Formação EAD de pensamento computacional para professores do ensino fundamental com enfoque prático e interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Gustavo Lima do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52156
Resumo: O mundo globalizado vem, de maneira geral, precisando de profissionais cada vez mais preparados para solucionar problemas de maneira inovadora e empreendedora, envolvendo várias áreas do conhecimento. Essa necessidade tem provocado debates no mundo, sobre qual é a melhor maneira de se constituir uma educação capaz de preparar os cidadãos para atuarem nesse contexto. Um dos temas destacados nesses debates é o Pensamento Computacional. O modelo educacional brasileiro, em linhas gerais, se mostra incapaz de formar esse tipo de profissional. Os educadores da atualidade, que são os responsáveis por garantir esse tipo de formação, não foram formados nessa perspectiva e, portanto, não têm vivenciado práticas inovadoras com o Pensamento Computacional que permitam estimular a capacidade de resolução de problemas nos seus educandos. Nesse contexto se insere o Programa Norte-riograndense de Pensamento Computacional, que tem ajudado a mudar essa realidade ofertando cursos de formação continuada para educadores, em formatos presencial e remoto, com foco na práxis pedagógica, na aprendizagem ativa e na interdisciplinaridade. Mas diante das dimensões de um país como o Brasil e da urgente necessidade de formação docente em Pensamento Computacional, é necessário o aprimoramento dos cursos ofertados, visando levar esse tipo de formação para um número muito maior de educadores. Essa necessidade levanta o seguinte problema: como projetar uma formação de Pensamento Computacional, com foco na práxis pedagógica, na aprendizagem ativa e na interdisciplinaridade, a fim de proporcionar a transposição didática do conhecimento para um número muito maior de educadores? Em busca de uma solução para esse problema, a presente pesquisa visa aprimorar o modelo dos cursos de formação docente do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional, com o objetivo de validar um modelo de curso em formato EaD, ampliando a oferta de vagas. Para isso, foi feita uma revisão de literatura e uma análise de cursos existentes no contexto brasileiro que permitiram reunir as informações necessárias para a construção de uma nova proposta de curso. Essa nova proposta foi ofertada no ambiente Moodle, atendendo a aproximadamente 200 cursistas oriundos de 15 estados brasileiros, formados em diversas áreas do conhecimento. Ao longo do curso, foi observada uma boa evolução de grande parte dos cursistas no que consiste à aquisição de habilidades de Pensamento Computacional, uma vez que eles produziram diversos objetos de aprendizagem adaptados à sua área de atuação e, consequentemente, à realidade da sua sala de aula. Com esses resultados, o novo modelo de formação EaD se mostra como um impulsionador do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional, sendo capaz de levar a formação para um número muito maior de educadores, ao mesmo tempo que mantém a qualidade do trabalho que já vinha sendo feito nos outros formatos de curso.
