Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Isabel Edom
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904
http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808
Resumo: O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.
id UNB_740282ebe89bba510ad2180a1fc00e5c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30904
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pires, Maria Isabel Edom2018-01-04T19:15:43Z2018-01-04T19:15:43Z2017-06PIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.The article aims to discuss the presence of painting and photography in the construction of the character Ida of the short story “A prece” by Samuel Rawet. We ask about the meaning of the use of various resources of painting, notably the allusions to Cubism and Expressionism, to narrate the story of the Jewish immigrant. It is questioned why she is seen and shown in a sectioned and deformed form. Based on the theories of translation and transposition between arts (Moser, Clüver, Louvel), we point to some meanings from one art to another, understanding the subject of immigration as the catalyst for many of them.EDIPUCRSLetras de Hoje - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessOlhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel RawetFractionated look and expressionist face : the construction of the character in Samuel Rawetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArtes plásticasMigraçãoRawet, Samuel, 1929-1984porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdfapplication/pdf364834http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30904/1/ARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdf9c4ecbc7667f67a1c3de81d6c5306980MD51open access10482/309042023-05-31 21:34:22.612open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30904Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:34:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
dc.title.other.none.fl_str_mv Fractionated look and expressionist face : the construction of the character in Samuel Rawet
title Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
spellingShingle Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
Pires, Maria Isabel Edom
Artes plásticas
Migração
Rawet, Samuel, 1929-1984
title_short Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
title_full Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
title_fullStr Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
title_full_unstemmed Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
title_sort Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
author Pires, Maria Isabel Edom
author_facet Pires, Maria Isabel Edom
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Isabel Edom
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Artes plásticas
Migração
topic Artes plásticas
Migração
Rawet, Samuel, 1929-1984
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv Rawet, Samuel, 1929-1984
description O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808
identifier_str_mv PIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904
http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIPUCRS
publisher.none.fl_str_mv EDIPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30904/1/ARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c4ecbc7667f67a1c3de81d6c5306980
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405365741027328