A relação entre a complexidade do sintagma nominal e o princípio da informação em narrativas orais e escritas de crianças portadoras e não portadoras de TDAH
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8KP9L |
Resumo: | Este trabalho analisa, em narrativas orais e escritas de crianças portadoras e não portadoras de TDAH, a complexidade dos sintagmas nominais, doravante SN, e sua relação com o princípio da informação. Para a realização deste trabalho, utilizou-se um corpus de 16 narrativas, sendo oito orais e oito escritas, produzidas por alunos do 3º Ciclo da Educação Básica Fundamental, do Centro Pedagógico (CP) da UFMG. Essas narrativas foram produzidas por dois grupos: Grupo Experimental Transtorno (GET) e Grupo Controle Média Atenção (GCM). Esse corpusfoi-nos cedido pela Prof.ª Renata Amaral de Matos Rocha, que é professora do CP. Como hipótese inicial, baseada nos estudos de Lima e Tenuta (no prelo), acreditava-se que, proporcionalmente, o GET tenderia a produzir mais SNs de menor complexidade (pronomes eelipses) do que o grupo GCM. Outra hipótese inicial deste estudo foi a de que, por produzir muitos SNs pouco complexos, o GET tenderia a ter problemas na referenciação e, por este motivo, o princípio da informação, tal como postulam Chafe (1990) e Prince (1992), seriaprejudicado. Como resultado, percebeu-se que, de forma geral, o GET tende a produzir mais pronomes e elipses do que o GCM; entretanto, de uma perspectiva estatística, a complexidade dos SNs não é um critério significativo na caracterização linguística da produção das criançasacometidas pelo TDAH. Quanto ao princípio da informação, percebeu-se que o grupo GET tende a utilizar SNs pouco complexos onde seria necessária, para que o interlocutor entendesse a referenciação, a utilização de SNs mais complexos. No entanto, esse fenômenonão ocorre com frequência significativa o suficiente, de um ponto de vista estatístico. Por fim, percebeu-se que as hipóteses primeiras deste estudo não se realizaram, de uma perspectiva estatística, o que revela que estudos mais aprofundados, que possuam um corpus maior, commais informantes, mais tipologias textuais, entre outros, podem confirmar tendências aqui reveladas apenas através de uma contagem simples. |
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Adriana Maria Tenuta de AzevedoAparecida de Araujo OliveiraBárbara Malveira OrfanóCamila Aparecida Martins2019-08-13T07:11:45Z2019-08-13T07:11:45Z2016-02-05http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8KP9LEste trabalho analisa, em narrativas orais e escritas de crianças portadoras e não portadoras de TDAH, a complexidade dos sintagmas nominais, doravante SN, e sua relação com o princípio da informação. Para a realização deste trabalho, utilizou-se um corpus de 16 narrativas, sendo oito orais e oito escritas, produzidas por alunos do 3º Ciclo da Educação Básica Fundamental, do Centro Pedagógico (CP) da UFMG. Essas narrativas foram produzidas por dois grupos: Grupo Experimental Transtorno (GET) e Grupo Controle Média Atenção (GCM). Esse corpusfoi-nos cedido pela Prof.ª Renata Amaral de Matos Rocha, que é professora do CP. Como hipótese inicial, baseada nos estudos de Lima e Tenuta (no prelo), acreditava-se que, proporcionalmente, o GET tenderia a produzir mais SNs de menor complexidade (pronomes eelipses) do que o grupo GCM. Outra hipótese inicial deste estudo foi a de que, por produzir muitos SNs pouco complexos, o GET tenderia a ter problemas na referenciação e, por este motivo, o princípio da informação, tal como postulam Chafe (1990) e Prince (1992), seriaprejudicado. Como resultado, percebeu-se que, de forma geral, o GET tende a produzir mais pronomes e elipses do que o GCM; entretanto, de uma perspectiva estatística, a complexidade dos SNs não é um critério significativo na caracterização linguística da produção das criançasacometidas pelo TDAH. Quanto ao princípio da informação, percebeu-se que o grupo GET tende a utilizar SNs pouco complexos onde seria necessária, para que o interlocutor