Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiene Adriana da Silva Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW7MEQ
Resumo: Este trabalho analisou as Representações Sociais presentes nas práticas artísticas e pedagógicas de professores que atuam em escolas do campo. Compreendemos as práticas artísticas como formas de criação, fruição e reflexão da arte presentes nos processos educativos. Tais práticas carregam historicidade, intencionalidade e resistência presentes nos processos de luta pela Educação do Campo. Buscamos analisar os processos de construção e reelaboração das Representações Sociais dos professores do campo, egressos do curso de Licenciatura da FaE/UFMG, sobre as práticas artísticas presentes em suas práticas pedagógicas. Este estudo teve como referencial a Teoria das Representações Sociais (TRS), que analisa as formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos a partir de uma abordagem psicossocial. Utilizamos também o referencial epistemológico do Materialismo Histórico Dialético a fim de compreendermos os processos educativos sob a dimensão concreta e histórica das lutas dos Movimentos Sociais do Campo. Empregamos o conceito de Educação Transformadora para analisar a prática pedagógica no contexto de construção de um projeto de campo e de sociedade. Partimos de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como procedimentos de coleta de dados entrevistas narrativas e observação das práticas pedagógicas de dois professores do Campo: Camila e Lucas. A análise dos dados foi realizada a partir da reconstrução das trajetórias destes sujeitos prototípicos, levando-se em conta a análise do movimento das Representações Sociais a partir das categorias: (I) práticas pedagógicas, (II) práticas artísticas, (III) formação, (IV) Educação do Campo, (V) mística, (VI) Educação transformadora e (VII) Materialismo histórico dialético. Tal movimento também foi analisado a partir do software Iramuteq que permitiu a compreensão das objetivações e ancoragens e do conteúdo léxico das representações sociais. Tais análises evidenciaram que o processo de reelaboração das Representações Sociais dos sujeitos tem se dado a partir da inserção na docência, momento causador de mudanças que movimentam as suas representações sobre as práticas artísticas, que passam a ser vistas como mecanismos pedagógicos de luta por uma Educação transformadora e pelo fortalecimento da identidade campesina. Notamos que a presença das práticas artísticas nas práticas pedagógicas dos sujeitos tem possibilitado a estes desenvolver processos formativos na disciplina de Língua Portuguesa, como formação interdisciplinar, o que revela a importância da formação por área do conhecimento: Língua, arte e literatura, no processo de superação da compartimentalização das disciplinas escolares. Dado o momento atual de expansão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, destaca-se a importância de produzir análises sobre a relação entre formação e práticas destes professores do Campo.
id UFMG_fd2401435144817f55a1790412f5561a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AW7MEQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Isabel Antunes RochaAracy Alves Martins EvangelistaMaria de Fatima Almeida MartinsGeraldo Márcio Alves dos SantosSônia Maria RosenoClarilza Prado de SousaCristiene Adriana da Silva Carvalho2019-08-14T05:20:11Z2019-08-14T05:20:11Z2017-12-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW7MEQEste trabalho analisou as Representações Sociais presentes nas práticas artísticas e pedagógicas de professores que atuam em escolas do campo. Compreendemos as práticas artísticas como formas de criação, fruição e reflexão da arte presentes nos processos educativos. Tais práticas carregam historicidade, intencionalidade e resistência presentes nos processos de luta pela Educação do Campo. Buscamos analisar os processos de construção e reelaboração das Representações Sociais dos professores do campo, egressos do curso de Licenciatura da FaE/UFMG, sobre as práticas artísticas presentes em suas práticas pedagógicas. Este estudo teve como referencial a Teoria das Representações Sociais (TRS), que analisa as formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos a partir de uma abordagem psicossocial. Utilizamos também o referencial epistemológico do Materialismo Histórico Dialético a fim de compreendermos os processos educativos sob a dimensão concreta e histórica das lutas dos Movimentos Sociais do Campo. Empregamos o conceito de Educação Transformadora para analisar a prática pedagógica no contexto de construção de um projeto de campo e de sociedade. Partimos de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como procedimentos de coleta de dados entrevistas narrativas e observação das práticas pedagógicas de dois professores do Campo: Camila e Lucas. A análise dos dados foi realizada a partir da reconstrução das trajetórias destes sujeitos prototípicos, levando-se em conta a análise do movimento das Representações Sociais a partir das categorias: (I) práticas pedagógicas, (II) práticas artísticas, (III) formação, (IV) Educação do Campo, (V) mística, (VI) Educação transformadora e (VII) Materialismo histórico dialético. Tal movimento também foi analisado a partir do software Iramuteq que permitiu a