common conservative and mainly for not knowing other theoretical perspectives offered by this field of study, since they are so attached to educational ideology that favours the teaching of business only for the proctetion of capital interests.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministradores Formação profissionalAdministraçãoAdministraçãoO papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mauro_arruda_villas_b_as_filho.pdfapplication/pdf402421https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BFHS7/1/disserta__o_mauro_arruda_villas_b_as_filho.pdf3b597ae8ac45e768933425c60689e645MD511843/BUBD-9BFHS72019-08-11 19:14:28.392oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BFHS7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T22:14:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
title O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
spellingShingle O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Mauro Arruda Villas Boas Filho
Administração
Administradores Formação profissional
Administração
title_short O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
title_full O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
title_fullStr O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
title_full_unstemmed O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
title_sort O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
author Mauro Arruda Villas Boas Filho
author_facet Mauro Arruda Villas Boas Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Coutinho Garcia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Laetitia Correa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gelson Silva Junquilho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauro Arruda Villas Boas Filho
contributor_str_mv Fernando Coutinho Garcia
Maria Laetitia Correa
Gelson Silva Junquilho
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
Administradores Formação profissional
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administradores Formação profissional
Administração
description Procurou-se estudar o papel do currículo na formação do administrador ao longo da criação das escolas de administração, inicialmente nos Estados Unidos e, a seguir, no Brasil, tendo como marco a Escola de Administração de São Paulo (EASESP), entidadepioneira entre nós, criada sob o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Deu-se especial atenção à percepção dos professores e alunos do Curso de Administração da UFES sobre o papel que os currículos exercem na formação ideológica do futuro administrador. Na prática institucional, observou-se que professores e egressos têm uma percepção conservadora e tradicional sobre o currículo, principalmente por desconhecerem outras perspectivas teóricas oferecidas por esse campo de estudo, presos que estão a uma ideologia educacional que privilegia o ensino da administração somente na defesa dos interesses do capital.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T22:14:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T22:14:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BFHS7/1/disserta__o_mauro_arruda_villas_b_as_filho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b597ae8ac45e768933425c60689e645
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589452095815680