entendesse a referenciação, a utilização de SNs mais complexos. No entanto, esse fenômenonão ocorre com frequência significativa o suficiente, de um ponto de vista estatístico. Por fim, percebeu-se que as hipóteses primeiras deste estudo não se realizaram, de uma perspectiva estatística, o que revela que estudos mais aprofundados, que possuam um corpus maior, commais informantes, mais tipologias textuais, entre outros, podem confirmar tendências aqui reveladas apenas através de uma contagem simples.disorder, the complexity of noun phrases, hereafter NPs, and its relationship with the principle of information. For this work, we used a corpus of 16 narratives, eight oral and eight written, produced by students of the 3rd cycle of Primary Basic Education, from Centro Pedagógico(CP) of UFMG. These narratives were produced by two groups: Group Experimental Disorder (GET) and Group Control Average Attention (GCM). This corpus was given to this study by Prof. Renata Amaral Rocha de Matos, a teacher from CP. As an initial hypothesis, based on the studies of Lima and Tenuta (in press), it was believed that, proportionally, theGET would tend to produce more less complex NPs (pronouns and also ellipses) than the GCM group. Another initial hypothesis of this study was that, by producing less complex NPs, the GET would tend to have problems with referentiality and, therefore, the principle of information, such as postulated by Chafe (1990) and Prince (1992) would be impaired. As a result, it was noticed that, in general, the GET tends to produce more pronouns and ellipses than the GCM, however, from a statistical perspective, the complexity of NPs are not a significant criterion in the linguistic characterization of the production of children affected by ADHD. Concerning the principle of information, it was noted that the GET group tends to use less complex NPs where it would be needed, for the interlocutor to know the referent, the use of more complex NPs. However, this phenomenon does not occur often enough from a statistical point of view. Finally, it was noted that the first hypothesis of this study was notachieved from a statistical perspective, indicating that further studies, with a larger corpus, more informants, more textual typologies, among others, may confirm the trends revealed here only through a simple counting.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNarrativa (Retórica)Funcionalismo (Linguística)PsicolingüísticaGramatica comparada e geral Sintagma nominalNarrativasSintagma NominalTDAHLinguística FuncionalPrincípio da InformaçãoA relação entre a complexidade do sintagma nominal e o princípio da informação em narrativas orais e escritas de crianças portadoras e não portadoras de TDAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_rela__o_entre_o_sintagma_nominal_e_o_princ_pio_da_informa__o_em_narrativas__orais_e_escritas_de_crian_as_com_e_sem_tdah____camila_martins.pdfapplication/pdf1837873https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8KP9L/1/a_rela__o_entre_o_sintagma_nominal_e_o_princ_pio_da_informa__o_em_narrativas__orais_e_escritas_de_crian_as_com_e_sem_tdah____camila_martins.pdfa30e3818669eb2fd18a23e91cc95070dMD51TEXTa_rela__o_entre_o_sintagma_nominal_e_o_princ_pio_da_informa__o_em_narrativas__orais_e_escritas_de_crian_as_com_e_sem_tdah____camila_martins.pdf.txta_rela__o_entre_o_sintagma_nominal_e_o_princ_pio_da_informa__o_em_narrativas__orais_e_escritas_de_crian_as_com_e_sem_tdah____camila_martins.pdf.txtExtracted texttext/plain195226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8KP9L/2/a_rela__o_entre_o_sintagma_nominal_e_o_princ_pio_da_informa__o_em_narrativas__orais_e_escritas_de_crian_as_com_e_sem_tdah____camila_martins.pdf.txt9ba01e9d5e8c87d135f52f861e8424e5MD521843/MGSS-A8KP9L2019-11-14 21:53:41.134oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A8KP9LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:53:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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