A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Pacheco de Souza, Janaína
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Molhano Gonçalves, Daniele, Lima , Ezer Wellington Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638
Resumo: O artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico sobre a importância da inserção do lúdico no processo de alfabetização de crianças, a fim de fomentar reflexões sobre os benefícios dessa prática no processo de construção da escrita.  Tal investigação é fruto de reflexões realizadas durante o Curso de Especialização em Psicopedagogia e se justifica pela necessidade de propiciar à educadores discussões que contribuam para implementação, no planejamento escolar, de espaços e momentos de aprendizagens significativas, as quais sejam capazes de estabelecer relações sociais, afetivas e cognitivas na escola. Dessa maneira, a partir das reflexões aqui realizadas,  pode-se concluir que atividades lúdicas, quando inseridas no planejamento escolar,  favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural da criança.
id UFMS-2_3144b33da20cf98b70ef361a58fdd775
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/18638
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológicoO artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico sobre a importância da inserção do lúdico no processo de alfabetização de crianças, a fim de fomentar reflexões sobre os benefícios dessa prática no processo de construção da escrita.  Tal investigação é fruto de reflexões realizadas durante o Curso de Especialização em Psicopedagogia e se justifica pela necessidade de propiciar à educadores discussões que contribuam para implementação, no planejamento escolar, de espaços e momentos de aprendizagens significativas, as quais sejam capazes de estabelecer relações sociais, afetivas e cognitivas na escola. Dessa maneira, a partir das reflexões aqui realizadas,  pode-se concluir que atividades lúdicas, quando inseridas no planejamento escolar,  favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural da criança.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1863810.55028/pdres.v10i25.18638Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 338-3502358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638/13312Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Pacheco de Souza, JanaínaMolhano Gonçalves, Daniele Lima , Ezer Wellington Gomes2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18638Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
title A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
spellingShingle A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
Moreira Pacheco de Souza, Janaína
title_short A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
title_full A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
title_fullStr A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
title_full_unstemmed A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
title_sort A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo téorico-metodológico
author Moreira Pacheco de Souza, Janaína
author_facet Moreira Pacheco de Souza, Janaína
Molhano Gonçalves, Daniele
Lima , Ezer Wellington Gomes
author_role author
author2 Molhano Gonçalves, Daniele
Lima , Ezer Wellington Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Pacheco de Souza, Janaína
Molhano Gonçalves, Daniele
Lima , Ezer Wellington Gomes
description O artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico sobre a importância da inserção do lúdico no processo de alfabetização de crianças, a fim de fomentar reflexões sobre os benefícios dessa prática no processo de construção da escrita.  Tal investigação é fruto de reflexões realizadas durante o Curso de Especialização em Psicopedagogia e se justifica pela necessidade de propiciar à educadores discussões que contribuam para implementação, no planejamento escolar, de espaços e momentos de aprendizagens significativas, as quais sejam capazes de estabelecer relações sociais, afetivas e cognitivas na escola. Dessa maneira, a partir das reflexões aqui realizadas,  pode-se concluir que atividades lúdicas, quando inseridas no planejamento escolar,  favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural da criança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638
10.55028/pdres.v10i25.18638
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i25.18638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18638/13312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 338-350
2358-1840
10.55028/pdres.v10i25
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247711600640