O processo eleitoral para escolha de diretores escolares: um estudo na região sul de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Pamela Caetano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes de Amorim dos Reis, Maria Das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9095
Resumo: O trabalho traz apontamentos sobre o processo eleitoral para escolha dos gestores escolares em duas instituições municipais de ensino da cidade de Naviraí-MS, com o objetivo de investigar o desenvolvimento do processo e participação existente neste tipo de escolha. O estudo foi realizado numa perspectiva qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo a partir de entrevistas semiestruturadas propostas inicialmente, e posteriormente questionários para os sujeitos que assim optaram, sendo eles: o gestor 2 (G2) e professor 2 (Pr2). O roteiro da pesquisa de campo continha cinco perguntas sobre gestão democrática e as eleições. A partir da análise dos dados, constatou-se que apesar dos sujeitos atuarem em diferentes setores nas instituições de ensino, existem semelhanças em diversos aspectos relacionados à gestão da escola. Cabe destacar que as escolas reconhecem que todos os segmentos devem participar assiduamente para que a gestão ocorra de acordo com as normativas legais, de modo a seguir os princípios da gestão democrática.
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