As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecido Galindo, Vinicius
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garbin Tenório , Jederson, Aragão Ronsó da Costa Lima, Jean
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865
Resumo: Este trabalho tem como finalidade analisar os jogos como ferramenta no ensino das lutas nas aulas de Educação Física (EF). Diante da defasagem que se percebe desse conteúdo em boa parte das escolas brasileiras, acredita-se ser importante redimensionar o papel da luta como parte da própria cultura. A inserção das lutas no contexto escolar é fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico e documental, por meio de uma pesquisa qualitativa. Considera-se que as lutas devem ter uma aproximação com a prática da EF escolar podendo contribuir com uma visão renovada, além de apresentar aos alunos os conteúdos e os modos de abordar as lutas, por meio da ludicidade necessária para cada etapa de ensino.
id UFMS-2_1ae6e6870fb92dac186848cbad1d107e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/11865
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?Este trabalho tem como finalidade analisar os jogos como ferramenta no ensino das lutas nas aulas de Educação Física (EF). Diante da defasagem que se percebe desse conteúdo em boa parte das escolas brasileiras, acredita-se ser importante redimensionar o papel da luta como parte da própria cultura. A inserção das lutas no contexto escolar é fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico e documental, por meio de uma pesquisa qualitativa. Considera-se que as lutas devem ter uma aproximação com a prática da EF escolar podendo contribuir com uma visão renovada, além de apresentar aos alunos os conteúdos e os modos de abordar as lutas, por meio da ludicidade necessária para cada etapa de ensino.Editora UFMS2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1186510.55028/pdres.v8i18.11865Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 230-2522358-184010.55028/pdres.v8i18reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865/9966Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecido Galindo, ViniciusGarbin Tenório , JedersonAragão Ronsó da Costa Lima, Jean2023-08-19T03:54:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/11865Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
title As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
spellingShingle As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
Aparecido Galindo, Vinicius
title_short As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
title_full As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
title_fullStr As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
title_full_unstemmed As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
title_sort As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
author Aparecido Galindo, Vinicius
author_facet Aparecido Galindo, Vinicius
Garbin Tenório , Jederson
Aragão Ronsó da Costa Lima, Jean
author_role author
author2 Garbin Tenório , Jederson
Aragão Ronsó da Costa Lima, Jean
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecido Galindo, Vinicius
Garbin Tenório , Jederson
Aragão Ronsó da Costa Lima, Jean
description Este trabalho tem como finalidade analisar os jogos como ferramenta no ensino das lutas nas aulas de Educação Física (EF). Diante da defasagem que se percebe desse conteúdo em boa parte das escolas brasileiras, acredita-se ser importante redimensionar o papel da luta como parte da própria cultura. A inserção das lutas no contexto escolar é fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico e documental, por meio de uma pesquisa qualitativa. Considera-se que as lutas devem ter uma aproximação com a prática da EF escolar podendo contribuir com uma visão renovada, além de apresentar aos alunos os conteúdos e os modos de abordar as lutas, por meio da ludicidade necessária para cada etapa de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865
10.55028/pdres.v8i18.11865
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i18.11865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865/9966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 230-252
2358-1840
10.55028/pdres.v8i18
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246776270848