Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flaviana Andrade de Padua Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5AJ7J
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo principal compreender como são interpretadas e vivenciadas a carreira e a aprendizagem dos gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), privilegiandose a fase de preparação em escola de governo e a posterior inserção na carreira pública. Foi defendida a tese de que os gestores públicos vivenciam a interconexão entre a carreira e a aprendizagem como um fenômeno constituído pelas dimensões objetiva e subjetiva, cujas interpretações dão origem a múltiplas percepções e significados sobre a carreira e o processo de aprendizagem a ela articulada. Como posicionamento ontológico, a realidade foi considerada como resultante das atividades humanas que a produzem e existente com a construção e interpretação dos sujeitos em sociedade, comportando uma constituição objetiva e subjetiva, admitindo-se esta transição. Sujeitos são aqueles que se fazem autores dos acontecimentos e que constroem significados (CHIZZOTTI, 2006). Como posicionamento epistemológico, a produção do conhecimento foi considerada como socialmente construída e advém da compreensão de fenômenos humano sociais. Os procedimentos metodológicos envolveram abordagem qualitativa, pesquisa documental, diário de campo e entrevistas conduzidas com trinta e três gestores públicos e outros sete profissionais que estiveram envolvidos com a história da ENAP. Foi realizada análise de conteúdo. Foram identificados componentes chave na estrutura da carreira: papel formal, abrangente e complexo; expectativas formais de papel e para aprendizagem do gestor público como transformador do contexto e solucionador de problemas; inserção e desenvolvimento associados ao mérito; avanço por promoção e progressão; múltiplos locais permitidos para o desempenho das atividades laborais; e mobilidade interna. A preparação para a carreira na ENAP está conectada aos planos governamentais de cada época e ao curso oferecido na escola de governo, revelado como um projeto em construção. Na ótica dos gestores públicos pesquisados, a carreira se trata: do exercício de um papel profissional que é abrangente, complexo e ambíguo; de oportunidade e dificuldade para a concretização da aprendizagem contínua; da construção de redes de relacionamento; da liberdade e do aprisionamento dos gestores públicos. Com referência ao curso preparatório da ENAP e também a partir do ingresso na carreira, os gestores públicos perceberam a ocorrência da aprendizagem formal, informal, pela interação social e com reflexões para a resolução de problemas. A interconexão conceitual e empírica revelada entre a carreira e a aprendizagem ainda permitiu o encontro de uma configuração híbrida para a carreira dos gestores públicos, pelas similaridades com as concepções sem fronteiras e proteana, somadas às características do formato tradicional. Com base na análise das dimensões objetiva e subjetiva, foi evidenciado que vivenciar a carreira é também se deparar com a ambiguidade e as contradições envolvendo o prescrito e as demandas individuais e coletivas dos gestores públicos.
id UFMG_fb724507aea800da119855022103dfce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A5AJ7J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Luiz MarquesMozar José de BritoMozar José de BritoJanete Lara de Oliveira BertucciRenata Simoes GuimaraesJuvencio Braga de LimaLuciano Zille PereiraFlaviana Andrade de Padua Carvalho2019-08-12T07:41:37Z2019-08-12T07:41:37Z2015-08-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5AJ7JEsta pesquisa teve por objetivo principal compreender como são interpretadas e vivenciadas a carreira e a aprendizagem dos gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), privilegiandose a fase de preparação em escola de governo e a posterior inserção na carreira pública. Foi defendida a tese de que os gestores públicos vivenciam a interconexão entre a carreira e a aprendizagem como um fenômeno constituído pelas dimensões objetiva e subjetiva, cujas interpretações dão origem a múltiplas percepções e significados sobre a carreira e o processo de aprendizagem a ela articulada. Como posicionamento ontológico, a realidade foi considerada como resultante das atividades humanas que a produzem e existente com a construção e interpretação dos sujeitos em sociedade, comportando uma constituição objetiva e subjetiva, admitindo-se esta transição. Sujeitos são aqueles que se fazem autores dos acontecimentos e que constroem significados (CHIZZOTTI, 2006). Como posicionamento epistemológico, a produção do conhecimento foi considerada como socialmente construída e advém da compreensão de fenômenos humano sociais. Os procedimentos metodológicos envolveram abordagem qualitativa, pesquisa documental, diário de campo e entrevistas conduzidas com trinta e três gestores públicos e outros sete profissionais que estiveram envolvidos com a história da ENAP. Foi realizada análise de conteúdo. Foram identificados componentes chave na estrutura da carreira: papel formal, abrangente e complexo; expectativas formais de papel e para aprendizagem do gestor público como transformador do contexto e solucionador de problemas; inserção e desenvolvimento associados