Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544 |
Resumo: | Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora. |
id |
UNICAMP-18_aed950a63b6ca6706cda209537b34629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643544 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diásporaExperiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diásporaExperiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diásporaCurrículoFormação de professoresDisciplina escolarCultura escolarEducação CurriculumTeacher educationSchool subject School cultureCurrículoFormação de professoresDisciplina escolarCultura escolarEste artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 51-651980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544/29749Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria Inês Petrucci2022-08-11T13:14:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643544Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T13:14:13Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora |
title |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora |
spellingShingle |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora Rosa, Maria Inês Petrucci Currículo Formação de professores Disciplina escolar Cultura escolar Educação Curriculum Teacher education School subject School culture Currículo Formação de professores Disciplina escolar Cultura escolar |
title_short |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora |
title_full |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora |
title_fullStr |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora |
title_full_unstemmed |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora |
title_sort |
Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora |
author |
Rosa, Maria Inês Petrucci |
author_facet |
Rosa, Maria Inês Petrucci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maria Inês Petrucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Formação de professores Disciplina escolar Cultura escolar Educação Curriculum Teacher education School subject School culture Currículo Formação de professores Disciplina escolar Cultura escolar |
topic |
Currículo Formação de professores Disciplina escolar Cultura escolar Educação Curriculum Teacher education School subject School culture Currículo Formação de professores Disciplina escolar Cultura escolar |
description |
Este artigo discute tensões presentes em práticas curriculares interdisciplinares entre professore(a)s da escola básica. A partir da metáfora do currículo disciplinar como loteamento de tempoespaços de experiências formativas, discutem-se alguns aspectos de duas investigações realizadas em contexto escolar. Tais pesquisas mostram potencialidades para uma ampliação discursiva sobre o currículo, levando à idéia de rompimento com a metáfora do loteamento e propondo a imagem da diáspora. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544/29749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65 Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 51-65 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185604337664 |