As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade analisar os jogos como ferramenta no ensino das lutas nas aulas de Educação Física (EF). Diante da defasagem que se percebe desse conteúdo em boa parte das escolas brasileiras, acredita-se ser importante redimensionar o papel da luta como parte da própria cultura. A inserção das lutas no contexto escolar é fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico e documental, por meio de uma pesquisa qualitativa. Considera-se que as lutas devem ter uma aproximação com a prática da EF escolar podendo contribuir com uma visão renovada, além de apresentar aos alunos os conteúdos e os modos de abordar as lutas, por meio da ludicidade necessária para cada etapa de ensino. |
id |
UFMS-2_1ae6e6870fb92dac186848cbad1d107e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/11865 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe?Este trabalho tem como finalidade analisar os jogos como ferramenta no ensino das lutas nas aulas de Educação Física (EF). Diante da defasagem que se percebe desse conteúdo em boa parte das escolas brasileiras, acredita-se ser importante redimensionar o papel da luta como parte da própria cultura. A inserção das lutas no contexto escolar é fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico e documental, por meio de uma pesquisa qualitativa. Considera-se que as lutas devem ter uma aproximação com a prática da EF escolar podendo contribuir com uma visão renovada, além de apresentar aos alunos os conteúdos e os modos de abordar as lutas, por meio da ludicidade necessária para cada etapa de ensino.Editora UFMS2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1186510.55028/pdres.v8i18.11865Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 230-2522358-184010.55028/pdres.v8i18reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865/9966Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecido Galindo, ViniciusGarbin Tenório , JedersonAragão Ronsó da Costa Lima, Jean2023-08-19T03:54:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/11865Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? |
title |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? |
spellingShingle |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? Aparecido Galindo, Vinicius |
title_short |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? |
title_full |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? |
title_fullStr |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? |
title_full_unstemmed |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? |
title_sort |
As lutas nas aulas de Educação Física: o que este contexto escolar nos propõe? |
author |
Aparecido Galindo, Vinicius |
author_facet |
Aparecido Galindo, Vinicius Garbin Tenório , Jederson Aragão Ronsó da Costa Lima, Jean |
author_role |
author |
author2 |
Garbin Tenório , Jederson Aragão Ronsó da Costa Lima, Jean |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecido Galindo, Vinicius Garbin Tenório , Jederson Aragão Ronsó da Costa Lima, Jean |
description |
Este trabalho tem como finalidade analisar os jogos como ferramenta no ensino das lutas nas aulas de Educação Física (EF). Diante da defasagem que se percebe desse conteúdo em boa parte das escolas brasileiras, acredita-se ser importante redimensionar o papel da luta como parte da própria cultura. A inserção das lutas no contexto escolar é fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico e documental, por meio de uma pesquisa qualitativa. Considera-se que as lutas devem ter uma aproximação com a prática da EF escolar podendo contribuir com uma visão renovada, além de apresentar aos alunos os conteúdos e os modos de abordar as lutas, por meio da ludicidade necessária para cada etapa de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865 10.55028/pdres.v8i18.11865 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i18.11865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11865/9966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 230-252 2358-1840 10.55028/pdres.v8i18 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246776270848 |