O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339 |
Resumo: | O discurso da performatividade é caracterizado pelo uso dos dados dos exames externos que influenciam as políticas educacionais brasileiras desde os anos 2000. Neste texto, é analisado como esse discurso pauta a política de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) no período de 2005 a 2017. Por meio da análise do discurso de documentos produzidos por essa secretaria, observou-se que o foco da formação continuada é a melhoria no desempenho e das metas de indicadores externos. Concomitantemente à análise documental, realizou-se o levantamento do desempenho dos estudantes dessa rede, na Prova Brasil, durante esse período. Concluiu-se que não existe uma relação direta entre a formação continuada oferecida pela SMESP e a melhoria (ou não) no desempenho dos estudantes; porém, evidencia-se que essa formação reproduz o discurso da performatividade em oposição à valorização do profissional reflexivo, dos contextos escolares e da formação humana. |
id |
UFMS-2_00bd912f6eec4f2754a33ba53743c3bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15339 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São PauloO discurso da performatividade é caracterizado pelo uso dos dados dos exames externos que influenciam as políticas educacionais brasileiras desde os anos 2000. Neste texto, é analisado como esse discurso pauta a política de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) no período de 2005 a 2017. Por meio da análise do discurso de documentos produzidos por essa secretaria, observou-se que o foco da formação continuada é a melhoria no desempenho e das metas de indicadores externos. Concomitantemente à análise documental, realizou-se o levantamento do desempenho dos estudantes dessa rede, na Prova Brasil, durante esse período. Concluiu-se que não existe uma relação direta entre a formação continuada oferecida pela SMESP e a melhoria (ou não) no desempenho dos estudantes; porém, evidencia-se que essa formação reproduz o discurso da performatividade em oposição à valorização do profissional reflexivo, dos contextos escolares e da formação humana.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1533910.55028/pdres.v10i23.15339Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 41-582358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339/12369Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Mauricio2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15339Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
spellingShingle |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo Sousa, Mauricio |
title_short |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_full |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_fullStr |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_sort |
O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
author |
Sousa, Mauricio |
author_facet |
Sousa, Mauricio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Mauricio |
description |
O discurso da performatividade é caracterizado pelo uso dos dados dos exames externos que influenciam as políticas educacionais brasileiras desde os anos 2000. Neste texto, é analisado como esse discurso pauta a política de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) no período de 2005 a 2017. Por meio da análise do discurso de documentos produzidos por essa secretaria, observou-se que o foco da formação continuada é a melhoria no desempenho e das metas de indicadores externos. Concomitantemente à análise documental, realizou-se o levantamento do desempenho dos estudantes dessa rede, na Prova Brasil, durante esse período. Concluiu-se que não existe uma relação direta entre a formação continuada oferecida pela SMESP e a melhoria (ou não) no desempenho dos estudantes; porém, evidencia-se que essa formação reproduz o discurso da performatividade em oposição à valorização do profissional reflexivo, dos contextos escolares e da formação humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339 10.55028/pdres.v10i23.15339 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i23.15339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15339/12369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 41-58 2358-1840 10.55028/pdres.v10i22 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247307898880 |