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Essa necessidade tem provocado debates no mundo, sobre qual é a melhor maneira de se constituir uma educação capaz de preparar os cidadãos para atuarem nesse contexto. Um dos temas destacados nesses debates é o Pensamento Computacional. O modelo educacional brasileiro, em linhas gerais, se mostra incapaz de formar esse tipo de profissional. Os educadores da atualidade, que são os responsáveis por garantir esse tipo de formação, não foram formados nessa perspectiva e, portanto, não têm vivenciado práticas inovadoras com o Pensamento Computacional que permitam estimular a capacidade de resolução de problemas nos seus educandos. Nesse contexto se insere o Programa Norte-riograndense de Pensamento Computacional, que tem ajudado a mudar essa realidade ofertando cursos de formação continuada para educadores, em formatos presencial e remoto, com foco na práxis pedagógica, na aprendizagem ativa e na interdisciplinaridade. Mas diante das dimensões de um país como o Brasil e da urgente necessidade de formação docente em Pensamento Computacional, é necessário o aprimoramento dos cursos ofertados, visando levar esse tipo de formação para um número muito maior de educadores. Essa necessidade levanta o seguinte problema: como projetar uma formação de Pensamento Computacional, com foco na práxis pedagógica, na aprendizagem ativa e na interdisciplinaridade, a fim de proporcionar a transposição didática do conhecimento para um número muito maior de educadores? Em busca de uma solução para esse problema, a presente pesquisa visa aprimorar o modelo dos cursos de formação docente do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional, com o objetivo de validar um modelo de curso em formato EaD, ampliando a oferta de vagas. Para isso, foi feita uma revisão de literatura e uma análise de cursos existentes no contexto brasileiro que permitiram reunir as informações necessárias para a construção de uma nova proposta de curso. Essa nova proposta foi ofertada no ambiente Moodle, atendendo a aproximadamente 200 cursistas oriundos de 15 estados brasileiros, formados em diversas áreas do conhecimento. Ao longo do curso, foi observada uma boa evolução de grande parte dos cursistas no que consiste à aquisição de habilidades de Pensamento Computacional, uma vez que eles produziram diversos objetos de aprendizagem adaptados à sua área de atuação e, consequentemente, à realidade da sua sala de aula. Com esses resultados, o novo modelo de formação EaD se mostra como um impulsionador do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional, sendo capaz de levar a formação para um número muito maior de educadores, ao mesmo tempo que mantém a qualidade do trabalho que já vinha sendo feito nos outros formatos de curso.The globalized world is, in general, in need of professionals who are increasingly prepared to solve problems in an innovative and enterprising way, involving several areas of knowledge. This need has provoked debates in the world about what is the best way to constitute an education capable of preparing citizens to act in this context. One of the themes highlighted in these debates is Computational Thinking. The Brazilian educational model, in general terms, is incapable of forming this type of professional. Today's educators, who are responsible for ensuring this type of training, have not been trained in this perspective and, therefore, have not experienced innovative practices with Computational Thinking that allow stimulating problemsolving skills in their students. In this context, the Norte-rio-grandense Program of Computational Thinking is inserted, which has helped to change this reality by offering continuing education courses for educators, in face-to-face and remote formats, with a focus on pedagogical praxis, active learning and interdisciplinarity. But given the dimensions of a country like Brazil and the urgent need for teacher training in Computational Thinking, it is necessary to improve the courses offered, aiming to bring this type of training to a much larger number of educators. This need raises the following problem: how to design a training in Computational Thinking, with a focus on pedagogical praxis, active learning and interdisciplinarity, in order to provide the didactic transposition of knowledge to a much larger number of educators? In search of a solution to this problem, this research aims to improve the model of teacher training courses of the North Rio Grande Program of Computational Thinking, with the objective of validating a course model in EaD format, expanding the number of vacancies. For this, a literature review and an analysis of existing courses in the Brazilian context were carried out, which allowed gathering the necessary information for the construction of a new course proposal. This new proposal was offered in the Moodle environment, serving approximately 200 course participants from 15 Brazilian states, trained in different areas of knowledge. Throughout the course, a good evolution of most of the course participants was observed in terms of acquiring Computational Thinking skills, since they produced several learning objects adapted to their area of expertise and, consequently, to the reality of their classroom. With these results, the new EaD training model proves to be a driver of the North Rio Grande Program of Computational Thinking, being able to take training to a much larger number of educators, while maintaining the quality of the work that was already being done in other course formats.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPensamento computacionalEducação a distânciaFormação continuadaAprendizagem ativaFormação EAD de pensamento computacional para professores do ensino fundamental com enfoque prático e interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaoEADpensamento_Nascimento_2022.pdfapplication/pdf3690344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52156/1/FormacaoEADpensamento_Nascimento_2022.pdffdc8c6a92086cd9ba66e50daae0a283bMD51123456789/521562023-04-14 17:58:50.467oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52156Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-14T20:58:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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