Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sania Maria Campos
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86XNFW
Resumo: este trabalho teve origem na discussão sobre as relações entre a experiência na Escola e o mundo do trabalho. Inicialmente buscávamos refletir que marcas deixa na vida dos operários, sua passagem pela Escola.Com o avanço desta reflexão e da pesquisa sobre o tema, deslocamos o foco de nossa análise. Apesar de algumas referências sobre a cida no trabalho, inicialmente partimos da análise do sistema escolar. No desenvolvimento do trabalho, para compreender o processo educativo dos trabalhadores, optamos por fazer uma análise da vida cotidiana no mundo da produção. Está presente nas fábricas um projeto educativo com a estruturação de mecanismos para educar os "bons trabalhadores", dominando seu tmepo, seu espaço, seus desejos e motivações para adequá-los à produção. O objetivo deste estudo foi entender mais profundamente o processo educativo que se desenvolve na fábrica, estruturado nas políticas organizacionais. Para isto, analisamos as relações que se estabelecem no interior da indústria, as estratégias de disciplinamento da força de trabalho e de controle do processo produtivo. Investigamos o processo e a organização do trabalho em algumas empresas multinacionais dos setores eletromecânico e metalúrgico presentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, buscando compreender a estrutura organizacional e as relações estabelecidas em seu interior. Tomamos como referência, as práticas administrativo-organizacionais das empresas multinacionais no setor da indústria metalúrgica e no ramo de bens de consumo duráveis e bens de capital-mecânica, material de transporte, material eletrico e componentes, da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Isto se justifica pelo seguinte: Na primeira parte do nosso trabalho, buscamos situar o contexto mais geral, caracterizando as organizações industriais e a população trabalhadora que se encontram nesta região. Discutimos o processo de industrialização acelerada, gerador de condições econômicas e sociais necessárias para a formação de uma nova classe trabalhadora e de novos grupos de empresários na região. O entendimento da estrutura e relações no interior das fábricas não pode estas separado da análise do contexto sócio-econômico e político em que estas se inserem. Por isto procuramos descrever o processo de industrialização e o quadro social de região pesquisada. Na segunda parte, dividida em três capitulos, descrevemos vivências cotidianas e tentamos desvendar as relações que se instauram no interior das fábricas. Discutimos as formas adotadas pelas empresas para admninistrar e organizar o trabalho quadro atual e tendência.
id UFMG_f52602f351011a435684f64e9b4f88f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86XNFW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Miguel Gonzalez ArroyoCarlos Roberto Jamil CuryFernando Coutinho GarciaSania Maria Campos2019-08-10T04:52:36Z2019-08-10T04:52:36Z1989-11-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86XNFWeste trabalho teve origem na discussão sobre as relações entre a experiência na Escola e o mundo do trabalho. Inicialmente buscávamos refletir que marcas deixa na vida dos operários, sua passagem pela Escola.Com o avanço desta reflexão e da pesquisa sobre o tema, deslocamos o foco de nossa análise. Apesar de algumas referências sobre a cida no trabalho, inicialmente partimos da análise do sistema escolar. No desenvolvimento do trabalho, para compreender o processo educativo dos trabalhadores, optamos por fazer uma análise da vida cotidiana no mundo da produção. Está presente nas fábricas um projeto educativo com a estruturação de mecanismos para educar os "bons trabalhadores", dominando seu tmepo, seu espaço, seus desejos e motivações para adequá-los à produção. O objetivo deste estudo foi entender mais profundamente o processo educativo que se desenvolve na fábrica, estruturado nas políticas organizacionais. Para isto, analisamos as relações que se estabelecem no interior da indústria, as estratégias de disciplinamento da força de trabalho e de controle do processo produtivo. Investigamos o processo e a organização do trabalho em algumas empresas multinacionais dos setores eletromecânico e metalúrgico presentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, buscando compreender a estrutura organizacional e as relações estabelecidas em seu interior. Tomamos como referência, as práticas administrativo-organizacionais das empresas multinacionais no setor da indústria metalúrgica e no ramo de bens de consumo duráveis e bens de capital-mecânica, material de transporte, material eletrico e componentes, da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Isto se justifica pelo seguinte: Na primeira parte do nosso trabalho, buscamos situar o contexto mais geral, caracterizando as organizações industriais e a população trabalhadora que se encontram nesta região. Discutimos o processo de industrialização acelerada, gerador de condições econômicas e sociais necessárias para a formação de uma nova classe trabalhadora e de novos grupos de empresários na região. O entendimento da estrutura e relações no interior das fábricas não pode estas separado da análise do contexto sócio-econômico e político em que estas se inserem. Por isto procuramos descrever o processo de industrialização e o quadro social de região pesquisada. Na segunda parte, dividida em três capitulos, descrevemos vivências cotidianas e tentamos desvendar as relações que se instauram no interior das fábricas. Discutimos as formas adotadas pelas empresas para admninistrar e organizar o trabalho quadro atual e tendência.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação para o trabalhoTrabalhadores EducaçãoSociologia educacionalMetalurgicos Minas Gerais EducaçãoEducação Aspectos sociaisExperiência na escolaO mundo do trabalhoProcesso educativo dos trabalhadoresControle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000141.pdfapplication/pdf14644111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86XNFW/1/1000000141.pdfa2e186a61043762131b5c54795d1514dMD51TEXT1000000141.pdf.txt1000000141.pdf.txtExtracted texttext/plain188https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86XNFW/2/1000000141.pdf.txteea389fc30729cf801b6802ec48599acMD521843/FAEC-86XNFW2019-11-14 07:43:03.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86XNFWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:43:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
title Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
spellingShingle Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
Sania Maria Campos
Experiência na escola
O mundo do trabalho
Processo educativo dos trabalhadores
Educação para o trabalho
Trabalhadores Educação
Sociologia educacional
Metalurgicos Minas Gerais Educação
Educação Aspectos sociais
title_short Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
title_full Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
title_fullStr Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
title_sort Controle e integração dos trabalhadores no cotidiano fabril: estudo para o setor eletro-mecânico e metalúrgico da região metropolitana de Belo Horizonte
author Sania Maria Campos
author_facet Sania Maria Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel Gonzalez Arroyo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Roberto Jamil Cury
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Coutinho Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sania Maria Campos
contributor_str_mv Miguel Gonzalez Arroyo
Carlos Roberto Jamil Cury
Fernando Coutinho Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência na escola
O mundo do trabalho
Processo educativo dos trabalhadores
topic Experiência na escola
O mundo do trabalho
Processo educativo dos trabalhadores
Educação para o trabalho
Trabalhadores Educação
Sociologia educacional
Metalurgicos Minas Gerais Educação
Educação Aspectos sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação para o trabalho
Trabalhadores Educação
Sociologia educacional
Metalurgicos Minas Gerais Educação
Educação Aspectos sociais
description este trabalho teve origem na discussão sobre as relações entre a experiência na Escola e o mundo do trabalho. Inicialmente buscávamos refletir que marcas deixa na vida dos operários, sua passagem pela Escola.Com o avanço desta reflexão e da pesquisa sobre o tema, deslocamos o foco de nossa análise. Apesar de algumas referências sobre a cida no trabalho, inicialmente partimos da análise do sistema escolar. No desenvolvimento do trabalho, para compreender o processo educativo dos trabalhadores, optamos por fazer uma análise da vida cotidiana no mundo da produção. Está presente nas fábricas um projeto educativo com a estruturação de mecanismos para educar os "bons trabalhadores", dominando seu tmepo, seu espaço, seus desejos e motivações para adequá-los à produção. O objetivo deste estudo foi entender mais profundamente o processo educativo que se desenvolve na fábrica, estruturado nas políticas organizacionais. Para isto, analisamos as relações que se estabelecem no interior da indústria, as estratégias de disciplinamento da força de trabalho e de controle do processo produtivo. Investigamos o processo e a organização do trabalho em algumas empresas multinacionais dos setores eletromecânico e metalúrgico presentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, buscando compreender a estrutura organizacional e as relações estabelecidas em seu interior. Tomamos como referência, as práticas administrativo-organizacionais das empresas multinacionais no setor da indústria metalúrgica e no ramo de bens de consumo duráveis e bens de capital-mecânica, material de transporte, material eletrico e componentes, da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Isto se justifica pelo seguinte: Na primeira parte do nosso trabalho, buscamos situar o contexto mais geral, caracterizando as organizações industriais e a população trabalhadora que se encontram nesta região. Discutimos o processo de industrialização acelerada, gerador de condições econômicas e sociais necessárias para a formação de uma nova classe trabalhadora e de novos grupos de empresários na região. O entendimento da estrutura e relações no interior das fábricas não pode estas separado da análise do contexto sócio-econômico e político em que estas se inserem. Por isto procuramos descrever o processo de industrialização e o quadro social de região pesquisada. Na segunda parte, dividida em três capitulos, descrevemos vivências cotidianas e tentamos desvendar as relações que se instauram no interior das fábricas. Discutimos as formas adotadas pelas empresas para admninistrar e organizar o trabalho quadro atual e tendência.
publishDate 1989
dc.date.issued.fl_str_mv 1989-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T04:52:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T04:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86XNFW
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86XNFW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86XNFW/1/1000000141.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86XNFW/2/1000000141.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2e186a61043762131b5c54795d1514d
eea389fc30729cf801b6802ec48599ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589232085696512