ao mérito; avanço por promoção e progressão; múltiplos locais permitidos para o desempenho das atividades laborais; e mobilidade interna. A preparação para a carreira na ENAP está conectada aos planos governamentais de cada época e ao curso oferecido na escola de governo, revelado como um projeto em construção. Na ótica dos gestores públicos pesquisados, a carreira se trata: do exercício de um papel profissional que é abrangente, complexo e ambíguo; de oportunidade e dificuldade para a concretização da aprendizagem contínua; da construção de redes de relacionamento; da liberdade e do aprisionamento dos gestores públicos. Com referência ao curso preparatório da ENAP e também a partir do ingresso na carreira, os gestores públicos perceberam a ocorrência da aprendizagem formal, informal, pela interação social e com reflexões para a resolução de problemas. A interconexão conceitual e empírica revelada entre a carreira e a aprendizagem ainda permitiu o encontro de uma configuração híbrida para a carreira dos gestores públicos, pelas similaridades com as concepções sem fronteiras e proteana, somadas às características do formato tradicional. Com base na análise das dimensões objetiva e subjetiva, foi evidenciado que vivenciar a carreira é também se deparar com a ambiguidade e as contradições envolvendo o prescrito e as demandas individuais e coletivas dos gestores públicos.This research had the main objective of understanding how the career and learning of federal public managers, egressed in the Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), are interpreted and experienced. It was focused the preparation at government school and the subsequent immersion into public career itself. The thesis proposal is that public managers experience the interconnection between career and learning as a phenomenon composed by objective and subjective dimensions, of which interpretations originate the multiple perceptions and meanings of the career and the about how the learning process is articulated. As ontological stance, reality was considered a result of human activities, existing with the construction and interpretation of the subjects within society, encompassing objective and subjective constitutions, and admitting this transition. Subjects are event authors and build meanings (CHIZZOTTI, 2006). As epistemological stance, the production of knowledge was considered socially constructed, and derives from the understanding of human social phenomena. The methodological procedures involved a qualitative approach, documentary research, field journal and interviews conducted with thirty-three public managers and another seven professional involved with the history of ENAP. Content analysis was performed. Key components of the career structure were identified: formal, extensive and complex role; formal role expectations for the learning of the public manager as modifier of context and problem solver; beginning and career progression associated with merit; breakthrough by promotion and progression; multiple locations allowed for conducting labor activities; and internal mobility. The preparation for a career within ENAP is connected to the governmental plans of each period and to the course offered within: a project under construction. From the viewpoint of public managers investigated, the career is about the implementation of a role that is embracing, complex and ambiguous; opportunities and difficulties for substantiating the continuous learning; the construction of relationship networks; the liberty and also entrapment of public managers. Regarding the preparation course given by ENAP, and with the entry into the career, the public managers perceived the occurrence of formal and informal learning, by social interactions and with reflections for problem solving. The interconnection revealed between career and learning allowed the finding a hybrid configuration for the career, based on the similarities with boundaryless career and protean conception, added to the traits of the traditional format. Based on the analysis of the objective and subjective dimensions, it became clear that experiencing the career is also facing the ambiguity and contradictions involving the prescribed and the individual and collective demands of public managers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministradoresFormação profissionalGestor públicoCarreiraAprendizagemCarreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___flaviana_andrade_de_p_dua_carvalho.pdfapplication/pdf5125071https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A5AJ7J/1/tese___flaviana_andrade_de_p_dua_carvalho.pdf1f351b793cf41a953e23006af62400b5MD51TEXTtese___flaviana_andrade_de_p_dua_carvalho.pdf.txttese___flaviana_andrade_de_p_dua_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain389884https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A5AJ7J/2/tese___flaviana_andrade_de_p_dua_carvalho.pdf.txt95bb529f32336d4ac98e9210bb83cb5bMD521843/BUBD-A5AJ7J2019-11-14 12:36:05.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A5AJ7JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:36:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
title Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
spellingShingle Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
