Como elaborar uma estratégia para empoderar pacientes com Diabetes Mellitus?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39725 |
Resumo: | O tratamento do Diabetes Mellitus (DM) exige atendimento clínico contínuo, permanente educação para autocuidado e apoio para evitar complicações a longo prazo. No controle do DM, os pacientes desempenham um papel fundamental, visto que suas escolhas no cuidado têm maior impacto sobre os seus resultados que as decisões tomadas por profissionais de saúde. Neste contexto, é fundamental a adoção de práticas educativas e motivacionais, como o empoderamento, para que o paciente com DM possa gerenciar de forma efetiva o seu tratamento. O empoderamento trata-se de um processo educacional para autocuidado no qual os indivíduos adquirem conhecimentos, melhoram sua autonomia e aumentam suas responsabilidades, o que permite obter o poder para tomar decisões sobre sua saúde. Estudos baseados em empoderamento no DM demonstram que as intervenções promovem maior conhecimento sobre DM, benefícios no autocuidado e melhora em parâmetros clínicos. |
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