Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Inês Petrucci
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544
Resumo: Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.
id UNICAMP-18_aed950a63b6ca6706cda209537b34629
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643544
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diásporaExperiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diásporaExperiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diásporaCurrículoFormação de professoresDisciplina escolarCultura escolarEducação CurriculumTeacher educationSchool subject School cultureCurrículoFormação de professoresDisciplina escolarCultura escolarEste artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 51-651980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544/29749Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria Inês Petrucci2022-08-11T13:14:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643544Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T13:14:13Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
title Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
spellingShingle Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
Rosa, Maria Inês Petrucci
Currículo
Formação de professores
Disciplina escolar
Cultura escolar
Educação
Curriculum
Teacher education
School subject
School culture
Currículo
Formação de professores
Disciplina escolar
Cultura escolar
title_short Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
title_full Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
title_fullStr Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
title_full_unstemmed Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
title_sort Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
author Rosa, Maria Inês Petrucci
author_facet Rosa, Maria Inês Petrucci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Inês Petrucci
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação de professores
Disciplina escolar
Cultura escolar
Educação
Curriculum
Teacher education
School subject
School culture
Currículo
Formação de professores
Disciplina escolar
Cultura escolar
topic Currículo
Formação de professores
Disciplina escolar
Cultura escolar
Educação
Curriculum
Teacher education
School subject
School culture
Currículo
Formação de professores
Disciplina escolar
Cultura escolar
description Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544/29749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65
Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185604337664