Docência(s) compartilhada(s) : como pensar a docência compartilhada na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55700 |
Resumo: | Este trabalho teve origem a partir do estágio curricular da Educação Infantil realizado no segundo semestre de 2011, que me proporcionou a concretude da docência compartilhada. Tenho como objetivo discutir as concepções da docência compartilhada a partir das experiências das formandas em pedagogia em seu estágio curricular da educação infantil. Existe pouca bibliografia a respeito da docência compartilhada, sendo que a maior parte se refere a situações de inclusão. TRAVERSINI, RODRIGUES, FREITAS, BEYER, BERTOTTI E FONTOURA foram autores que deram suporte teórico ao ato de compartilhar a docência. Partindo do pressuposto de que toda pessoa dentro de uma instituição onde há educação é um educador, verifica-se, a partir das diversas concepções apresentadas, que a docência compartilhada deixa de apresentar-se no campo restrito da inclusão e passa a estar presente em quase todos os espaços da educação infantil. |
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