Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passeri, Helen Jane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10136
Resumo: O presente artigo relata uma experiência vivenciada em meio educacional, cujo objetivo foi apresentar aos participantes o Círculo de Paz e conhecer a opinião dos mesmos sobre a possibilidade de utilizar a técnica como um instrumento de prevenção à violência escolar. A atividade foi realizada em uma turma do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná como parte avaliativa da disciplina Eletiva Ação Docente e Ensino de Ciências e Matemática. O estudo contou com uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e observacional. Os dados foram obtidos a partir das discussões em sala de aula e pelas respostas às perguntas norteadoras durante a atividade do Círculo. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre violência, em especial a violência escolar, bem como em autores que defendem o fomento de valores pacíficos universais como participação, diálogo, igualdade, justiça social e respeito à diversidade e apresentam algumas práticas restaurativas como ferramentas de enfrentamento à violência. A vivência do Círculo de Paz pelos professores em sua maioria atuantes na educação básica do município, naquele momento na condição de alunos do mestrado em ensino, gerou uma discussão rica sobre as possibilidades de utilização da técnica, em especial para abordar a violência. Ao final da atividade todos manifestaram impressões positivas quanto à utilização do círculo de paz no enfrentamento a violência escolar.  
id UFMS-2_4d3c158815ec45f7763da51b2e7a3c7a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10136
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiênciaO presente artigo relata uma experiência vivenciada em meio educacional, cujo objetivo foi apresentar aos participantes o Círculo de Paz e conhecer a opinião dos mesmos sobre a possibilidade de utilizar a técnica como um instrumento de prevenção à violência escolar. A atividade foi realizada em uma turma do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná como parte avaliativa da disciplina Eletiva Ação Docente e Ensino de Ciências e Matemática. O estudo contou com uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e observacional. Os dados foram obtidos a partir das discussões em sala de aula e pelas respostas às perguntas norteadoras durante a atividade do Círculo. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre violência, em especial a violência escolar, bem como em autores que defendem o fomento de valores pacíficos universais como participação, diálogo, igualdade, justiça social e respeito à diversidade e apresentam algumas práticas restaurativas como ferramentas de enfrentamento à violência. A vivência do Círculo de Paz pelos professores em sua maioria atuantes na educação básica do município, naquele momento na condição de alunos do mestrado em ensino, gerou uma discussão rica sobre as possibilidades de utilização da técnica, em especial para abordar a violência. Ao final da atividade todos manifestaram impressões positivas quanto à utilização do círculo de paz no enfrentamento a violência escolar.  Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10136Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 116-1292358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10136/8466Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPasseri, Helen JanePRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/10136Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
title Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
spellingShingle Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
Passeri, Helen Jane
title_short Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
title_full Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
title_fullStr Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
title_full_unstemmed Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
title_sort Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência
author Passeri, Helen Jane
author_facet Passeri, Helen Jane
PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma
author_role author
author2 PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passeri, Helen Jane
PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma
description O presente artigo relata uma experiência vivenciada em meio educacional, cujo objetivo foi apresentar aos participantes o Círculo de Paz e conhecer a opinião dos mesmos sobre a possibilidade de utilizar a técnica como um instrumento de prevenção à violência escolar. A atividade foi realizada em uma turma do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná como parte avaliativa da disciplina Eletiva Ação Docente e Ensino de Ciências e Matemática. O estudo contou com uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e observacional. Os dados foram obtidos a partir das discussões em sala de aula e pelas respostas às perguntas norteadoras durante a atividade do Círculo. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre violência, em especial a violência escolar, bem como em autores que defendem o fomento de valores pacíficos universais como participação, diálogo, igualdade, justiça social e respeito à diversidade e apresentam algumas práticas restaurativas como ferramentas de enfrentamento à violência. A vivência do Círculo de Paz pelos professores em sua maioria atuantes na educação básica do município, naquele momento na condição de alunos do mestrado em ensino, gerou uma discussão rica sobre as possibilidades de utilização da técnica, em especial para abordar a violência. Ao final da atividade todos manifestaram impressões positivas quanto à utilização do círculo de paz no enfrentamento a violência escolar.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10136
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10136/8466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 116-129
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246733279232