Impacto de diferentes metodos de ensino no desempenho tatico-tecnico no badminton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Layla Maria Campos Aburachid
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6UXQ
Resumo: O estudo teve como base promover a area da pedagogia do esporte,buscando sustentacao academico-cientifica a procedimentos de ensinoaprendizagem. Seu objetivo foi investigar o impacto de tres metodos de ensino no desempenho tatico-tecnico de jogadores iniciantes no badminton. A pesquisa se desenvolveu em tres fases e cada uma delas correspondeu aos objetivos especificos propostos, assim delimitados: na fase um, tres metodos de ensino foram caracterizados apos 17 sessoes de aulas a partir da observacao sistematica da complexidade estrutural das atividades e das tarefas. Os jogadores iniciantes de badminton, em um total de 64 participantes (15,1 }0,64), dividiram-se em quatro grupos de 16 sujeitos que receberam intervencao utilizando-se metodos de ensino diferentes, alem da subdivisao estratificada por sexo: metodo tecnico (GE1), método tatico (GE2), metodo integrativo (GE3) e grupo controle (GC). Na fase dois, por meio da aplicacao de quatro instrumentos determinou-se o impacto dos metodos de ensino no desempenho tatico-tecnico dos sujeitos, considerando o tempo e o sexo. Na fase tres, o nivel de motivacao para a pratica foi avaliado durante a aplicacao das intervencoes, levando-se em consideracao os metodos de ensino e os momentos de aplicacao do instrumento. Os resultados da categorizacao confirmam os metodos de ensino empregados aos grupos experimentais. O metodo centrado na técnica apresentou, apenas para o sexo masculino, resultados de baixo impacto (ç2 parcial 0, 184) para as variaveis taticas conhecimento tatico declarativo e performance no jogo (ç2 parcial 0, 239). Para as variaveis tecnicas os resultados foram semelhantes para o indice de execucao da habilidade (ç2 parcial 0,241), sem diferenças significativas para o nivel de motivacao. Os metodos centrados na tática apresentaram, para variaveis taticas um grande impacto no indice de tomada de decisao para o sexo masculino (metodo integrativo ç2 parcial 0,386 e metodo tático ç2 parcial 0,426) e medio impacto para o sexo feminino apenas no metodo tático (ç2 parcial 0,274). Para ambos os metodos (integrativo e tatico) e apenas para osexo feminino a performance de jogo apresentou pequeno impacto (ç2 parcial 0,165; 0,220). Em relacao as variaveis tecnicas os sujeitos do sexo masculino do método integrativo apresentaram pequeno impacto na evolucao do saque (ç2 parcial 0,212). No clear, para o sexo masculino, encontrou-se medio impacto em funcao da intervencao para o metodo tatico (ç2 parcial 0,355) e grande impacto para o método integrativo (ç2 parcial 0,398). O nivel de motivacao extrinseca geral obteve pequeno impacto para o sexo masculino do metodo integrativo (ç2 parcial 0,241). A influencia do nivel de motivacao intrinseca e extrinseca dos alunos do grupo do método integrativo sobre o efeito da evolucao da tecnica e da tatica foi explicado em 55% de variancia (p=0,001) e 40% de variancia (p=0,008), respectivamente. Conclui-se que neste estudo, para as meninas, o metodo de ensino mais recomendado e o tatico e para os meninos o metodo integrativo. Os ganhos em aprendizagem do método integrativo foram superiores em quantidade de variaveis atingidas tanto táticas quanto tecnicas e com impactos de medio a alto.
