Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Judice de Andrade
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KHTV
Resumo: Mesmo reconhecendo que a escola assume várias funções perante a sociedade, é natural optar por alguns indicadores específicos quando se deseja avaliar um sistema educacional, em especial, indicadores ligados ao ensino de competências cognitivas. Iniciativas como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são exemplos de esforços para se medir o desempenho cognitivo dos alunos. Esse desempenho, medido pela proficiência do aluno em testes padronizados, é fruto de suas opções pessoais, de seus antecedentes sociodemográficos, da estrutura e valores de sua família e da sociedade em que vive e, finalmente, da escola em que estuda. Assim, ao se avaliar um sistema de ensino, deve-se, antes de tudo, ser capaz de identificar o impacto de cada um desses fatores sobre o desempenho dos alunos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a qualidade e a eqüidade do sistema de educação básica brasileiro, a partir das informações obtidas ao longo de cinco ciclos do SAEB. Propõe-se um cálculo integrado e simultâneo do nível socioeconômico de cada aluno que compõe essa base; uma medida do efeito da escola sobre o desempenho cognitivo de seus alunos; uma análise do impacto da dependência administrativa, se pública ou privada, e, finalmente, um estudo sobre a influência da cor/raça do aluno. O estudo empírico usa os dados do SAEB, referentes aos ciclos de 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003; da 4a e da 8a séries do ensino fundamental e da 3a série do ensino médio, tanto em Matemática como em Língua Portuguesa. Chama-se a atenção para o fato de que analisar a presença de um fenômeno em uma base de dados é bem mais frágil do que examinar a continuidade desse fenômeno em 30 bases diferentes, sendo esse o principal diferencial deste trabalho. No entanto, como existem muitos determinantes, os efeitos supracitados só podem ser isolados e medidos com o auxílio de modelos estatísticos que controlam a influência dos outros fatores, e, para isso, neste trabalho serão usados os modelos hierárquicos de regressão. Os resultados mostram o quão segmentado é o sistema de educação básica brasileiro, bem como a influência do nível socioeconômico no desempenho dos alunos; mostram a existência de escolas com efeito diferenciado e que, portanto, detêm informações sobre a gestão pedagógica de seus recursos humanos e físicos, que, se usados em um número maior de escolas, podem melhorar o sistema brasileiro de educação básica; mostram, também, que a rede pública e a rede privada atendem a um alunado completamente distinto, mas, mesmo depois do controle pelas variáveis 15 contextuais, a rede privada ainda se mostra melhor que a pública, tanto na qualidade quanto na eqüidade; e, por último, os resultados indicam a perversidade do sistema com os alunos que se autodeclaram pretos, e a inconsistência, do ponto de vista dos resultados educacionais, de se agrupar pretos e pardos em uma categoria única denominada negros.
id UFMG_f6424af9b30cd8df5343b13382f06c26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84KHTV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Francisco SoaresAmaury Patrick GremaudMárcio da CostaSergio Luiz TalimNigel Pelham de leighon BrookeRenato Judice de Andrade2019-08-11T20:03:21Z2019-08-11T20:03:21Z2008-10-07http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KHTVMesmo reconhecendo que a escola assume várias funções perante a sociedade, é natural optar por alguns indicadores específicos quando se deseja avaliar um sistema educacional, em especial, indicadores ligados ao ensino de competências cognitivas. Iniciativas como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são exemplos de esforços para se medir o desempenho cognitivo dos alunos. Esse desempenho, medido pela proficiência do aluno em testes padronizados, é fruto de suas opções pessoais, de seus antecedentes sociodemográficos, da estrutura e valores de sua família e da sociedade em que vive e, finalmente, da escola em que estuda. Assim, ao se avaliar um sistema de ensino, deve-se, antes de tudo, ser capaz de identificar o impacto de cada um desses fatores sobre o desempenho dos alunos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a qualidade e a eqüidade do sistema de educação básica brasileiro, a partir das informações obtidas ao longo de cinco ciclos do SAEB. Propõe-se um cálculo integrado e simultâneo do nível socioeconômico de cada aluno que compõe essa base; uma medida do efeito da escola sobre o desempenho cognitivo de seus alunos; uma análise do impacto da dependência administrativa, se pública ou privada, e, finalmente, um estudo sobre a influência da cor/raça do aluno. O estudo empírico usa os dados do SAEB, referentes aos ciclos de 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003; da 4a e da 8a séries do ensino fundamental e da 3a série do ensino médio, tanto em Matemática como em Língua Portuguesa. Chama-se a atenção para o fato de que analisar a presença de um fenômeno em uma base de dados é bem mais frágil do que examinar a continuidade desse fenômeno em 30 bases diferentes, sendo esse o principal diferencial deste trabalho. No entanto, como existem muitos determinantes, os efeitos supracitados só podem ser isolados e medidos com o auxílio de modelos estatísticos que controlam a influência dos outros fatores, e, para isso, neste trabalho serão usados os modelos hierárquicos de regressão. Os resultados mostram o quão segmentado é o sistema de educação básica brasileiro, bem como a influência do nível socioeconômico no desempenho dos alunos; mostram a existência de escolas com efeito diferenciado e que, portanto, detêm informações sobre a gestão pedagógica de seus recursos humanos e físicos, que, se usados em um número maior de escolas, podem melhorar o sistema brasileiro de educação básica; mostram, também, que a rede pública e a rede privada atendem a um alunado completamente distinto, mas, mesmo depois do controle pelas variáveis 15 contextuais, a rede privada ainda se mostra melhor que a pública, tanto na qualidade quanto na eqüidade; e, por último, os