A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Mara Rúbia da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual das metodologias ativas aplicadas nos cursos de Engenharias. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir dos dados coletado na base Web of Science, apresentando a importância das metodologias ativas no ensino superior, bem como de dados secundários disponibilizados pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) e PATENTSCOPE, verificando o panorama atual da inserção de metodologias ativas na engenharia. Os resultados revelam: a) a oportunidade de intensificar as pesquisas que envolvem metodologias ativas aplicadas a educação em engenharia; b) possibilidade de levar em conta uma abordagem voltada ao uso de ferramentas, softwares ou demais metodologias que estimulem uma aprendizagem mais prática do aluno de engenharia.
id UFMS-2_71ce50419de90ea98f917134c5a89407
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9978
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atualO presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual das metodologias ativas aplicadas nos cursos de Engenharias. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir dos dados coletado na base Web of Science, apresentando a importância das metodologias ativas no ensino superior, bem como de dados secundários disponibilizados pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) e PATENTSCOPE, verificando o panorama atual da inserção de metodologias ativas na engenharia. Os resultados revelam: a) a oportunidade de intensificar as pesquisas que envolvem metodologias ativas aplicadas a educação em engenharia; b) possibilidade de levar em conta uma abordagem voltada ao uso de ferramentas, softwares ou demais metodologias que estimulem uma aprendizagem mais prática do aluno de engenharia.Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 153-1632358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978/8469Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Mara Rúbia da SilvaBortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9978Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
title A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
spellingShingle A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
Miranda, Mara Rúbia da Silva
title_short A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
title_full A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
title_fullStr A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
title_full_unstemmed A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
title_sort A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
author Miranda, Mara Rúbia da Silva
author_facet Miranda, Mara Rúbia da Silva
Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira
author_role author
author2 Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Mara Rúbia da Silva
Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira
description O presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual das metodologias ativas aplicadas nos cursos de Engenharias. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir dos dados coletado na base Web of Science, apresentando a importância das metodologias ativas no ensino superior, bem como de dados secundários disponibilizados pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) e PATENTSCOPE, verificando o panorama atual da inserção de metodologias ativas na engenharia. Os resultados revelam: a) a oportunidade de intensificar as pesquisas que envolvem metodologias ativas aplicadas a educação em engenharia; b) possibilidade de levar em conta uma abordagem voltada ao uso de ferramentas, softwares ou demais metodologias que estimulem uma aprendizagem mais prática do aluno de engenharia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978/8469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 153-163
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246726987776