A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual das metodologias ativas aplicadas nos cursos de Engenharias. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir dos dados coletado na base Web of Science, apresentando a importância das metodologias ativas no ensino superior, bem como de dados secundários disponibilizados pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) e PATENTSCOPE, verificando o panorama atual da inserção de metodologias ativas na engenharia. Os resultados revelam: a) a oportunidade de intensificar as pesquisas que envolvem metodologias ativas aplicadas a educação em engenharia; b) possibilidade de levar em conta uma abordagem voltada ao uso de ferramentas, softwares ou demais metodologias que estimulem uma aprendizagem mais prática do aluno de engenharia. |
id |
UFMS-2_71ce50419de90ea98f917134c5a89407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9978 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atualO presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual das metodologias ativas aplicadas nos cursos de Engenharias. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir dos dados coletado na base Web of Science, apresentando a importância das metodologias ativas no ensino superior, bem como de dados secundários disponibilizados pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) e PATENTSCOPE, verificando o panorama atual da inserção de metodologias ativas na engenharia. Os resultados revelam: a) a oportunidade de intensificar as pesquisas que envolvem metodologias ativas aplicadas a educação em engenharia; b) possibilidade de levar em conta uma abordagem voltada ao uso de ferramentas, softwares ou demais metodologias que estimulem uma aprendizagem mais prática do aluno de engenharia.Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 153-1632358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978/8469Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Mara Rúbia da SilvaBortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9978Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual |
title |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual |
spellingShingle |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual Miranda, Mara Rúbia da Silva |
title_short |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual |
title_full |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual |
title_fullStr |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual |
title_full_unstemmed |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual |
title_sort |
A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual |
author |
Miranda, Mara Rúbia da Silva |
author_facet |
Miranda, Mara Rúbia da Silva Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Mara Rúbia da Silva Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual das metodologias ativas aplicadas nos cursos de Engenharias. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir dos dados coletado na base Web of Science, apresentando a importância das metodologias ativas no ensino superior, bem como de dados secundários disponibilizados pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) e PATENTSCOPE, verificando o panorama atual da inserção de metodologias ativas na engenharia. Os resultados revelam: a) a oportunidade de intensificar as pesquisas que envolvem metodologias ativas aplicadas a educação em engenharia; b) possibilidade de levar em conta uma abordagem voltada ao uso de ferramentas, softwares ou demais metodologias que estimulem uma aprendizagem mais prática do aluno de engenharia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978/8469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 153-163 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246726987776 |