Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Mônica Regina Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, José Ribeiro, Ferreira, Patrícia Osório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662
Resumo: Ensinar, mais do que um verbo que indica uma ação, mais do que uma atividade, é um empreendimento que se encontra envolto a uma série de questões, sejam elas metodológicas, filosóficas, sociais, políticas, etc. Daí as dificuldades e desafios enfrentados pelos envolvidos e a necessidade de encontrar ou criar meios de execução desse empreendimento que conduzam ao alcance dos resultados esperados. Com essa inquietação, optou-se pelo estudo de recursos audiovisuais, de modo mais específico, o filme, e sua importância para o ensino pelo pensamento complexo, que se destaca por ser dinâmico, criativo, imprevisível, não linear, mecânico e por se pautar na conexão de assuntos. É uma teoria que serve como uma rede de informações criada por essas conexões, desfragmentando o pensamento e que oferece uma visão mais ampla e esclarecedora do mundo. A pesquisa é bibliográfica, acompanhada de análise de filmes ilustrativos para o ensino pelo pensamento complexo.  Em síntese, além da introdução e das considerações finais, analisou-se o uso de recursos audiovisuais em atividade de ensino, o pensamento complexo e a ilustração cinematográfica para estímulo do mesmo. Do estudo pode-se concluir que o filme é um recurso relevante às atividades de ensino e aprendizagem, pois além de atrair e de motivar mais os alunos, facilita a aprendizagem e contribui para que esta seja mais prazerosa e abrangente.
id UFMS-2_76bcd4b0e8e9ba1f022e4fdc281153de
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/6662
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográficaEnsino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação.Ensinar, mais do que um verbo que indica uma ação, mais do que uma atividade, é um empreendimento que se encontra envolto a uma série de questões, sejam elas metodológicas, filosóficas, sociais, políticas, etc. Daí as dificuldades e desafios enfrentados pelos envolvidos e a necessidade de encontrar ou criar meios de execução desse empreendimento que conduzam ao alcance dos resultados esperados. Com essa inquietação, optou-se pelo estudo de recursos audiovisuais, de modo mais específico, o filme, e sua importância para o ensino pelo pensamento complexo, que se destaca por ser dinâmico, criativo, imprevisível, não linear, mecânico e por se pautar na conexão de assuntos. É uma teoria que serve como uma rede de informações criada por essas conexões, desfragmentando o pensamento e que oferece uma visão mais ampla e esclarecedora do mundo. A pesquisa é bibliográfica, acompanhada de análise de filmes ilustrativos para o ensino pelo pensamento complexo.  Em síntese, além da introdução e das considerações finais, analisou-se o uso de recursos audiovisuais em atividade de ensino, o pensamento complexo e a ilustração cinematográfica para estímulo do mesmo. Do estudo pode-se concluir que o filme é um recurso relevante às atividades de ensino e aprendizagem, pois além de atrair e de motivar mais os alunos, facilita a aprendizagem e contribui para que esta seja mais prazerosa e abrangente.Editora UFMS2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 10 (2018); 124-1432358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662/5567Leite, Mônica Regina VieiraLeite, José RibeiroFerreira, Patrícia Osórioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-25T17:16:29Zoai:periodicos.ufms.br:article/6662Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-03-25T17:16:29Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
title Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
spellingShingle Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
Leite, Mônica Regina Vieira
Ensino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação.
title_short Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
title_full Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
title_fullStr Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
title_full_unstemmed Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
title_sort Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
author Leite, Mônica Regina Vieira
author_facet Leite, Mônica Regina Vieira
Leite, José Ribeiro
Ferreira, Patrícia Osório
author_role author
author2 Leite, José Ribeiro
Ferreira, Patrícia Osório
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Mônica Regina Vieira
Leite, José Ribeiro
Ferreira, Patrícia Osório
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação.
topic Ensino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação.
description Ensinar, mais do que um verbo que indica uma ação, mais do que uma atividade, é um empreendimento que se encontra envolto a uma série de questões, sejam elas metodológicas, filosóficas, sociais, políticas, etc. Daí as dificuldades e desafios enfrentados pelos envolvidos e a necessidade de encontrar ou criar meios de execução desse empreendimento que conduzam ao alcance dos resultados esperados. Com essa inquietação, optou-se pelo estudo de recursos audiovisuais, de modo mais específico, o filme, e sua importância para o ensino pelo pensamento complexo, que se destaca por ser dinâmico, criativo, imprevisível, não linear, mecânico e por se pautar na conexão de assuntos. É uma teoria que serve como uma rede de informações criada por essas conexões, desfragmentando o pensamento e que oferece uma visão mais ampla e esclarecedora do mundo. A pesquisa é bibliográfica, acompanhada de análise de filmes ilustrativos para o ensino pelo pensamento complexo.  Em síntese, além da introdução e das considerações finais, analisou-se o uso de recursos audiovisuais em atividade de ensino, o pensamento complexo e a ilustração cinematográfica para estímulo do mesmo. Do estudo pode-se concluir que o filme é um recurso relevante às atividades de ensino e aprendizagem, pois além de atrair e de motivar mais os alunos, facilita a aprendizagem e contribui para que esta seja mais prazerosa e abrangente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662/5567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 10 (2018); 124-143
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246313848832