Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662 |
Resumo: | Ensinar, mais do que um verbo que indica uma ação, mais do que uma atividade, é um empreendimento que se encontra envolto a uma série de questões, sejam elas metodológicas, filosóficas, sociais, políticas, etc. Daí as dificuldades e desafios enfrentados pelos envolvidos e a necessidade de encontrar ou criar meios de execução desse empreendimento que conduzam ao alcance dos resultados esperados. Com essa inquietação, optou-se pelo estudo de recursos audiovisuais, de modo mais específico, o filme, e sua importância para o ensino pelo pensamento complexo, que se destaca por ser dinâmico, criativo, imprevisível, não linear, mecânico e por se pautar na conexão de assuntos. É uma teoria que serve como uma rede de informações criada por essas conexões, desfragmentando o pensamento e que oferece uma visão mais ampla e esclarecedora do mundo. A pesquisa é bibliográfica, acompanhada de análise de filmes ilustrativos para o ensino pelo pensamento complexo. Em síntese, além da introdução e das considerações finais, analisou-se o uso de recursos audiovisuais em atividade de ensino, o pensamento complexo e a ilustração cinematográfica para estímulo do mesmo. Do estudo pode-se concluir que o filme é um recurso relevante às atividades de ensino e aprendizagem, pois além de atrair e de motivar mais os alunos, facilita a aprendizagem e contribui para que esta seja mais prazerosa e abrangente. |
id |
UFMS-2_76bcd4b0e8e9ba1f022e4fdc281153de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/6662 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográficaEnsino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação.Ensinar, mais do que um verbo que indica uma ação, mais do que uma atividade, é um empreendimento que se encontra envolto a uma série de questões, sejam elas metodológicas, filosóficas, sociais, políticas, etc. Daí as dificuldades e desafios enfrentados pelos envolvidos e a necessidade de encontrar ou criar meios de execução desse empreendimento que conduzam ao alcance dos resultados esperados. Com essa inquietação, optou-se pelo estudo de recursos audiovisuais, de modo mais específico, o filme, e sua importância para o ensino pelo pensamento complexo, que se destaca por ser dinâmico, criativo, imprevisível, não linear, mecânico e por se pautar na conexão de assuntos. É uma teoria que serve como uma rede de informações criada por essas conexões, desfragmentando o pensamento e que oferece uma visão mais ampla e esclarecedora do mundo. A pesquisa é bibliográfica, acompanhada de análise de filmes ilustrativos para o ensino pelo pensamento complexo. Em síntese, além da introdução e das considerações finais, analisou-se o uso de recursos audiovisuais em atividade de ensino, o pensamento complexo e a ilustração cinematográfica para estímulo do mesmo. Do estudo pode-se concluir que o filme é um recurso relevante às atividades de ensino e aprendizagem, pois além de atrair e de motivar mais os alunos, facilita a aprendizagem e contribui para que esta seja mais prazerosa e abrangente.Editora UFMS2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 10 (2018); 124-1432358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662/5567Leite, Mônica Regina VieiraLeite, José RibeiroFerreira, Patrícia Osórioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-25T17:16:29Zoai:periodicos.ufms.br:article/6662Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-03-25T17:16:29Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica |
title |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica |
spellingShingle |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica Leite, Mônica Regina Vieira Ensino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação. |
title_short |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica |
title_full |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica |
title_fullStr |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica |
title_sort |
Ensinar e aprender pelo pensamento complexo: uma ilustração cinematográfica |
author |
Leite, Mônica Regina Vieira |
author_facet |
Leite, Mônica Regina Vieira Leite, José Ribeiro Ferreira, Patrícia Osório |
author_role |
author |
author2 |
Leite, José Ribeiro Ferreira, Patrícia Osório |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Mônica Regina Vieira Leite, José Ribeiro Ferreira, Patrícia Osório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação. |
topic |
Ensino. Aprendizagem. Filme. Desfragmentação. |
description |
Ensinar, mais do que um verbo que indica uma ação, mais do que uma atividade, é um empreendimento que se encontra envolto a uma série de questões, sejam elas metodológicas, filosóficas, sociais, políticas, etc. Daí as dificuldades e desafios enfrentados pelos envolvidos e a necessidade de encontrar ou criar meios de execução desse empreendimento que conduzam ao alcance dos resultados esperados. Com essa inquietação, optou-se pelo estudo de recursos audiovisuais, de modo mais específico, o filme, e sua importância para o ensino pelo pensamento complexo, que se destaca por ser dinâmico, criativo, imprevisível, não linear, mecânico e por se pautar na conexão de assuntos. É uma teoria que serve como uma rede de informações criada por essas conexões, desfragmentando o pensamento e que oferece uma visão mais ampla e esclarecedora do mundo. A pesquisa é bibliográfica, acompanhada de análise de filmes ilustrativos para o ensino pelo pensamento complexo. Em síntese, além da introdução e das considerações finais, analisou-se o uso de recursos audiovisuais em atividade de ensino, o pensamento complexo e a ilustração cinematográfica para estímulo do mesmo. Do estudo pode-se concluir que o filme é um recurso relevante às atividades de ensino e aprendizagem, pois além de atrair e de motivar mais os alunos, facilita a aprendizagem e contribui para que esta seja mais prazerosa e abrangente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6662/5567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 10 (2018); 124-143 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246313848832 |