Proposta de expressão escrita nos livros didáticos do PNLD 2012 e 2015: O que mudou?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNF86 |
Resumo: | Esta dissertação analisa as propostas de escrita presentes nos livros didáticos de Língua Espanhola aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012 e 2015, ambos destinados ao Ensino Médio. Realizou-se uma análise comparativa, de caráter quantitativo e qualitativo das atividades de escrita, a fim de verificar as modificações ocorridas e se estas poderiam ser consideradas um avanço no trabalho de produção escrita, considerando-se os requisitos estabelecidos pelo critério do Edital que contempla tal habilidade. Essa comprovação seria possível ao concluir-se que as coleções aprovadas em 2015 atendem de modo mais específico os requisitos estabelecidos pelo Edital e propõem um trabalho de escrita baseado em gêneros discursivos, possibilitando, nesse caso, que a diversidade de gêneros para a produção se amplie. Além de ter como referência os Editais dos referidos anos, trabalhou-se a perspectiva de gênero discursivo (BAKHTIN, 2015 [1953-1953/1979], diferenciando-a de gênero textual (ROJO, 2005), discutiu-se a importância do ensino da escrita a partir de um viés discursivo (ROJO, 2005, 2008, 2015; ANTUNES, 2009) e evidenciou-se o papel da escrita no ensino de línguas estrangeiras (VARGENS; FREITAS, 2010). A LDB (BRASIL,1996), os PCN-EF (BRASIL, 1998)¿ os PCN-EM (2000) e as OCEM (BRASIL, 2006), também guiaram esta pesquisa. O método misto sequencial (CRESWELL, 2007) foi utilizado com as seguintes fases: 1) análise quantitativa de todas as propostas de escrita presentes nas coleções analisadas; 2) identificação da proposta de cada coleção que cumpre mais requisitos do edital, do critério relacionado à habilidade de escrita; 3) análise qualitativa das propostas. Os resultados mostram que houve, sim, um avanço nas propostas de escrita, com um maior número de atividades nas obras aprovadas pelo PNLD 2015 que determinam o gênero a ser escrito e os parâmetros comunicativos (para quem e com que objetivos), além da contextualização da produção e das etapas de revisão e reescrita. No entanto, houve um menor número de propostas que determinaram o papel que o aluno deve assumir ao escrever o texto. Além disso, constatou-se que houve uma maior diversidade de gêneros a serem explorados, permitindo a ampliação de seu repertório por parte do aluno. Apesar disso, é possível perceber que as propostas ainda são guiadas pelo tópico gramatical abordado na unidade, o que contraria o trabalho a partir da perspectiva dos gêneros discursivos. |
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Elzimar Goettenauer de Marins CostaLuciana Maria Almeida de FreitasDelaine Cafiero BicalhoThayane Silva Campos2019-08-12T10:43:01Z2019-08-12T10:43:01Z2016-12-14http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNF86Esta dissertação analisa as propostas de escrita presentes nos livros didáticos de Língua Espanhola aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012 e 2015, ambos destinados ao Ensino Médio. Realizou-se uma análise comparativa, de caráter quantitativo e qualitativo das atividades de escrita, a fim de verificar as modificações ocorridas e se estas poderiam ser consideradas um avanço no trabalho de produção escrita, considerando-se os requisitos estabelecidos pelo critério do Edital que contempla tal habilidade. Essa comprovação seria possível ao concluir-se que as coleções aprovadas em 2015 atendem de modo mais específico os requisitos estabelecidos pelo Edital e propõem um trabalho de escrita baseado em gêneros discursivos, possibilitando, nesse caso, que a diversidade de gêneros para a produção se amplie. Além de ter como referência os Editais dos referidos anos, trabalhou-se a perspectiva de gênero discursivo (BAKHTIN, 2015 [1953-1953/1979], diferenciando-a de gênero textual (ROJO, 2005), discutiu-se a importância do ensino da escrita a partir de um viés discursivo (ROJO, 2005, 2008, 2015; ANTUNES, 2009) e evidenciou-se o papel da escrita no ensino de línguas estrangeiras (VARGENS; FREITAS, 2010). A LDB (BRASIL,1996), os PCN-EF (BRASIL, 1998)¿ os PCN-EM (2000) e as OCEM (BRASIL, 2006), também guiaram esta pesquisa. O método misto sequencial (CRESWELL, 2007) foi utilizado com as seguintes fases: 1) análise quantitativa de todas as propostas de