Estratégias de educação permanente para profissionais de nível médio da enfermagem: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Pereira da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUG36
Resumo: Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de identificar as metodologias que estão sendo utilizadas para a realização de educação permanente para os profissionais de nível médio da enfermagem. Método: A metodologia utilizada neste trabalho é a revisão integrativa da literatura. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO. O levantamento de dados foi realizado em setembro de 2011. Utilizou-se o cruzamento dos descritores educação continuada, educação permanente e auxiliares de enfermagem. A amostra é formada por 07 artigos. Resultados: A educação permanente é oferecida, em sua maioria, através de formas tradicionais de ensino. Muitas instituições procuram saber o conhecimento prévio dos profissionais, porém não os levam em consideração ao executar atividades educativas. Poucas instituições motivam os profissionais a participar da educação permanente. São usadas atividades como: aulas expositivas, mesa redonda, cursos teóricos, cursos intercalando teoria e prática, treinamentos para manuseio de equipamentos novos, treinamentos admissionais, cursos, seminários, congressos, reuniões, discussões, oficinas de trabalho. Algumas instituições, ao oferecerem treinamentos ou cursos, priorizam o enfermeiro em detrimento de outras categorias profissionais. Conclusão: É possível perceber que as instituições usam formas semelhantes de executar atividades educativas. É preciso, porém ultrapassar o que é rotineiro e visar uma educação que transforme e modifique a forma como o trabalho é realizado.
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