compreensão das objetivações e ancoragens e do conteúdo léxico das representações sociais. Tais análises evidenciaram que o processo de reelaboração das Representações Sociais dos sujeitos tem se dado a partir da inserção na docência, momento causador de mudanças que movimentam as suas representações sobre as práticas artísticas, que passam a ser vistas como mecanismos pedagógicos de luta por uma Educação transformadora e pelo fortalecimento da identidade campesina. Notamos que a presença das práticas artísticas nas práticas pedagógicas dos sujeitos tem possibilitado a estes desenvolver processos formativos na disciplina de Língua Portuguesa, como formação interdisciplinar, o que revela a importância da formação por área do conhecimento: Língua, arte e literatura, no processo de superação da compartimentalização das disciplinas escolares. Dado o momento atual de expansão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, destaca-se a importância de produzir análises sobre a relação entre formação e práticas destes professores do Campo.Ce travail a analysé les représentations sociales présentes dans les pratiques artistiques et pédagogiques de professeurs travaillant dans des écoles de la campagne. Nous comprenons les pratiques artistiques comme des formes de création, de jouissance et de réflexion de lart présentes dans les processus éducatifs. Ces pratiques sont chargées dhistoricité, dintentionalité et de résistance présentes dans les processus de lutte pour lÉducation de la Campagne. Nous avons cherché à analyser les processus de construction et de réélaboration des représentations sociales des professeurs de la campagne, issus du cours de licence de la FaE/UFMG, sur les pratiques artistiques présentes dans leurs pratiques pédagogiques. Cette étude a eu pour référentiel la Théorie des Représentations Sociales (TRS), qui analyse les manières de penser, de sentir et dagir des sujets à partir dune approche psychosociale. Nous avons également utilisé le référentiel épistémologique du Matérialisme Historique Dialectique afin de comprendre les processus éducatifs sous la dimension concrète et historique des luttes des mouvements sociaux de la Campagne. Nous avons employé le concept dÉducation Transformatrice pour analyser leur pratique pédagogique dans le contexte de construction dun projet de campagne et de société. Pour ce faire, nous sommes partis dune approche méthodologique qualitative utilisant comme procédé de collecte de données des interviews narratives et lobservation des pratiques pédagogiques de deux professeurs de la Campagne : Camila et Lucas. Lanalyse des données a été réalisée à partir de la reconstruction des trajectoires de ces sujets prototypiques, en prenant en considération lanalyse du mouvement des représentations sociales à partir des catégories : (I) pratiques pédagogiques, (II) pratiques artistiques, (III), formation, (IV) Éducation de la Campagne, (V) mystique, (VI) Éducation transformatrice et (VII) Matérialisme historique dialectique. Ce mouvement a aussi été analysé à partir du logiciel Iramuteq, qui a permis la compréhension des objectivations, des ancrages et du contenu lexique des représentations sociales. Ces analyses ont mis en évidence que le processus de réélaboration des représentations sociales des sujets a lieu à partir de leur insertion dans lenseignement, moment engendrant des changements qui meuvent leurs représentations sur les pratiques artistiques, qui commencent à être vues comme des mécanismes pédagogiques de lutte pour une Éducation transformatrice et pour le renforcement de lidentité paysanne. Nous avons remarqué que la présence des pratiques artistiques dans les pratiques pédagogiques des sujets leur permet de développer des processus formatifs dans la discipline de langue portugaise comme formation interdisciplinaire, ce qui révèle limportance de la formation par champ de la connaissance : Langue, art et littérature, dans le processus de surmonter le cloisonnement des disciplines scolaires. Étant donné le moment actuel dexpansion des cours de licence en Éducation de la Campagne au Brésil, il est à souligner limportance de produire des analyses sur la relation entre la formation et les pratiques de ces professeurs de la Campagne.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoArte Aspectos sociaisProfessores FormaçãoEducação ruralRepresentações sociaisEscolas ruraisMovimentos sociaisPráticas artísticasRepresentações sociaisEducação do campoPráticas pedagógicasRepresentações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdfapplication/pdf4860392https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW7MEQ/1/tese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdfbe792dcfa72dcec236f44ddc57ad4bb8MD51TEXTtese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdf.txttese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain798389https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW7MEQ/2/tese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdf.txt24554c8f53feaeb458d3ae741d923b7dMD521843/BUBD-AW7MEQ2019-11-14 17:17:53.464oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AW7MEQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:17:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
title Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
