O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mauricio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339
Resumo: O discurso da performatividade é caracterizado pelo uso dos dados dos exames externos que influenciam as políticas educacionais brasileiras desde os anos 2000. Neste texto, é analisado como esse discurso pauta a política de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) no período de 2005 a 2017. Por meio da análise do discurso de documentos produzidos por essa secretaria, observou-se que o foco da formação continuada é a melhoria no desempenho e das metas de indicadores externos. Concomitantemente à análise documental, realizou-se o levantamento do desempenho dos estudantes dessa rede, na Prova Brasil, durante esse período. Concluiu-se que não existe uma relação direta entre a formação continuada oferecida pela SMESP e a melhoria (ou não) no desempenho dos estudantes; porém, evidencia-se que essa formação reproduz o discurso da performatividade em oposição à valorização do profissional reflexivo, dos contextos escolares e da formação humana.
id UFMS-2_00bd912f6eec4f2754a33ba53743c3bf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15339
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São PauloO discurso da performatividade é caracterizado pelo uso dos dados dos exames externos que influenciam as políticas educacionais brasileiras desde os anos 2000. Neste texto, é analisado como esse discurso pauta a política de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) no período de 2005 a 2017. Por meio da análise do discurso de documentos produzidos por essa secretaria, observou-se que o foco da formação continuada é a melhoria no desempenho e das metas de indicadores externos. Concomitantemente à análise documental, realizou-se o levantamento do desempenho dos estudantes dessa rede, na Prova Brasil, durante esse período. Concluiu-se que não existe uma relação direta entre a formação continuada oferecida pela SMESP e a melhoria (ou não) no desempenho dos estudantes; porém, evidencia-se que essa formação reproduz o discurso da performatividade em oposição à valorização do profissional reflexivo, dos contextos escolares e da formação humana.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1533910.55028/pdres.v10i23.15339Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 41-582358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339/12369Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Mauricio2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15339Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
spellingShingle O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Sousa, Mauricio
title_short O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_full O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_fullStr O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_full_unstemmed O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_sort O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
author Sousa, Mauricio
author_facet Sousa, Mauricio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mauricio
description O discurso da performatividade é caracterizado pelo uso dos dados dos exames externos que influenciam as políticas educacionais brasileiras desde os anos 2000. Neste texto, é analisado como esse discurso pauta a política de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) no período de 2005 a 2017. Por meio da análise do discurso de documentos produzidos por essa secretaria, observou-se que o foco da formação continuada é a melhoria no desempenho e das metas de indicadores externos. Concomitantemente à análise documental, realizou-se o levantamento do desempenho dos estudantes dessa rede, na Prova Brasil, durante esse período. Concluiu-se que não existe uma relação direta entre a formação continuada oferecida pela SMESP e a melhoria (ou não) no desempenho dos estudantes; porém, evidencia-se que essa formação reproduz o discurso da performatividade em oposição à valorização do profissional reflexivo, dos contextos escolares e da formação humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339
10.55028/pdres.v10i23.15339
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i23.15339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339/12369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 41-58
2358-1840
10.55028/pdres.v10i22
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247307898880