resultados indicam a perversidade do sistema com os alunos que se autodeclaram pretos, e a inconsistência, do ponto de vista dos resultados educacionais, de se agrupar pretos e pardos em uma categoria única denominada negros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasEducaçãoAvaliação educacional  Professores Formação profissional  Efeito da escolaModelos hierárquicosEqüidadeQualidade da educaçãoSAEBQualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000157.pdfapplication/pdf2617550https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KHTV/1/2000000157.pdf251234bb3845e088fb51bb1dc76fee60MD51TEXT2000000157.pdf.txt2000000157.pdf.txtExtracted texttext/plain500397https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KHTV/2/2000000157.pdf.txt2b4925453ec7c399bbae96688e93a911MD521843/FAEC-84KHTV2019-11-14 07:05:53.106oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84KHTVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:05:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
title Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
spellingShingle Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
Renato Judice de Andrade
Efeito da escola
Modelos hierárquicos
Eqüidade
Qualidade da educação
SAEB
Políticas públicas
Educação
Avaliação educacional  
Professores Formação profissional  
title_short Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
title_full Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
title_fullStr Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
title_full_unstemmed Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
title_sort Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003
author Renato Judice de Andrade
author_facet Renato Judice de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Francisco Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amaury Patrick Gremaud
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Márcio da Costa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sergio Luiz Talim
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Nigel Pelham de leighon Brooke
dc.contributor.author.fl_str_mv Renato Judice de Andrade
contributor_str_mv Jose Francisco Soares
Amaury Patrick Gremaud
Márcio da Costa
Sergio Luiz Talim
Nigel Pelham de leighon Brooke
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito da escola
Modelos hierárquicos
Eqüidade
Qualidade da educação
SAEB
topic Efeito da escola
Modelos hierárquicos
Eqüidade
Qualidade da educação
SAEB
Políticas públicas
Educação
Avaliação educacional  
Professores Formação profissional  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas
Educação
Avaliação educacional  
Professores Formação profissional  
description Mesmo reconhecendo que a escola assume várias funções perante a sociedade, é natural optar por alguns indicadores específicos quando se deseja avaliar um sistema educacional, em especial, indicadores ligados ao ensino de competências cognitivas. Iniciativas como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são exemplos de esforços para se medir o desempenho cognitivo dos alunos. Esse desempenho, medido pela proficiência do aluno em testes padronizados, é fruto de suas opções pessoais, de seus antecedentes sociodemográficos, da estrutura e valores de sua família e da sociedade em que vive e, finalmente, da escola em que estuda. Assim, ao se avaliar um sistema de ensino, deve-se, antes de tudo, ser capaz de identificar o impacto de cada um desses fatores sobre o desempenho dos alunos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a qualidade e a eqüidade do sistema de educação básica brasileiro, a partir das informações obtidas ao longo de cinco ciclos do SAEB. Propõe-se um cálculo integrado e simultâneo do nível socioeconômico de cada aluno que compõe essa base; uma medida do efeito da escola sobre o desempenho cognitivo de seus alunos; uma análise do impacto da dependência administrativa, se pública ou privada, e, finalmente, um estudo sobre a influência da cor/raça do aluno. O estudo empírico usa os dados do SAEB, referentes aos ciclos de 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003; da 4a e da 8a séries do ensino fundamental e da 3a série do ensino médio, tanto em Matemática como em Língua Portuguesa. Chama-se a atenção para o fato de que analisar a presença de um fenômeno em uma base de dados é bem mais frágil do que examinar a continuidade desse fenômeno em 30 bases diferentes, sendo esse o principal diferencial deste trabalho. No entanto, como existem muitos determinantes, os efeitos supracitados só podem ser isolados e medidos com o auxílio de modelos estatísticos que controlam a influência dos outros fatores, e, para isso, neste trabalho serão usados os modelos hierárquicos de regressão. Os resultados mostram o quão segmentado é o sistema de educação básica brasileiro, bem como a influência do nível socioeconômico no desempenho dos alunos; mostram a existência de escolas com efeito diferenciado e que, portanto, detêm informações sobre a gestão pedagógica de seus recursos humanos e físicos, que, se usados em um número maior de escolas, podem melhorar o sistema brasileiro de educação básica; mostram, também, que a rede pública e a rede privada atendem a um alunado completamente distinto, mas, mesmo depois do controle pelas variáveis 15 contextuais, a rede privada ainda se mostra melhor que a pública, tanto na qualidade quanto na eqüidade; e, por último, os resultados indicam a perversidade do sistema com os alunos que se autodeclaram pretos, e a inconsistência, do ponto de vista dos resultados educacionais, de se agrupar pretos e pardos em uma categoria única denominada negros.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T20:03:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T20:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KHTV
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KHTV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KHTV/1/2000000157.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KHTV/2/2000000157.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 251234bb3845e088fb51bb1dc76fee60
2b4925453ec7c399bbae96688e93a911
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589185479639040