O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7 |
Resumo: | Procurou-se estudar o papel do currículo na formação do administrador ao longo da criação das escolas de administração, inicialmente nos Estados Unidos e, a seguir, no Brasil, tendo como marco a Escola de Administração de São Paulo (EASESP), entidadepioneira entre nós, criada sob o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Deu-se especial atenção à percepção dos professores e alunos do Curso de Administração da UFES sobre o papel que os currículos exercem na formação ideológica do futuro administrador. Na prática institucional, observou-se que professores e egressos têm uma percepção conservadora e tradicional sobre o currículo, principalmente por desconhecerem outras perspectivas teóricas oferecidas por esse campo de estudo, presos que estão a uma ideologia educacional que privilegia o ensino da administração somente na defesa dos interesses do capital. |
id |
UFMG_f37054da9a4172f2ebc4e2d19ace47f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BFHS7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando Coutinho GarciaMaria Laetitia CorreaGelson Silva JunquilhoMauro Arruda Villas Boas Filho2019-08-11T22:14:28Z2019-08-11T22:14:28Z2001-06-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7Procurou-se estudar o papel do currículo na formação do administrador ao longo da criação das escolas de administração, inicialmente nos Estados Unidos e, a seguir, no Brasil, tendo como marco a Escola de Administração de São Paulo (EASESP), entidadepioneira entre nós, criada sob o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Deu-se especial atenção à percepção dos professores e alunos do Curso de Administração da UFES sobre o papel que os currículos exercem na formação ideológica do futuro administrador. Na prática institucional, observou-se que professores e egressos têm uma percepção conservadora e tradicional sobre o currículo, principalmente por desconhecerem outras perspectivas teóricas oferecidas por esse campo de estudo, presos que estão a uma ideologia educacional que privilegia o ensino da administração somente na defesa dos interesses do capital.The objective of this work is to study the role of the curriculum in theadministrator formation through the period of creation of Business Administration School, initially in the United States of America and, following, in Brazil, having as a landmark the Business Administration School of São Paulo (EASESP), a pioneer among us, created under the sponsorship of Getúlio Vargas Foundation (FGV). A special attention was given to the perception of teachers and students of Business Administration School at Federal University of Espírito Santo (UFES) about the role of the curriculae on the ideological formation of the future administration. In the institutional practice, it was observed that teachaers and studentes have a common conservative and mainly for not knowing other theoretical perspectives offered by this field of study, since they are so attached to educational ideology that favours the teaching of business only for the proctetion of capital interests.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministradores Formação profissionalAdministraçãoAdministraçãoO papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mauro_arruda_villas_b_as_filho.pdfapplication/pdf402421https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BFHS7/1/disserta__o_mauro_arruda_villas_b_as_filho.pdf3b597ae8ac45e768933425c60689e645MD511843/BUBD-9BFHS72019-08-11 19:14:28.392oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BFHS7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T22:14:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
title |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
spellingShingle |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Mauro Arruda Villas Boas Filho Administração Administradores Formação profissional Administração |
title_short |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
title_full |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
title_fullStr |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
title_full_unstemmed |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
title_sort |
O papel do currículo na formação do administrador de empresas: o caso do curso de Administração de empresas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
author |
Mauro Arruda Villas Boas Filho |
author_facet |
Mauro Arruda Villas Boas Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Coutinho Garcia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Laetitia Correa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gelson Silva Junquilho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauro Arruda Villas Boas Filho |
contributor_str_mv |
Fernando Coutinho Garcia Maria Laetitia Correa Gelson Silva Junquilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Administradores Formação profissional Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administradores Formação profissional Administração |
description |
Procurou-se estudar o papel do currículo na formação do administrador ao longo da criação das escolas de administração, inicialmente nos Estados Unidos e, a seguir, no Brasil, tendo como marco a Escola de Administração de São Paulo (EASESP), entidadepioneira entre nós, criada sob o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Deu-se especial atenção à percepção dos professores e alunos do Curso de Administração da UFES sobre o papel que os currículos exercem na formação ideológica do futuro administrador. Na prática institucional, observou-se que professores e egressos têm uma percepção conservadora e tradicional sobre o currículo, principalmente por desconhecerem outras perspectivas teóricas oferecidas por esse campo de estudo, presos que estão a uma ideologia educacional que privilegia o ensino da administração somente na defesa dos interesses do capital. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T22:14:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T22:14:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFHS7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BFHS7/1/disserta__o_mauro_arruda_villas_b_as_filho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b597ae8ac45e768933425c60689e645 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589452095815680 |