A biblioteca escolar no processo de escolarização da leitura no contexto do Movimento Escola Nova: 1920-1940

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Vinicius Rodrigues Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LEPCF
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o lugar da biblioteca escolar no período de 1920 a 1940 em Minas Gerais. Metodologicamente utilizaram-se, dentre os métodos qualitativos, a análise histórica e as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Incluíram-se na documentação analisada leis, decretos, cartas, relatórios de diretoria e inspeção agrupados em livros e códices dentro do recorte cronológico acima citado. Procedeu-se à análise de artigos da Revista do Ensino que tinham como tema biblioteca escolar, leitura e livros. Buscou-se contextualizar o arco temporal de 1920 a 1940, de modo a compreender as movimentações importantes para a constituição do Estado brasileiro, destacando-se a instalação da República e as reformas urbanas e educacionais. Identificaram-se os enunciados que construíram um modelo escolar que conformava ideias modernas, republicanas e civilizatórias e que modificaram os tempos, espaços, práticas e métodos escolares sob a luz de teorias educacionais advindas do movimento escola nova. Analisou-se o ideal renovador pedagógico, a partir de sua constituição europeia e norte-americana e suas reverberações no Brasil. Procurou-se, a partir do olhar regionalista, demonstrar como foi a reação de Minas Gerais frente às ideias inovadoras e relata a experiência do Instituto João Pinheiro. Situou-se a reforma educacional de Francisco Campos e o escolanovismo católico, marcas distintivas de Minas Gerais frente ao movimento escola nova. Identificaram-se os discursos de Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Cecília Meireles, Armanda Álvaro Alberto, Lourenço Filho e outros, que ressignificaram livros, leitura e bibliotecas. Analisaram-se as assertivas que reestruturaram os seguintes aspectos: os modos de ler, a configuração do livro, sua presença nas escolas e a constituição de uma literatura infantil e de um mercado editorial. Apontaram-se os discursos dos educadores sobre a biblioteca escolar, sua importância e presença no contexto educativo e indicaram-se as experiências escolanovistas nas bibliotecas de São Paulo e Rio de Janeiro. Mapearam-se os dados sobre a existência de bibliotecas escolares no decorrer dos anos de 1933 a 1943 nos estados brasileiros, que permitem inferir que o aumento das bibliotecas liga-se às reformas educacionais e os discursos dos renovadores pedagógicos. Realizaram-se a contextualização e a análise das fontes mapeadas que oportunizaram produzir os seguintes resultados: a configuração e estruturação dos espaços dedicados à biblioteca escolar, a importância dos discursos de políticos e educadores mineiros, a presença destes espaços nas plantas dos grupos escolares, as normas disciplinares no ambiente, a questão da organização das bibliotecas escolares em termo de aquisição de materiais, projetos escolares, catalogação e políticas de empréstimos. Analisou-se a prescrição dos livros que comporiam os acervos e todo um campo discursivo que o conformava aos valores morais e sociais. Averiguou-se o papel e as atividades indicadas pelos educadores ao bibliotecário ou professor de biblioteca. Concluiu-se que houve um reposicionamento do lugar da biblioteca e que se conformou em suas práticas, tempos, espaços e acervos o imaginário republicano e modernista, a ascensão industrial, o higienismo e o ideal da escola nova.