escrita presentes nas coleções analisadas; 2) identificação da proposta de cada coleção que cumpre mais requisitos do edital, do critério relacionado à habilidade de escrita; 3) análise qualitativa das propostas. Os resultados mostram que houve, sim, um avanço nas propostas de escrita, com um maior número de atividades nas obras aprovadas pelo PNLD 2015 que determinam o gênero a ser escrito e os parâmetros comunicativos (para quem e com que objetivos), além da contextualização da produção e das etapas de revisão e reescrita. No entanto, houve um menor número de propostas que determinaram o papel que o aluno deve assumir ao escrever o texto. Além disso, constatou-se que houve uma maior diversidade de gêneros a serem explorados, permitindo a ampliação de seu repertório por parte do aluno. Apesar disso, é possível perceber que as propostas ainda são guiadas pelo tópico gramatical abordado na unidade, o que contraria o trabalho a partir da perspectiva dos gêneros discursivos.This paper analyses the writing activities proposed in the Spanish Language textbooksapproved by the National Textbook Program (PNLD), in the years of 2012 and 2015. Acomparative analysis, both qualitative and quantitative, of the written activities wasperformed, aiming at determining the changes between the editions and verifying whetherthese changes can be considered an advance in the written production activities, consideringthe requisites established by the Public Notice encompassing such skill. This verificationwould be possible if the conclusion that the collections approved in 2015 met the criteriaestablished in the Public Notice, as well as the proposed written works based on discursivegenres, was reached, therefore enabling the written genre diversity to increase. Besides havingthe Public Notices as references, the discursive genre perspective (BAKHTIN, 2015 [1953-1953/1979]) was also analyzed, differentiating it from the text genre (ROJO, 2005) theimportance of teaching writing from a discursive perspective was discussed (ROJO, 2005,2008, 2015 ANTUNES, 2009) and the role of the written activities in the foreign languagelearning process was highlighted (VARGENS FREITAS, 2010). The LDB (BRASIL, 1996),PCN-EF (BRASIL, 1998), PCN-EM (2000) and OCEM (BRASIL, 2006), also guided thisresearch. The sequential mixed method (CRESWELL, 2007) was used with the followingphases: 1) quantitative analysis of all written proposals present in the collections 2)identification of each collections proposal which best meet the requisites related to thewritten skills 3) qualitative analyses of the proposals. The results show that there was anadvance in the written activities proposed, with a larger number of activities present in thePNLD 2015 approved works, which also determine the genre and communication parameters(to whom and with which goals) of the text, as well as the contextualization of the productionand the stages of review and re-write. However, there was a fewer number of proposals whichdetermined the role the student must take when writing the text. Besides, a larger diversity ofgenres were explored, allowing the expansion of the students repertoire. However, it can benoticed that the proposals are still guided by the grammar topic addressed within the unit,which contradicts the discursive genre perspective.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos AvaliaçãoAquisição da segunda linguagemEscritaLíngua espanhola Estudo e ensinoGêneros discursivosGênero DiscursivoLivro DidáticoPropostas de EscritaProposta de expressão escrita nos livros didáticos do PNLD 2012 e 2015: O que mudou?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_thayane_silva_campos.pdfapplication/pdf3388756https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHNF86/1/disserta__o_thayane_silva_campos.pdf8e21f425cd8424d95439a5777941dfc2MD51TEXTdisserta__o_thayane_silva_campos.pdf.txtdisserta__o_thayane_silva_campos.pdf.txtExtracted texttext/plain342429https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHNF86/2/disserta__o_thayane_silva_campos.pdf.txt4a1eb0fa8d0bb822c8031a369603a9e5MD521843/RMSA-AHNF862019-11-14 17:33:11.656oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-AHNF86Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:33:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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