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Os jogadores iniciantes de badminton, em um total de 64 participantes (15,1 }0,64), dividiram-se em quatro grupos de 16 sujeitos que receberam intervencao utilizando-se metodos de ensino diferentes, alem da subdivisao estratificada por sexo: metodo tecnico (GE1), método tatico (GE2), metodo integrativo (GE3) e grupo controle (GC). Na fase dois, por meio da aplicacao de quatro instrumentos determinou-se o impacto dos metodos de ensino no desempenho tatico-tecnico dos sujeitos, considerando o tempo e o sexo. Na fase tres, o nivel de motivacao para a pratica foi avaliado durante a aplicacao das intervencoes, levando-se em consideracao os metodos de ensino e os momentos de aplicacao do instrumento. Os resultados da categorizacao confirmam os metodos de ensino empregados aos grupos experimentais. O metodo centrado na técnica apresentou, apenas para o sexo masculino, resultados de baixo impacto (ç2 parcial 0, 184) para as variaveis taticas conhecimento tatico declarativo e performance no jogo (ç2 parcial 0, 239). Para as variaveis tecnicas os resultados foram semelhantes para o indice de execucao da habilidade (ç2 parcial 0,241), sem diferenças significativas para o nivel de motivacao. Os metodos centrados na tática apresentaram, para variaveis taticas um grande impacto no indice de tomada de decisao para o sexo masculino (metodo integrativo ç2 parcial 0,386 e metodo tático ç2 parcial 0,426) e medio impacto para o sexo feminino apenas no metodo tático (ç2 parcial 0,274). Para ambos os metodos (integrativo e tatico) e apenas para osexo feminino a performance de jogo apresentou pequeno impacto (ç2 parcial 0,165; 0,220). Em relacao as variaveis tecnicas os sujeitos do sexo masculino do método integrativo apresentaram pequeno impacto na evolucao do saque (ç2 parcial 0,212). No clear, para o sexo masculino, encontrou-se medio impacto em funcao da intervencao para o metodo tatico (ç2 parcial 0,355) e grande impacto para o método integrativo (ç2 parcial 0,398). O nivel de motivacao extrinseca geral obteve pequeno impacto para o sexo masculino do metodo integrativo (ç2 parcial 0,241). A influencia do nivel de motivacao intrinseca e extrinseca dos alunos do grupo do método integrativo sobre o efeito da evolucao da tecnica e da tatica foi explicado em 55% de variancia (p=0,001) e 40% de variancia (p=0,008), respectivamente. Conclui-se que neste estudo, para as meninas, o metodo de ensino mais recomendado e o tatico e para os meninos o metodo integrativo. Os ganhos em aprendizagem do método integrativo foram superiores em quantidade de variaveis atingidas tanto táticas quanto tecnicas e com impactos de medio a alto.This study was based to promote the sport pedagogy area searching for academicscientific support to proceeding to teaching and learning. It ain was to analyze the impact of three teaching methods in tactical and technical performance of badminton beginners. The research was developed in three phases, each of which corresponds to the proposed specific objectives so defined: in phase one, three teaching methodswere characterized after 17 sessions of lessons from the systematic observation of the structural and tasks complexity of activities. The badminton beginners in a total of 64 subjects (15.1 } 0.64) were divided into four groups of 16 participants who received intervention using different teaching methods, besides the subdivision stratified by sex: technical teaching method (GE1), tactical teaching method (GE2),integrative teaching method (GE3) and control group (CG). In phase two, where determined the impact of teaching methods at the tactical and technical performance of the subjects, considering time and sex, through the application of four tests. In step three, the practice motivation level was evaluated during the implementation of interventions, taking into account the teaching methods and the evaluation times. The results of categorization confirmed the teaching methods employed to experimental groups. The method focuses on technique presented for tactical variables small impact results for declarative tactical knowledge (2 partial 0, 184) and game performance (2 partial 0, 239) only for boys. For technical variables the results were similar to the skill execution index (2 partial 0,241), without significant differences in the motivation level. The methods focused on tactical presented for tactical variables a large impact in the decision making index for boys (integrative teaching method 2 partial 0,386 and tactical teaching method 2 partial 0,426) andmiddle impact for girls only at the tactical teaching method (2 partial 0,274). For both tactical methods (integrative e tactical teaching methods) game performance had small impact (2 partial 0,165; 0,220) only for girls. Regarding technical variables the boys from integrative teaching method presented small impact on the service evolution (2 partial 0,212). Concerns to boy`s clear, where found middle impact supported by intervention for the tactical teaching methods (2 partial 0,355) and big impact for the integrative teaching methods (2 partial 0,398) intervention. The general extrinsic motivation level achieved small impact for boys at the integrative method (2 partial 0,241). The influence of the intrinsic and extrinsic motivation level of participants in the integrative teaching method on the technical and tactical evolution effects explained 55% of variance (p=0.001) and 40% of variance (p=0.008), respectively. In conclusion, for girls the most recommended teaching method is the tactical and for boys integrative teaching method. The learning gains in the integrative teaching method were superior in number of variables affected bothtactics and techniques as with middle to high impacts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEsportesBadminton (jogo) Treinamento técnicoBadminton (jogo) Estudo e ensinoBadminton (Jogo)tatico-tecnicoMetodos de ensinoPedagogia do esporteBadmintonDesempenhoImpacto de diferentes metodos de ensino no desempenho tatico-tecnico no badmintoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final.pdfapplication/pdf2707232https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6UXQ/1/tese_final.pdf3c2437f3f858affff74f860759969fb3MD51TEXTtese_final.pdf.txttese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain399976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6UXQ/2/tese_final.pdf.txt83e62340f70051283328295a0e93be86MD521843/EEFF-BB6UXQ2019-11-14 21:20:05.078oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6UXQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:20:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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