A importância do lúdico no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71889 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças e Idade Moderna, época que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaço e tempo específico para o trabalho e lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget, Vygotski e Freud estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades, há pouco ou nenhum espaço destinado para lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, de formas variadas como: jogos, músicas, teatro, passeios pedagógicos, artes, numa proposta interdisciplinar. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos. Desta forma, a aprendizagem é construída de forma espontânea, convivendo com o imprevisível. |
id |
UFRGS-2_5bc124d08581f0b4ce57ed44f2b5fd8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71889 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guterres, Raquel da SilvaSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/71889000880088Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças e Idade Moderna, época que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaço e tempo específico para o trabalho e lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget, Vygotski e Freud estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades, há pouco ou nenhum espaço destinado para lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, de formas variadas como: jogos, músicas, teatro, passeios pedagógicos, artes, numa proposta interdisciplinar. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos. Desta forma, a aprendizagem é construída de forma espontânea, convivendo com o imprevisível.This work of completing the pedagogy course distance brings the main question whether or not the playful helps in the construction process of learning. Starts rescuing some of the history of play from the primitive time, when the fun and games were part of everyday life, through the Middle Ages, a time when the recreational activities of adults were not different from children's activities and the Modern Age, that time due to the emergence of social classes appeared specific time and space for work and leisure. Then, reports that over the years new studies have emerged and the view of play has been modified. Piaget, Vygotsky and Freu studied and brought important information about the importance of play for child development. Currently, with the growth of cities, there is little or no space for entertainment, therefore, becomes greater still the school's responsibility to bring playfulness to his student, variously as games, music, theater, educational tours, arts, an interdisciplinary approach. At the end of this work, we concluded, among other considerations, the teacher must have an intention to propose the playful and act according to the needs of the student group. Thus, learning is built spontaneously, living with the unpredictable.application/pdfporBrincadeiraAprendizagem lúdicaPlayful learningFunKnowledgeA importância do lúdico no processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880088.pdf000880088.pdfTexto completoapplication/pdf326435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/1/000880088.pdfa075fcb1e57e7c0d2728b96f3af7e7d2MD51TEXT000880088.pdf.txt000880088.pdf.txtExtracted Texttext/plain83724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/2/000880088.pdf.txt4a71af1b9db8b16a772c530389c3a9b6MD52THUMBNAIL000880088.pdf.jpg000880088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/3/000880088.pdf.jpg00047052011aaef4e1b793b2825810e7MD5310183/718892018-10-17 07:57:54.493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem |
title |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem Guterres, Raquel da Silva Brincadeira Aprendizagem lúdica Playful learning Fun Knowledge |
title_short |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem |
title_full |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem |
title_sort |
A importância do lúdico no processo de aprendizagem |
author |
Guterres, Raquel da Silva |
author_facet |
Guterres, Raquel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guterres, Raquel da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
contributor_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeira Aprendizagem lúdica |
topic |
Brincadeira Aprendizagem lúdica Playful learning Fun Knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Playful learning Fun Knowledge |
description |
Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças e Idade Moderna, época que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaço e tempo específico para o trabalho e lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget, Vygotski e Freud estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades, há pouco ou nenhum espaço destinado para lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, de formas variadas como: jogos, músicas, teatro, passeios pedagógicos, artes, numa proposta interdisciplinar. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos. Desta forma, a aprendizagem é construída de forma espontânea, convivendo com o imprevisível. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71889 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880088 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71889 |
identifier_str_mv |
000880088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/1/000880088.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/2/000880088.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/3/000880088.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a075fcb1e57e7c0d2728b96f3af7e7d2 4a71af1b9db8b16a772c530389c3a9b6 00047052011aaef4e1b793b2825810e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107553722368 |