Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raimundo José Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Eliúde Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15284
Resumo: O presente estudo trata da docência masculina na Educação Infantil e os diferentes processos discursivos, oriundos de pais, agentes educacionais etc., que tentam mostrar a naturalização da mulher na educação e no cuidado com as crianças pequenas. O tema surgiu em meio às experiências e práticas docentes evidenciadas durante o estágio supervisionado na primeira etapa da educação básica, resultando em uma pesquisa que objetivou analisar a docência masculina na Educação Infantil a partir da compreensão teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, sobre a problematização das ideias de infância, Educação Infantil, gênero e sexualidade. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica autores como Sayão, Ramos, Felipe, Louro, Vianna, dentre outros que problematizam essa temática. Como resultado, constatou-se que os trabalhos e pesquisas desses(as) autores(as) evidenciam que a docência masculina na Educação Infantil ainda se processa em meio a intensas discussões associadas, principalmente à mulher, à maternidade e à vocação. Nesse sentido, essas concepções acabam reforçando, ainda mais, a presença significativa das mulheres na educação e no cuidado com as crianças pequenas. Por outro lado, à docência masculina ainda continua sendo alvo de especulações e de medo por parte da sociedade e das suas instituições sociais educativas.
id UFMS-2_6ae72586fd1425fb07f3d6db0ace413f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15284
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educaçãoO presente estudo trata da docência masculina na Educação Infantil e os diferentes processos discursivos, oriundos de pais, agentes educacionais etc., que tentam mostrar a naturalização da mulher na educação e no cuidado com as crianças pequenas. O tema surgiu em meio às experiências e práticas docentes evidenciadas durante o estágio supervisionado na primeira etapa da educação básica, resultando em uma pesquisa que objetivou analisar a docência masculina na Educação Infantil a partir da compreensão teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, sobre a problematização das ideias de infância, Educação Infantil, gênero e sexualidade. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica autores como Sayão, Ramos, Felipe, Louro, Vianna, dentre outros que problematizam essa temática. Como resultado, constatou-se que os trabalhos e pesquisas desses(as) autores(as) evidenciam que a docência masculina na Educação Infantil ainda se processa em meio a intensas discussões associadas, principalmente à mulher, à maternidade e à vocação. Nesse sentido, essas concepções acabam reforçando, ainda mais, a presença significativa das mulheres na educação e no cuidado com as crianças pequenas. Por outro lado, à docência masculina ainda continua sendo alvo de especulações e de medo por parte da sociedade e das suas instituições sociais educativas.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1528410.55028/pdres.v9i20.15284Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 107-1222358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15284/10831Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Raimundo José PereiraPereira, Eliúde Costa 2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15284Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
title Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
spellingShingle Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
Silva, Raimundo José Pereira
title_short Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
title_full Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
title_fullStr Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
title_full_unstemmed Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
title_sort Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação
author Silva, Raimundo José Pereira
author_facet Silva, Raimundo José Pereira
Pereira, Eliúde Costa
author_role author
author2 Pereira, Eliúde Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raimundo José Pereira
Pereira, Eliúde Costa
description O presente estudo trata da docência masculina na Educação Infantil e os diferentes processos discursivos, oriundos de pais, agentes educacionais etc., que tentam mostrar a naturalização da mulher na educação e no cuidado com as crianças pequenas. O tema surgiu em meio às experiências e práticas docentes evidenciadas durante o estágio supervisionado na primeira etapa da educação básica, resultando em uma pesquisa que objetivou analisar a docência masculina na Educação Infantil a partir da compreensão teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, sobre a problematização das ideias de infância, Educação Infantil, gênero e sexualidade. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica autores como Sayão, Ramos, Felipe, Louro, Vianna, dentre outros que problematizam essa temática. Como resultado, constatou-se que os trabalhos e pesquisas desses(as) autores(as) evidenciam que a docência masculina na Educação Infantil ainda se processa em meio a intensas discussões associadas, principalmente à mulher, à maternidade e à vocação. Nesse sentido, essas concepções acabam reforçando, ainda mais, a presença significativa das mulheres na educação e no cuidado com as crianças pequenas. Por outro lado, à docência masculina ainda continua sendo alvo de especulações e de medo por parte da sociedade e das suas instituições sociais educativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15284
10.55028/pdres.v9i20.15284
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15284
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i20.15284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15284/10831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 107-122
2358-1840
10.55028/pdres.v9i20
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247301607424