spellingShingle Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
Cristiene Adriana da Silva Carvalho
Práticas artísticas
Representações sociais
Educação do campo
Práticas pedagógicas
Educação
Arte Aspectos sociais
Professores Formação
Educação rural
Representações sociais
Escolas rurais
Movimentos sociais
title_short Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
title_full Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
title_fullStr Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
title_full_unstemmed Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
title_sort Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
author Cristiene Adriana da Silva Carvalho
author_facet Cristiene Adriana da Silva Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Isabel Antunes Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria de Fatima Almeida Martins
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Geraldo Márcio Alves dos Santos
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sônia Maria Roseno
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Clarilza Prado de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiene Adriana da Silva Carvalho
contributor_str_mv Maria Isabel Antunes Rocha
Aracy Alves Martins Evangelista
Maria de Fatima Almeida Martins
Geraldo Márcio Alves dos Santos
Sônia Maria Roseno
Clarilza Prado de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas artísticas
Representações sociais
Educação do campo
Práticas pedagógicas
topic Práticas artísticas
Representações sociais
Educação do campo
Práticas pedagógicas
Educação
Arte Aspectos sociais
Professores Formação
Educação rural
Representações sociais
Escolas rurais
Movimentos sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Arte Aspectos sociais
Professores Formação
Educação rural
Representações sociais
Escolas rurais
Movimentos sociais
description Este trabalho analisou as Representações Sociais presentes nas práticas artísticas e pedagógicas de professores que atuam em escolas do campo. Compreendemos as práticas artísticas como formas de criação, fruição e reflexão da arte presentes nos processos educativos. Tais práticas carregam historicidade, intencionalidade e resistência presentes nos processos de luta pela Educação do Campo. Buscamos analisar os processos de construção e reelaboração das Representações Sociais dos professores do campo, egressos do curso de Licenciatura da FaE/UFMG, sobre as práticas artísticas presentes em suas práticas pedagógicas. Este estudo teve como referencial a Teoria das Representações Sociais (TRS), que analisa as formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos a partir de uma abordagem psicossocial. Utilizamos também o referencial epistemológico do Materialismo Histórico Dialético a fim de compreendermos os processos educativos sob a dimensão concreta e histórica das lutas dos Movimentos Sociais do Campo. Empregamos o conceito de Educação Transformadora para analisar a prática pedagógica no contexto de construção de um projeto de campo e de sociedade. Partimos de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como procedimentos de coleta de dados entrevistas narrativas e observação das práticas pedagógicas de dois professores do Campo: Camila e Lucas. A análise dos dados foi realizada a partir da reconstrução das trajetórias destes sujeitos prototípicos, levando-se em conta a análise do movimento das Representações Sociais a partir das categorias: (I) práticas pedagógicas, (II) práticas artísticas, (III) formação, (IV) Educação do Campo, (V) mística, (VI) Educação transformadora e (VII) Materialismo histórico dialético. Tal movimento também foi analisado a partir do software Iramuteq que permitiu a compreensão das objetivações e ancoragens e do conteúdo léxico das representações sociais. Tais análises evidenciaram que o processo de reelaboração das Representações Sociais dos sujeitos tem se dado a partir da inserção na docência, momento causador de mudanças que movimentam as suas representações sobre as práticas artísticas, que passam a ser vistas como mecanismos pedagógicos de luta por uma Educação transformadora e pelo fortalecimento da identidade campesina. Notamos que a presença das práticas artísticas nas práticas pedagógicas dos sujeitos tem possibilitado a estes desenvolver processos formativos na disciplina de Língua Portuguesa, como formação interdisciplinar, o que revela a importância da formação por área do conhecimento: Língua, arte e literatura, no processo de superação da compartimentalização das disciplinas escolares. Dado o momento atual de expansão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, destaca-se a importância de produzir análises sobre a relação entre formação e práticas destes professores do Campo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:20:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:20:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW7MEQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW7MEQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW7MEQ/1/tese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW7MEQ/2/tese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv be792dcfa72dcec236f44ddc57ad4bb8
24554c8f53feaeb458d3ae741d923b7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589199682600960