O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
DOI: | 10.24109/2176-6673.emaberto.29i96. |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2604 |
Resumo: | As mudanças e a evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são examinadas no contexto da agenda de reformas educacionais implantadas no período de 1995 a 2002. Na onda de inovação institucional posterior à Constituição de 1988, foram instituídos vários sistemas de informação para apoiar as políticas sociais em âmbito nacional. No caso da educação, os sistemas de informação e avaliação construíram consensos básicos sobre compartilhamento de informações, consistência de dados e padrões estáveis de produção e interpretação de indicadores. Este texto apresenta, inicialmente, uma breve reflexão sobre os antecedentes da construção de uma nova agenda de políticas educacionais na década de 1990. Em seguida, detalha a experiência da constituição dos sistemas de informação e avaliação no âmbito da política educacional. |
id |
INEP-1_374a4ec001289d1f27747eee37b486fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2604 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002Saeb; reforma educacional; política educacionalAs mudanças e a evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são examinadas no contexto da agenda de reformas educacionais implantadas no período de 1995 a 2002. Na onda de inovação institucional posterior à Constituição de 1988, foram instituídos vários sistemas de informação para apoiar as políticas sociais em âmbito nacional. No caso da educação, os sistemas de informação e avaliação construíram consensos básicos sobre compartilhamento de informações, consistência de dados e padrões estáveis de produção e interpretação de indicadores. Este texto apresenta, inicialmente, uma breve reflexão sobre os antecedentes da construção de uma nova agenda de políticas educacionais na década de 1990. Em seguida, detalha a experiência da constituição dos sistemas de informação e avaliação no âmbito da política educacional. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCastro, Maria Helena Guimarães de2016-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/260410.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%pEm Aberto; v. 29, n. 96 (2016): Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i96reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2604/2599Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 |
title |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 |
spellingShingle |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 Castro, Maria Helena Guimarães de Saeb; reforma educacional; política educacional Castro, Maria Helena Guimarães de Saeb; reforma educacional; política educacional |
title_short |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 |
title_full |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 |
title_fullStr |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 |
title_full_unstemmed |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 |
title_sort |
O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002 |
author |
Castro, Maria Helena Guimarães de |
author_facet |
Castro, Maria Helena Guimarães de Castro, Maria Helena Guimarães de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria Helena Guimarães de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saeb; reforma educacional; política educacional |
topic |
Saeb; reforma educacional; política educacional |
dc.description.none.fl_txt_mv |
As mudanças e a evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são examinadas no contexto da agenda de reformas educacionais implantadas no período de 1995 a 2002. Na onda de inovação institucional posterior à Constituição de 1988, foram instituídos vários sistemas de informação para apoiar as políticas sociais em âmbito nacional. No caso da educação, os sistemas de informação e avaliação construíram consensos básicos sobre compartilhamento de informações, consistência de dados e padrões estáveis de produção e interpretação de indicadores. Este texto apresenta, inicialmente, uma breve reflexão sobre os antecedentes da construção de uma nova agenda de políticas educacionais na década de 1990. Em seguida, detalha a experiência da constituição dos sistemas de informação e avaliação no âmbito da política educacional. |
description |
As mudanças e a evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são examinadas no contexto da agenda de reformas educacionais implantadas no período de 1995 a 2002. Na onda de inovação institucional posterior à Constituição de 1988, foram instituídos vários sistemas de informação para apoiar as políticas sociais em âmbito nacional. No caso da educação, os sistemas de informação e avaliação construíram consensos básicos sobre compartilhamento de informações, consistência de dados e padrões estáveis de produção e interpretação de indicadores. Este texto apresenta, inicialmente, uma breve reflexão sobre os antecedentes da construção de uma nova agenda de políticas educacionais na década de 1990. Em seguida, detalha a experiência da constituição dos sistemas de informação e avaliação no âmbito da política educacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2604 10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%p |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2604 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2604/2599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 29, n. 96 (2016): Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.29i96 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1821896634387136512 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i96. |