A importância do lúdico no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71889
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças e Idade Moderna, época que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaço e tempo específico para o trabalho e lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget, Vygotski e Freud estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades, há pouco ou nenhum espaço destinado para lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, de formas variadas como: jogos, músicas, teatro, passeios pedagógicos, artes, numa proposta interdisciplinar. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos. Desta forma, a aprendizagem é construída de forma espontânea, convivendo com o imprevisível.
id UFRGS-2_5bc124d08581f0b4ce57ed44f2b5fd8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71889
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guterres, Raquel da SilvaSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/71889000880088Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças e Idade Moderna, época que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaço e tempo específico para o trabalho e lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget, Vygotski e Freud estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades, há pouco ou nenhum espaço destinado para lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, de formas variadas como: jogos, músicas, teatro, passeios pedagógicos, artes, numa proposta interdisciplinar. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos. Desta forma, a aprendizagem é construída de forma espontânea, convivendo com o imprevisível.This work of completing the pedagogy course distance brings the main question whether or not the playful helps in the construction process of learning. Starts rescuing some of the history of play from the primitive time, when the fun and games were part of everyday life, through the Middle Ages, a time when the recreational activities of adults were not different from children's activities and the Modern Age, that time due to the emergence of social classes appeared specific time and space for work and leisure. Then, reports that over the years new studies have emerged and the view of play has been modified. Piaget, Vygotsky and Freu studied and brought important information about the importance of play for child development. Currently, with the growth of cities, there is little or no space for entertainment, therefore, becomes greater still the school's responsibility to bring playfulness to his student, variously as games, music, theater, educational tours, arts, an interdisciplinary approach. At the end of this work, we concluded, among other considerations, the teacher must have an intention to propose the playful and act according to the needs of the student group. Thus, learning is built spontaneously, living with the unpredictable.application/pdfporBrincadeiraAprendizagem lúdicaPlayful learningFunKnowledgeA importância do lúdico no processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880088.pdf000880088.pdfTexto completoapplication/pdf326435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/1/000880088.pdfa075fcb1e57e7c0d2728b96f3af7e7d2MD51TEXT000880088.pdf.txt000880088.pdf.txtExtracted Texttext/plain83724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/2/000880088.pdf.txt4a71af1b9db8b16a772c530389c3a9b6MD52THUMBNAIL000880088.pdf.jpg000880088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/3/000880088.pdf.jpg00047052011aaef4e1b793b2825810e7MD5310183/718892018-10-17 07:57:54.493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do lúdico no processo de aprendizagem
title A importância do lúdico no processo de aprendizagem
spellingShingle A importância do lúdico no processo de aprendizagem
Guterres, Raquel da Silva
Brincadeira
Aprendizagem lúdica
Playful learning
Fun
Knowledge
title_short A importância do lúdico no processo de aprendizagem
title_full A importância do lúdico no processo de aprendizagem
title_fullStr A importância do lúdico no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed A importância do lúdico no processo de aprendizagem
title_sort A importância do lúdico no processo de aprendizagem
author Guterres, Raquel da Silva
author_facet Guterres, Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guterres, Raquel da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
contributor_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Aprendizagem lúdica
topic Brincadeira
Aprendizagem lúdica
Playful learning
Fun
Knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Playful learning
Fun
Knowledge
description Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças e Idade Moderna, época que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaço e tempo específico para o trabalho e lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget, Vygotski e Freud estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades, há pouco ou nenhum espaço destinado para lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, de formas variadas como: jogos, músicas, teatro, passeios pedagógicos, artes, numa proposta interdisciplinar. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos. Desta forma, a aprendizagem é construída de forma espontânea, convivendo com o imprevisível.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71889
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880088
url http://hdl.handle.net/10183/71889
identifier_str_mv 000880088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/1/000880088.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/2/000880088.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71889/3/000880088.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a075fcb1e57e7c0d2728b96f3af7e7d2
4a71af1b9db8b16a772c530389c3a9b6
00047052011aaef4e1b793b2825810e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107553722368