Flaviana Andrade de Padua Carvalho
Gestor público
Carreira
Aprendizagem
Administradores
Formação profissional
title_short Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
title_full Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
title_fullStr Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
title_full_unstemmed Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
title_sort Carreira e aprendizagem: um estudo com gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública
author Flaviana Andrade de Padua Carvalho
author_facet Flaviana Andrade de Padua Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Luiz Marques
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mozar José de Brito
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mozar José de Brito
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Janete Lara de Oliveira Bertucci
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Renata Simoes Guimaraes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Juvencio Braga de Lima
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Luciano Zille Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Flaviana Andrade de Padua Carvalho
contributor_str_mv Antonio Luiz Marques
Mozar José de Brito
Mozar José de Brito
Janete Lara de Oliveira Bertucci
Renata Simoes Guimaraes
Juvencio Braga de Lima
Luciano Zille Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestor público
Carreira
Aprendizagem
topic Gestor público
Carreira
Aprendizagem
Administradores
Formação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administradores
Formação profissional
description Esta pesquisa teve por objetivo principal compreender como são interpretadas e vivenciadas a carreira e a aprendizagem dos gestores públicos federais egressos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), privilegiandose a fase de preparação em escola de governo e a posterior inserção na carreira pública. Foi defendida a tese de que os gestores públicos vivenciam a interconexão entre a carreira e a aprendizagem como um fenômeno constituído pelas dimensões objetiva e subjetiva, cujas interpretações dão origem a múltiplas percepções e significados sobre a carreira e o processo de aprendizagem a ela articulada. Como posicionamento ontológico, a realidade foi considerada como resultante das atividades humanas que a produzem e existente com a construção e interpretação dos sujeitos em sociedade, comportando uma constituição objetiva e subjetiva, admitindo-se esta transição. Sujeitos são aqueles que se fazem autores dos acontecimentos e que constroem significados (CHIZZOTTI, 2006). Como posicionamento epistemológico, a produção do conhecimento foi considerada como socialmente construída e advém da compreensão de fenômenos humano sociais. Os procedimentos metodológicos envolveram abordagem qualitativa, pesquisa documental, diário de campo e entrevistas conduzidas com trinta e três gestores públicos e outros sete profissionais que estiveram envolvidos com a história da ENAP. Foi realizada análise de conteúdo. Foram identificados componentes chave na estrutura da carreira: papel formal, abrangente e complexo; expectativas formais de papel e para aprendizagem do gestor público como transformador do contexto e solucionador de problemas; inserção e desenvolvimento associados ao mérito; avanço por promoção e progressão; múltiplos locais permitidos para o desempenho das atividades laborais; e mobilidade interna. A preparação para a carreira na ENAP está conectada aos planos governamentais de cada época e ao curso oferecido na escola de governo, revelado como um projeto em construção. Na ótica dos gestores públicos pesquisados, a carreira se trata: do exercício de um papel profissional que é abrangente, complexo e ambíguo; de oportunidade e dificuldade para a concretização da aprendizagem contínua; da construção de redes de relacionamento; da liberdade e do aprisionamento dos gestores públicos. Com referência ao curso preparatório da ENAP e também a partir do ingresso na carreira, os gestores públicos perceberam a ocorrência da aprendizagem formal, informal, pela interação social e com reflexões para a resolução de problemas. A interconexão conceitual e empírica revelada entre a carreira e a aprendizagem ainda permitiu o encontro de uma configuração híbrida para a carreira dos gestores públicos, pelas similaridades com as concepções sem fronteiras e proteana, somadas às características do formato tradicional. Com base na análise das dimensões objetiva e subjetiva, foi evidenciado que vivenciar a carreira é também se deparar com a ambiguidade e as contradições envolvendo o prescrito e as demandas individuais e coletivas dos gestores públicos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T07:41:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T07:41:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5AJ7J
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5AJ7J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A5AJ7J/1/tese___flaviana_andrade_de_p_dua_carvalho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A5AJ7J/2/tese___flaviana_andrade_de_p_dua_carvalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f351b793cf41a953e23006af62400b5
95bb529f32336d4ac98e9210bb83cb5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677054463180800