Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904 http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808 |
Resumo: | O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles. |
id |
UNB_740282ebe89bba510ad2180a1fc00e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/30904 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pires, Maria Isabel Edom2018-01-04T19:15:43Z2018-01-04T19:15:43Z2017-06PIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.The article aims to discuss the presence of painting and photography in the construction of the character Ida of the short story “A prece” by Samuel Rawet. We ask about the meaning of the use of various resources of painting, notably the allusions to Cubism and Expressionism, to narrate the story of the Jewish immigrant. It is questioned why she is seen and shown in a sectioned and deformed form. Based on the theories of translation and transposition between arts (Moser, Clüver, Louvel), we point to some meanings from one art to another, understanding the subject of immigration as the catalyst for many of them.EDIPUCRSLetras de Hoje - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessOlhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel RawetFractionated look and expressionist face : the construction of the character in Samuel Rawetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArtes plásticasMigraçãoRawet, Samuel, 1929-1984porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdfapplication/pdf364834http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30904/1/ARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdf9c4ecbc7667f67a1c3de81d6c5306980MD51open access10482/309042023-05-31 21:34:22.612open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30904Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:34:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet |
dc.title.other.none.fl_str_mv |
Fractionated look and expressionist face : the construction of the character in Samuel Rawet |
title |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet |
spellingShingle |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet Pires, Maria Isabel Edom Artes plásticas Migração Rawet, Samuel, 1929-1984 |
title_short |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet |
title_full |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet |
title_fullStr |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet |
title_full_unstemmed |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet |
title_sort |
Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet |
author |
Pires, Maria Isabel Edom |
author_facet |
Pires, Maria Isabel Edom |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Maria Isabel Edom |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Artes plásticas Migração |
topic |
Artes plásticas Migração Rawet, Samuel, 1929-1984 |
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv |
Rawet, Samuel, 1929-1984 |
description |
O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-04T19:15:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-04T19:15:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808 |
identifier_str_mv |
PIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904 http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30904/1/ARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c4ecbc7667f67a1c3de81d6c5306980 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405365741027328 |