A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43757 |
Resumo: | O presente artigo aborda aspectos do projeto do capital para a educação, na particularidade da pandemia da Covid-19 no Brasil, que levou à implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas Instituições de Ensino Superior Públicas. A partir dos marcos teóricos da teoria crítica e considerando as determinações dos organismos internacionais, para a privatização e mercadorização da educação, apresentamos os dados da pesquisa sobre a implantação do ERE para docentes e discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), apontando as repercussões para o processo de ensino-aprendizagem e para o que denominamos de forma ser-essência da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. |
id |
UFBA-10_4b8c7a590bebd80255b8521dc95aa656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43757 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencialEducação Superior – Ensino Remoto Emergencial - PandemiaO presente artigo aborda aspectos do projeto do capital para a educação, na particularidade da pandemia da Covid-19 no Brasil, que levou à implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas Instituições de Ensino Superior Públicas. A partir dos marcos teóricos da teoria crítica e considerando as determinações dos organismos internacionais, para a privatização e mercadorização da educação, apresentamos os dados da pesquisa sobre a implantação do ERE para docentes e discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), apontando as repercussões para o processo de ensino-aprendizagem e para o que denominamos de forma ser-essência da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4375710.9771/gmed.v13i1.43757Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 226-2572175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43757/24611Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarage, Eblin Josephda Costa, Arley José Silveirada Silva, Letícia Batista2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43757Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial |
title |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial |
spellingShingle |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial Farage, Eblin Joseph Educação Superior – Ensino Remoto Emergencial - Pandemia |
title_short |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial |
title_full |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial |
title_sort |
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial |
author |
Farage, Eblin Joseph |
author_facet |
Farage, Eblin Joseph da Costa, Arley José Silveira da Silva, Letícia Batista |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, Arley José Silveira da Silva, Letícia Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farage, Eblin Joseph da Costa, Arley José Silveira da Silva, Letícia Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior – Ensino Remoto Emergencial - Pandemia |
topic |
Educação Superior – Ensino Remoto Emergencial - Pandemia |
description |
O presente artigo aborda aspectos do projeto do capital para a educação, na particularidade da pandemia da Covid-19 no Brasil, que levou à implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas Instituições de Ensino Superior Públicas. A partir dos marcos teóricos da teoria crítica e considerando as determinações dos organismos internacionais, para a privatização e mercadorização da educação, apresentamos os dados da pesquisa sobre a implantação do ERE para docentes e discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), apontando as repercussões para o processo de ensino-aprendizagem e para o que denominamos de forma ser-essência da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43757 10.9771/gmed.v13i1.43757 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43757 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i1.43757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43757/24611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 226-257 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518810791936 |