Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores. |
id |
UFRN_8f37afaca5ffa29c2975342836b4dc14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35164 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula, Sara Priscila Revoredo deAraújo Filho, Gabriel Martins deOliveira, Patrícia Whebber Souza deAraújo, Maria Valéria Pereira de2017-11-22T15:04:58Z2021-09-20T14:59:17Z2017-11-22T15:04:58Z2021-09-20T14:59:17Z2017200702769PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMarketing pessoalCarreira profissionalAdministraçãoMarketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSaraPRP_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain93316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/1/SaraPRP_Monografia.pdf.txt30f5074bc9bb9eba18f72fb507efd948MD51ORIGINALSaraPRP_Monografia.pdfAdministraçãoapplication/pdf1270213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/2/SaraPRP_Monografia.pdf790b7a423e8460888bbe4dd7b06073b9MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/351642021-09-20 11:59:17.571oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:59:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
spellingShingle |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN Paula, Sara Priscila Revoredo de Marketing pessoal Carreira profissional Administração |
title_short |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_full |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_fullStr |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_full_unstemmed |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_sort |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
author |
Paula, Sara Priscila Revoredo de |
author_facet |
Paula, Sara Priscila Revoredo de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo Filho, Gabriel Martins de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Patrícia Whebber Souza de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Sara Priscila Revoredo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Marketing pessoal Carreira profissional Administração |
topic |
Marketing pessoal Carreira profissional Administração |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-22T15:04:58Z 2021-09-20T14:59:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-22T15:04:58Z 2021-09-20T14:59:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
200702769 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164 |
identifier_str_mv |
200702769 PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/1/SaraPRP_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/2/SaraPRP_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35164/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30f5074bc9bb9eba18f72fb507efd948 790b7a423e8460888bbe4dd7b06073b9 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117801006071808 |