As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Toledo Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-927LFZ
Resumo: Esse trabalho constitui em uma investigação interdisciplinar sobre os fenômenos: crianças, brincar, aprendizagem social e o contexto onde esses atores sociais se encontram, o Aglomerado da Serra. Para investigar as relações socioculturais das crianças com os diversos membros da sua comunidade em seu Pedaço, foi preciso discutir alguns termos: Lazer, identidades, gênero e socialização, relacionado-os com os acontecimentos investigados. Somente foi possível investigar o contexto e os atores sociais a partir da perspectiva de análise etnográfica, acompanhada de desenhos, fotografias e diversas conversas com as crianças, os jovens e os adultos, observando suas ações, trocas, relações, informações e tensões. Teve como objetivos: descrever o Aglomerado da Serra/BH como contexto de aprendizagem e o brincar como forma e processo de participação das crianças no cotidiano da vida social; identificar relações entre pares que possibilitem problematizar processos de constituição de identidades; analisar como as crianças, em suas brincadeiras, aprendem e se constituem socialmente; e, por último, explorar tempos e espaços sociais no Aglomerado, identificando práticas de brincadeira e analisando formas cotidianas de participação das crianças. O estudo possibilitou compreender as crianças e entendê-las como sujeitos produtores de cultura, como cidadãos, entendendo o brincar como tempo/espaço social para inserção, apropriação e transformação cultural.
id UFMG_f64b92b9bb5dec618d0ffad9339963c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-927LFZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Alfredo Oliveira DebortoliWalter Ernesto Ude MarquesVânia de Fátima Noronha AlvesLeonardo Toledo Silva2019-08-11T13:53:36Z2019-08-11T13:53:36Z2012-03-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-927LFZEsse trabalho constitui em uma investigação interdisciplinar sobre os fenômenos: crianças, brincar, aprendizagem social e o contexto onde esses atores sociais se encontram, o Aglomerado da Serra. Para investigar as relações socioculturais das crianças com os diversos membros da sua comunidade em seu Pedaço, foi preciso discutir alguns termos: Lazer, identidades, gênero e socialização, relacionado-os com os acontecimentos investigados. Somente foi possível investigar o contexto e os atores sociais a partir da perspectiva de análise etnográfica, acompanhada de desenhos, fotografias e diversas conversas com as crianças, os jovens e os adultos, observando suas ações, trocas, relações, informações e tensões. Teve como objetivos: descrever o Aglomerado da Serra/BH como contexto de aprendizagem e o brincar como forma e processo de participação das crianças no cotidiano da vida social; identificar relações entre pares que possibilitem problematizar processos de constituição de identidades; analisar como as crianças, em suas brincadeiras, aprendem e se constituem socialmente; e, por último, explorar tempos e espaços sociais no Aglomerado, identificando práticas de brincadeira e analisando formas cotidianas de participação das crianças. O estudo possibilitou compreender as crianças e entendê-las como sujeitos produtores de cultura, como cidadãos, entendendo o brincar como tempo/espaço social para inserção, apropriação e transformação cultural.This work constitutes an interdisciplinary research about the phenomena: children, play, social learning and the context where these social actors are found, the Aglomerado da Serra. To investigate childrens sociocultural relationships with different members of their community in their Piece, it was necessary to discuss some terms: Leisure, identities, gender and socialization, relating them to the investigated events. It was only possible to explore the context and the social actors from the perspective of ethnographic analysis, followed by drawings, photographs and and several conversations with children, young people and adults, observing their actions, "exchanges", relationships, information and tensions. The goals were: to describe the Aglomerado da Serra/ Belo Horizonte as a context for learning, and playing as a means and process of childrens participation in everyday social life; identify relationships between pairs that allow questioning the process of identity constitution; analyse how children learn and form themselvs socialy during their games; and lastly, explore times and social spaces in the Aglomerado, indentifying practices of playing and analyzing everyday forms of children's participation. The study allowed to us to understand children and know them as subjects that produce culture, as citizens, understanding playing as time/space for social inclusion, cultural appropriation and transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLazerBrincarAprendizagem socialCriançaAs crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final.pdfapplication/pdf2005546https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-927LFZ/1/disserta__o_final.pdfc85be9f16330bf7990a9d735471943eeMD51TEXTdisserta__o_final.pdf.txtdisserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain290137https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-927LFZ/2/disserta__o_final.pdf.txt4e1c890a703291db85f0960b60d95088MD521843/BUBD-927LFZ2020-01-30 15:52:24.442oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-927LFZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T18:52:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
title As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
spellingShingle As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
Leonardo Toledo Silva
Brincar
Aprendizagem social
Criança
Lazer
title_short As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
title_full As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
title_fullStr As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
title_full_unstemmed As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
title_sort As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o aglomerado da Serra/BH com contexto de aprendizagem
author Leonardo Toledo Silva
author_facet Leonardo Toledo Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Alfredo Oliveira Debortoli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walter Ernesto Ude Marques
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vânia de Fátima Noronha Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Toledo Silva
contributor_str_mv Jose Alfredo Oliveira Debortoli
Walter Ernesto Ude Marques
Vânia de Fátima Noronha Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Aprendizagem social
Criança
topic Brincar
Aprendizagem social
Criança
Lazer
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lazer
description Esse trabalho constitui em uma investigação interdisciplinar sobre os fenômenos: crianças, brincar, aprendizagem social e o contexto onde esses atores sociais se encontram, o Aglomerado da Serra. Para investigar as relações socioculturais das crianças com os diversos membros da sua comunidade em seu Pedaço, foi preciso discutir alguns termos: Lazer, identidades, gênero e socialização, relacionado-os com os acontecimentos investigados. Somente foi possível investigar o contexto e os atores sociais a partir da perspectiva de análise etnográfica, acompanhada de desenhos, fotografias e diversas conversas com as crianças, os jovens e os adultos, observando suas ações, trocas, relações, informações e tensões. Teve como objetivos: descrever o Aglomerado da Serra/BH como contexto de aprendizagem e o brincar como forma e processo de participação das crianças no cotidiano da vida social; identificar relações entre pares que possibilitem problematizar processos de constituição de identidades; analisar como as crianças, em suas brincadeiras, aprendem e se constituem socialmente; e, por último, explorar tempos e espaços sociais no Aglomerado, identificando práticas de brincadeira e analisando formas cotidianas de participação das crianças. O estudo possibilitou compreender as crianças e entendê-las como sujeitos produtores de cultura, como cidadãos, entendendo o brincar como tempo/espaço social para inserção, apropriação e transformação cultural.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T13:53:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T13:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-927LFZ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-927LFZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-927LFZ/1/disserta__o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-927LFZ/2/disserta__o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c85be9f16330bf7990a9d735471943ee
4e1c890a703291db85f0960b60d95088
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589333748285440