O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDM |
Resumo: | Apresentamos uma sequência didática com abordagem CTS para discutir o uso de antibióticos e suas consequências. Relatamos a experiência das atividades e discussões desenvolvidas durante as fases da sequência proposta, a saber: problematização; desenvolvimento; aplicação e reflexão. Os estudantes gravaram vídeos, como atividade de aplicação, nos quais apresentaram informações de reportagens sobre o tema. A análise dos vídeos demonstrou a facilidade com que os estudantes lidam com a tecnologia e como a abordagem CTS favorece o interesse dos estudantes. Entendemos que a sequência proposta está adequada aos objetivos de aprendizagem tanto de conteúdos conceituais, quanto ao desenvolvimento de habilidades de análise crítica dos contextos relacionados ao tema do uso de antibióticos. |
id |
UFMG_f792c8f870498a8c8c4c59de26376290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APTHDM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marina Assis FonsecaAna Paula Gomes Ferreira2019-08-09T21:50:44Z2019-08-09T21:50:44Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDMApresentamos uma sequência didática com abordagem CTS para discutir o uso de antibióticos e suas consequências. Relatamos a experiência das atividades e discussões desenvolvidas durante as fases da sequência proposta, a saber: problematização; desenvolvimento; aplicação e reflexão. Os estudantes gravaram vídeos, como atividade de aplicação, nos quais apresentaram informações de reportagens sobre o tema. A análise dos vídeos demonstrou a facilidade com que os estudantes lidam com a tecnologia e como a abordagem CTS favorece o interesse dos estudantes. Entendemos que a sequência proposta está adequada aos objetivos de aprendizagem tanto de conteúdos conceituais, quanto ao desenvolvimento de habilidades de análise crítica dos contextos relacionados ao tema do uso de antibióticos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAntibióticos Biologia Ensino médioSequência didáticaCTSResistência bacterianaAntibióticosO uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdfapplication/pdf605047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/1/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf9b08a92aed39cc477b58f55e7077f5a7MD51TEXTmonografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txtmonografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txtExtracted texttext/plain107370https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/2/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txt4fb70089626d346c8c636a56dbdc1dafMD521843/BUOS-APTHDM2019-11-14 06:38:04.037oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APTHDMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia |
title |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia |
spellingShingle |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia Ana Paula Gomes Ferreira Sequência didática CTS Resistência bacteriana Antibióticos Antibióticos Biologia Ensino médio |
title_short |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia |
title_full |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia |
title_fullStr |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia |
title_sort |
O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia |
author |
Ana Paula Gomes Ferreira |
author_facet |
Ana Paula Gomes Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marina Assis Fonseca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Paula Gomes Ferreira |
contributor_str_mv |
Marina Assis Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática CTS Resistência bacteriana Antibióticos |
topic |
Sequência didática CTS Resistência bacteriana Antibióticos Antibióticos Biologia Ensino médio |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Antibióticos Biologia Ensino médio |
description |
Apresentamos uma sequência didática com abordagem CTS para discutir o uso de antibióticos e suas consequências. Relatamos a experiência das atividades e discussões desenvolvidas durante as fases da sequência proposta, a saber: problematização; desenvolvimento; aplicação e reflexão. Os estudantes gravaram vídeos, como atividade de aplicação, nos quais apresentaram informações de reportagens sobre o tema. A análise dos vídeos demonstrou a facilidade com que os estudantes lidam com a tecnologia e como a abordagem CTS favorece o interesse dos estudantes. Entendemos que a sequência proposta está adequada aos objetivos de aprendizagem tanto de conteúdos conceituais, quanto ao desenvolvimento de habilidades de análise crítica dos contextos relacionados ao tema do uso de antibióticos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T21:50:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T21:50:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/1/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/2/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b08a92aed39cc477b58f55e7077f5a7 4fb70089626d346c8c636a56dbdc1daf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589310004330496 |