A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico sobre a importância da inserção do lúdico no processo de alfabetização de crianças, a fim de fomentar reflexões sobre os benefícios dessa prática no processo de construção da escrita. Tal investigação é fruto de reflexões realizadas durante o Curso de Especialização em Psicopedagogia e se justifica pela necessidade de propiciar à educadores discussões que contribuam para implementação, no planejamento escolar, de espaços e momentos de aprendizagens significativas, as quais sejam capazes de estabelecer relações sociais, afetivas e cognitivas na escola. Dessa maneira, a partir das reflexões aqui realizadas, pode-se concluir que atividades lúdicas, quando inseridas no planejamento escolar, favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural da criança. |
id |
UFMS-2_3144b33da20cf98b70ef361a58fdd775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/18638 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológicoO artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico sobre a importância da inserção do lúdico no processo de alfabetização de crianças, a fim de fomentar reflexões sobre os benefícios dessa prática no processo de construção da escrita. Tal investigação é fruto de reflexões realizadas durante o Curso de Especialização em Psicopedagogia e se justifica pela necessidade de propiciar à educadores discussões que contribuam para implementação, no planejamento escolar, de espaços e momentos de aprendizagens significativas, as quais sejam capazes de estabelecer relações sociais, afetivas e cognitivas na escola. Dessa maneira, a partir das reflexões aqui realizadas, pode-se concluir que atividades lúdicas, quando inseridas no planejamento escolar, favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural da criança.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1863810.55028/pdres.v10i25.18638Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 338-3502358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638/13312Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Pacheco de Souza, JanaínaMolhano Gonçalves, Daniele Lima , Ezer Wellington Gomes2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18638Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico |
title |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico |
spellingShingle |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico Moreira Pacheco de Souza, Janaína |
title_short |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico |
title_full |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico |
title_fullStr |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico |
title_full_unstemmed |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico |
title_sort |
A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico |
author |
Moreira Pacheco de Souza, Janaína |
author_facet |
Moreira Pacheco de Souza, Janaína Molhano Gonçalves, Daniele Lima , Ezer Wellington Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Molhano Gonçalves, Daniele Lima , Ezer Wellington Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Pacheco de Souza, Janaína Molhano Gonçalves, Daniele Lima , Ezer Wellington Gomes |
description |
O artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico sobre a importância da inserção do lúdico no processo de alfabetização de crianças, a fim de fomentar reflexões sobre os benefícios dessa prática no processo de construção da escrita. Tal investigação é fruto de reflexões realizadas durante o Curso de Especialização em Psicopedagogia e se justifica pela necessidade de propiciar à educadores discussões que contribuam para implementação, no planejamento escolar, de espaços e momentos de aprendizagens significativas, as quais sejam capazes de estabelecer relações sociais, afetivas e cognitivas na escola. Dessa maneira, a partir das reflexões aqui realizadas, pode-se concluir que atividades lúdicas, quando inseridas no planejamento escolar, favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural da criança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638 10.55028/pdres.v10i25.18638 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i25.18638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638/13312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 338-350 2358-1840 10.55028/pdres.v10i25 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247711600640 |