Como elaborar uma estratégia para empoderar pacientes com Diabetes Mellitus?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica Azevedo de Aquino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cristina Sanches Giraud, Cláudia di Lorenzo Oliveira, Mariana Linhares Pereira, André Oliveira Baldoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39725
Resumo: O tratamento do Diabetes Mellitus (DM) exige atendimento clínico contínuo, permanente educação para autocuidado e apoio para evitar complicações a longo prazo. No controle do DM, os pacientes desempenham um papel fundamental, visto que suas escolhas no cuidado têm maior impacto sobre os seus resultados que as decisões tomadas por profissionais de saúde. Neste contexto, é fundamental a adoção de práticas educativas e motivacionais, como o empoderamento, para que o paciente com DM possa gerenciar de forma efetiva o seu tratamento. O empoderamento trata-se de um processo educacional para autocuidado no qual os indivíduos adquirem conhecimentos, melhoram sua autonomia e aumentam suas responsabilidades, o que permite obter o poder para tomar decisões sobre sua saúde. Estudos baseados em empoderamento no DM demonstram que as intervenções promovem maior conhecimento sobre DM, benefícios no autocuidado e melhora em parâmetros clínicos.
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