Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Sara Priscila Revoredo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores.
id UFRN_8f37afaca5ffa29c2975342836b4dc14
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35164
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Paula, Sara Priscila Revoredo deAraújo Filho, Gabriel Martins deOliveira, Patrícia Whebber Souza deAraújo, Maria Valéria Pereira de2017-11-22T15:04:58Z2021-09-20T14:59:17Z2017-11-22T15:04:58Z2021-09-20T14:59:17Z2017200702769PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMarketing pessoalCarreira profissionalAdministraçãoMarketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSaraPRP_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain93316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/1/SaraPRP_Monografia.pdf.txt30f5074bc9bb9eba18f72fb507efd948MD51ORIGINALSaraPRP_Monografia.pdfAdministraçãoapplication/pdf1270213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/2/SaraPRP_Monografia.pdf790b7a423e8460888bbe4dd7b06073b9MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/351642021-09-20 11:59:17.571oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35164PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPlVOSVZFUlNJREFERSBGRURFUkFMIERPIFJJTyBHUkFOREUgRE8gTk9SVEU8L3N0cm9uZz48L2NlbnRlcj4KPGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkJJQkxJT1RFQ0EgRElHSVRBTCBERSBNT05PR1JBRklBUzwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5UZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgTW9ub2dyYWZpYXMgKEJETSk8L2NlbnRlcj4KCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBtb25vZ3JhZmlhLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRvIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgKFVGUk4pIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgYXRyYXbDqXMgZGEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRhIFVGUk4sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrAgOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZXN0YSBzdWJtaXNzw6NvLiAKRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:59:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
spellingShingle Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
Paula, Sara Priscila Revoredo de
Marketing pessoal
Carreira profissional
Administração
title_short Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_full Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_fullStr Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_full_unstemmed Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_sort Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
author Paula, Sara Priscila Revoredo de
author_facet Paula, Sara Priscila Revoredo de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo Filho, Gabriel Martins de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Sara Priscila Revoredo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Marketing pessoal
Carreira profissional
Administração
topic Marketing pessoal
Carreira profissional
Administração
description Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-22T15:04:58Z
2021-09-20T14:59:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-22T15:04:58Z
2021-09-20T14:59:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 200702769
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164
identifier_str_mv 200702769
PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/1/SaraPRP_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/2/SaraPRP_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 30f5074bc9bb9eba18f72fb507efd948
790b7a423e8460888bbe4dd7b06073b9
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117801006071808