Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.22456/2236-3254.88658 http://hdl.handle.net/1843/54283 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 https://orcid.org/0000-0002-7769-1108 https://orcid.org/0000-0002-4953-4770 |
Resumo: | A partir do estudo de três autores teatrais contemporâneos, Vinícius Calderoni, Jô Bilac e João Sanches, visamos reconhecer na produção brasileira atual novos avatares da peça bem-feita. Para tanto, partimos antes de um reconhecimento do padrão formal e ideológico desse tipo de peça no século XIX para estabelecer aproximações com os textos do teatro brasileiro do século XXI. |
id |
UFMG_f6ab7b42b2d19c06da9b44035cccf4b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/54283 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-31T22:30:45Z2023-05-31T22:30:45Z2019-01-1227122136https://doi.org/10.22456/2236-3254.886582236-3254http://hdl.handle.net/1843/54283https://orcid.org/0000-0003-1281-2092https://orcid.org/0000-0002-7769-1108https://orcid.org/0000-0002-4953-4770A partir do estudo de três autores teatrais contemporâneos, Vinícius Calderoni, Jô Bilac e João Sanches, visamos reconhecer na produção brasileira atual novos avatares da peça bem-feita. Para tanto, partimos antes de um reconhecimento do padrão formal e ideológico desse tipo de peça no século XIX para estabelecer aproximações com os textos do teatro brasileiro do século XXI.By analysing the work of three contemporary Brazilian playwrights, Vinícius Calderoni, Jô Bilac and João Sanches, we set out to recognize in contemporary Brazilian playwriting new avatars of the well-made play. To do so, we start by describing the formal and ideological pattern inscribed in this kind of playwriting in the 19th century, in order to establish a comparison with some texts of Brazilian dramaturgy in the 21st century.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASRevista CenaTeatro brasileiroTeatro (Literatura) - TécnicaTeatro brasileiro contemporâneoDramaturgia brasileiraPeça bem-feitaAvatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporâneaAvatars of the well-made play in contemporary Brazilian dramaturgyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleStephan Arnulf BaumgartelElen de MedeirosJoão Sanchesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54283/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAvatares da Peça Bem-feita na Dramaturgia Brasileira Contemporânea.pdfAvatares da Peça Bem-feita na Dramaturgia Brasileira Contemporânea.pdfapplication/pdf184546https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54283/2/Avatares%20da%20Pe%c3%a7a%20Bem-feita%20na%20Dramaturgia%20Brasileira%20Contempor%c3%a2nea.pdfb0095f60078898f81e41a46ea6935d65MD521843/542832023-05-31 19:30:45.337oai:repositorio.ufmg.br:1843/54283TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-31T22:30:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Avatars of the well-made play in contemporary Brazilian dramaturgy |
title |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea |
spellingShingle |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea Stephan Arnulf Baumgartel Teatro brasileiro contemporâneo Dramaturgia brasileira Peça bem-feita Teatro brasileiro Teatro (Literatura) - Técnica |
title_short |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea |
title_full |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea |
title_fullStr |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea |
title_full_unstemmed |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea |
title_sort |
Avatares da peça bem-feita na dramaturgia brasileira contemporânea |
author |
Stephan Arnulf Baumgartel |
author_facet |
Stephan Arnulf Baumgartel Elen de Medeiros João Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Elen de Medeiros João Sanches |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stephan Arnulf Baumgartel Elen de Medeiros João Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro brasileiro contemporâneo Dramaturgia brasileira Peça bem-feita |
topic |
Teatro brasileiro contemporâneo Dramaturgia brasileira Peça bem-feita Teatro brasileiro Teatro (Literatura) - Técnica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro brasileiro Teatro (Literatura) - Técnica |
description |
A partir do estudo de três autores teatrais contemporâneos, Vinícius Calderoni, Jô Bilac e João Sanches, visamos reconhecer na produção brasileira atual novos avatares da peça bem-feita. Para tanto, partimos antes de um reconhecimento do padrão formal e ideológico desse tipo de peça no século XIX para estabelecer aproximações com os textos do teatro brasileiro do século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-31T22:30:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-31T22:30:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/54283 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.22456/2236-3254.88658 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-3254 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 https://orcid.org/0000-0002-7769-1108 https://orcid.org/0000-0002-4953-4770 |
url |
https://doi.org/10.22456/2236-3254.88658 http://hdl.handle.net/1843/54283 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 https://orcid.org/0000-0002-7769-1108 https://orcid.org/0000-0002-4953-4770 |
identifier_str_mv |
2236-3254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Cena |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54283/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54283/2/Avatares%20da%20Pe%c3%a7a%20Bem-feita%20na%20Dramaturgia%20Brasileira%20Contempor%c3%a2nea.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 b0095f60078898f81e41a46ea6935d65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589313257013248 |