O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Helena Guimarães de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2604
Resumo: As mudanças e a evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são examinadas no contexto da agenda de reformas educacionais implantadas no período de 1995 a 2002. Na onda de inovação institucional posterior à Constituição de 1988, foram instituídos vários sistemas de informação para apoiar as políticas sociais em âmbito nacional. No caso da educação, os sistemas de informação e avaliação construíram consensos básicos sobre compartilhamento de informações, consistência de dados e padrões estáveis de produção e interpretação de indicadores. Este texto apresenta, inicialmente, uma breve reflexão sobre os antecedentes da construção de uma nova agenda de políticas educacionais na década de 1990. Em seguida, detalha a experiência da constituição dos sistemas de informação e avaliação no âmbito da política educacional. 
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