A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farage, Eblin Joseph
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Costa, Arley José Silveira, da Silva, Letícia Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43757
Resumo: O presente artigo aborda aspectos do projeto do capital para a educação, na particularidade da pandemia da Covid-19 no Brasil, que levou à implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas Instituições de Ensino Superior Públicas. A partir dos marcos teóricos da teoria crítica e considerando as determinações dos organismos internacionais, para a privatização e mercadorização da educação, apresentamos os dados da pesquisa sobre a implantação do ERE para docentes e discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), apontando as repercussões para o processo de ensino-aprendizagem e para o que denominamos de forma ser-essência da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
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