FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14 |
Resumo: | Almejando identificar a formação inicial de professores no âmbito do ensino superior, este estudo tem a intencionalidade de delinear as interfaces entre as áreas de Educação e Educação Especial. Tal delineamento proporcionará que seja concretizada uma análise dos cursos de licenciatura no tocante a identificar, refletir e cotejar a articulação da disciplina de Educação Especial nas matrizes curriculares. Para tanto, este estudo tem como objetivo timoneiro estudar a articulação com um enfoque interdisciplinar da disciplina de Educação Especial nos cursos de Educação Física e Pedagogia perpassando pelo estudo do Projeto Pedagógico de Curso como mediador do processo e, também, a reflexão das matrizes curriculares e do estágio supervisionado desses cursos para o processo de inclusão escolar. Com isso, como método este estudo acolhe o tipo descritivo postulado por Gil (2002) como forma de estudar a materialização desta articulação in locus na Universidade Federal da Grande Dourados, como forma de apontar os avanços, retrocessos e dilemas da formação inicial de professores nesta instituição de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, este estudo configura-se como um estudo de caso (ANDRÉ, 2008) na qual se almeja aprofundar na interação entre a formação de professores e o processo de inclusão escolar com foco na disciplina de Educação Especial. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINARAlmejando identificar a formação inicial de professores no âmbito do ensino superior, este estudo tem a intencionalidade de delinear as interfaces entre as áreas de Educação e Educação Especial. Tal delineamento proporcionará que seja concretizada uma análise dos cursos de licenciatura no tocante a identificar, refletir e cotejar a articulação da disciplina de Educação Especial nas matrizes curriculares. Para tanto, este estudo tem como objetivo timoneiro estudar a articulação com um enfoque interdisciplinar da disciplina de Educação Especial nos cursos de Educação Física e Pedagogia perpassando pelo estudo do Projeto Pedagógico de Curso como mediador do processo e, também, a reflexão das matrizes curriculares e do estágio supervisionado desses cursos para o processo de inclusão escolar. Com isso, como método este estudo acolhe o tipo descritivo postulado por Gil (2002) como forma de estudar a materialização desta articulação in locus na Universidade Federal da Grande Dourados, como forma de apontar os avanços, retrocessos e dilemas da formação inicial de professores nesta instituição de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, este estudo configura-se como um estudo de caso (ANDRÉ, 2008) na qual se almeja aprofundar na interação entre a formação de professores e o processo de inclusão escolar com foco na disciplina de Educação Especial.Editora UFMS2014-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 1 (2014); 21-332358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14/3Souza, Calixto Júnior deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:41:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/14Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:41:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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