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Buscou-se contextualizar o arco temporal de 1920 a 1940, de modo a compreender as movimentações importantes para a constituição do Estado brasileiro, destacando-se a instalação da República e as reformas urbanas e educacionais. Identificaram-se os enunciados que construíram um modelo escolar que conformava ideias modernas, republicanas e civilizatórias e que modificaram os tempos, espaços, práticas e métodos escolares sob a luz de teorias educacionais advindas do movimento escola nova. Analisou-se o ideal renovador pedagógico, a partir de sua constituição europeia e norte-americana e suas reverberações no Brasil. Procurou-se, a partir do olhar regionalista, demonstrar como foi a reação de Minas Gerais frente às ideias inovadoras e relata a experiência do Instituto João Pinheiro. Situou-se a reforma educacional de Francisco Campos e o escolanovismo católico, marcas distintivas de Minas Gerais frente ao movimento escola nova. 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Realizaram-se a contextualização e a análise das fontes mapeadas que oportunizaram produzir os seguintes resultados: a configuração e estruturação dos espaços dedicados à biblioteca escolar, a importância dos discursos de políticos e educadores mineiros, a presença destes espaços nas plantas dos grupos escolares, as normas disciplinares no ambiente, a questão da organização das bibliotecas escolares em termo de aquisição de materiais, projetos escolares, catalogação e políticas de empréstimos. Analisou-se a prescrição dos livros que comporiam os acervos e todo um campo discursivo que o conformava aos valores morais e sociais. Averiguou-se o papel e as atividades indicadas pelos educadores ao bibliotecário ou professor de biblioteca. Concluiu-se que houve um reposicionamento do lugar da biblioteca e que se conformou em suas práticas, tempos, espaços e acervos o imaginário republicano e modernista, a ascensão industrial, o higienismo e o ideal da escola nova.This dissertation aims to investigate the place of the school library in the period 1920-1940 in Minas Gerais . Methodologically it was used, among the qualitative methods, historical analysis and techniques of documentary and bibliographic research. It was included in the documentation reviewed: laws, enactments , letters , reports of school board inspection grouped in books and codices within the chronological cut mentioned above . It was made an analysis of the journal articles that had the themes "Library or "reading books" . We attempted to contextualize the temporal arc from 1920 to 1940, in order to understand the importance for the formation of the Brazilian state, especially the installation of the Republic, also the urban and educational reforms. We identified the statements that built a school model that conformed modern, republican and civilizing ideas and changed the times , spaces , school practices and methods in the light of educational theories arising from the movement " Progressive Education" . We analyzed the ideal pedagogical renovator from their European and American constitution and its reverberations in Brazil . We attempted, from the regionalist point of view , demonstrate how was Minas Gerais' reaction facing innovative ideas and reports the experience of the Institute João Pinheiro . We situated the educational reform of Francisco Campos and Catholic progressive education, hallmarks of Minas Gerais in face of Progressive Education movement. We identified the discourses of Fernando de Azevedo Teixeira, Cecilia Meireles , Armanda Álvaro Alberto Lourenço Filho and others who reframed books , reading and libraries . We analyzed the statements that have reshaped the following aspects: the modes of reading, the setting of the book , their presence in schools and the establishment of children's literature and a publishing market . We pointed up the discourses of educators on the school library, its importance and presence in the educational context and showed up at the Progressive Education School experiences of São Paulo and Rio de Janeiro libraries. We mapped the data on the existence of school libraries over the years 1933 to 1943 in the Brazilian states, which allow us to infer that the increase in the number of libraries is linked to educational reforms and to discourses of educational reformers. We made the contextualization and analysis of mapped sources to produce the following results: the configuration and structuring dedicated to the school library spaces, the importance of the speeches of politicians and educators from the state of Minas Gerais , the presence of these spaces in plants of school groups , standards in disciplinary environment, the matter of the organization of school libraries in terms of materials acquisition, school projects , cataloging and lending policies . We analyzed the requirement of the books that would compose the collections and a whole discursive field that would agree to moral and social values. We also examined the role and activities indicated by the educators to librarians or Library Teachers." It was concluded that there was a repositioning of the library place and that it has complied in their practices , time, space and collections with the Republican imagery and modernist, industrial rise , the hygienist and the ideal of the "Progressive Education".Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscola nova BrasilCiência da informaçãoEscola nova Minas GeraisBibliotecas escolares BrasilMinas GeraisEscola novaBiblioteca escolarEscolaRepublicaA biblioteca escolar no processo de escolarização da leitura no contexto do Movimento Escola Nova: 1920-1940info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcus_vinicius_rodrigues_martins___a_biblioteca_escolar_no_.pdfapplication/pdf3227464https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LEPCF/1/marcus_vinicius_rodrigues_martins___a_biblioteca_escolar_no_.pdfca24d941bbaceb8f93b835709f8d596dMD51TEXTmarcus_vinicius_rodrigues_martins___a_biblioteca_escolar_no_.pdf.txtmarcus_vinicius_rodrigues_martins___a_biblioteca_escolar_no_.pdf.txtExtracted texttext/plain341746https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LEPCF/2/marcus_vinicius_rodrigues_martins___a_biblioteca_escolar_no_.pdf.txtdec2d39ebf6d62d6e9d7d2878adfbf1cMD521843/BUOS-9LEPCF2019-11-14 20:15:05.646oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LEPCFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:15:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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