Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosvita Kolb Bernardes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Veronica Mendes Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51042
https://orcid.org/0000-0001-9090-4633
https://orcid.org/0000-0002-7371-3808
Resumo: Este texto é uma reflexão sobre uma experiência vivida pelas autoras deste artigo e dialoga com autores que enfatizam que as crianças são atores sociais e são produtoras de cultura, com modos específicos de significar e de agir no mundo, em constante interação com os seus pares, mas também com os adultos. Apresenta-se o conceito de ateliê e uma possível maneira de organizar o trabalho nesses espaços. As autoras concluem se perguntando o que afeta a criança e o adulto no encontro com arte e de que maneira podem provocar encontros e experiências estéticas que mobilizam e fazem sentido para as crianças e para os adultos.
id UFMG_f6a6cce73abaa1323b1226672f76a498
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51042
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?CriançaAdultoExperiênciaProcessos criativosAteliêReggio EmíliaCrianças artistasCriação (Literária, artística, etc.)Este texto é uma reflexão sobre uma experiência vivida pelas autoras deste artigo e dialoga com autores que enfatizam que as crianças são atores sociais e são produtoras de cultura, com modos específicos de significar e de agir no mundo, em constante interação com os seus pares, mas também com os adultos. Apresenta-se o conceito de ateliê e uma possível maneira de organizar o trabalho nesses espaços. As autoras concluem se perguntando o que afeta a criança e o adulto no encontro com arte e de que maneira podem provocar encontros e experiências estéticas que mobilizam e fazem sentido para as crianças e para os adultos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASUFMG2023-03-20T12:31:21Z2023-03-20T12:31:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2316-9605http://hdl.handle.net/1843/51042https://orcid.org/0000-0001-9090-4633https://orcid.org/0000-0002-7371-3808porRevista PaidéiaRosvita Kolb BernardesVeronica Mendes Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-03-20T19:28:00Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/51042Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-03-20T19:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
title Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
spellingShingle Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
Rosvita Kolb Bernardes
Criança
Adulto
Experiência
Processos criativos
Ateliê
Reggio Emília
Crianças artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
title_full Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
title_fullStr Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
title_full_unstemmed Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
title_sort Processos criativos: o que temos a aprender com as crianças?
author Rosvita Kolb Bernardes
author_facet Rosvita Kolb Bernardes
Veronica Mendes Pereira
author_role author
author2 Veronica Mendes Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosvita Kolb Bernardes
Veronica Mendes Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Adulto
Experiência
Processos criativos
Ateliê
Reggio Emília
Crianças artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
topic Criança
Adulto
Experiência
Processos criativos
Ateliê
Reggio Emília
Crianças artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
description Este texto é uma reflexão sobre uma experiência vivida pelas autoras deste artigo e dialoga com autores que enfatizam que as crianças são atores sociais e são produtoras de cultura, com modos específicos de significar e de agir no mundo, em constante interação com os seus pares, mas também com os adultos. Apresenta-se o conceito de ateliê e uma possível maneira de organizar o trabalho nesses espaços. As autoras concluem se perguntando o que afeta a criança e o adulto no encontro com arte e de que maneira podem provocar encontros e experiências estéticas que mobilizam e fazem sentido para as crianças e para os adultos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-03-20T12:31:21Z
2023-03-20T12:31:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-9605
http://hdl.handle.net/1843/51042
https://orcid.org/0000-0001-9090-4633
https://orcid.org/0000-0002-7371-3808
identifier_str_mv 2316-9605
url http://hdl.handle.net/1843/51042
https://orcid.org/0000-0001-9090-4633
https://orcid.org/0000-0002-7371-3808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Paidéia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829774571503616