O ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental: uma proposição de desfragmentação do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Flávia de Nobre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2777
Resumo: A dissertação de mestrado se refere a um estudo de currículo de Ciências, cuja questão de pesquisa é problematizar a fragmentação curricular da disciplina de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da cidade de Turuçu, e, a partir da análise do currículo, desenvolver ações para desfragmentar o ensino de Ciências na Escola Caldas Júnior, articulando os conceitos de Química, Física e Biologia, em oposição à “hiperdisciplinarização” característica da disciplina de Ciências no último ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades planejadas para as unidades didáticas Energia, Alimentação e Atividades Agrícolas na Comunidade, estão aulas dialogadas, atividades práticas, leituras, produções textuais, debates e seminários, e pesquisas com o uso de diversas fontes, envolvendo conhecimentos de diferentes áreas das Ciências. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como ações a investigação em planos de curso da disciplina, em entrevistas com a supervisora das escolas, com uma professora de Ciências e com os estudantes participantes, em materiais produzidos pelos alunos e em registros em diário de bordo. Para análise dos dados, optou-se por uma aproximação ao método hermenêutico-dialético que promove uma interpretação aproximada da realidade. A realização do estudo mostrou que a utilização de unidades didáticas, com ênfase na contextualização e na interdisciplinaridade, integrando conteúdos de diferentes áreas de Ciências, pode ser uma forma de minimizar a fragmentação do currículo. Considerando que o contexto e o planejamento de uma (re) organização curricular para o ensino são definidos e validados pela postura do professor, esse ao buscar desenvolver aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais em seus alunos, exercita sua autonomia e faz escolhas, daí a importância da formação continuada de professores, a qual possibilita a reflexão sobre o “ser professor/a” e mostra a relevância da pesquisa na prática docente.
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Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2777A dissertação de mestrado se refere a um estudo de currículo de Ciências, cuja questão de pesquisa é problematizar a fragmentação curricular da disciplina de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da cidade de Turuçu, e, a partir da análise do currículo, desenvolver ações para desfragmentar o ensino de Ciências na Escola Caldas Júnior, articulando os conceitos de Química, Física e Biologia, em oposição à “hiperdisciplinarização” característica da disciplina de Ciências no último ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades planejadas para as unidades didáticas Energia, Alimentação e Atividades Agrícolas na Comunidade, estão aulas dialogadas, atividades práticas, leituras, produções textuais, debates e seminários, e pesquisas com o uso de diversas fontes, envolvendo conhecimentos de diferentes áreas das Ciências. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como ações a investigação em planos de curso da disciplina, em entrevistas com a supervisora das escolas, com uma professora de Ciências e com os estudantes participantes, em materiais produzidos pelos alunos e em registros em diário de bordo. Para análise dos dados, optou-se por uma aproximação ao método hermenêutico-dialético que promove uma interpretação aproximada da realidade. A realização do estudo mostrou que a utilização de unidades didáticas, com ênfase na contextualização e na interdisciplinaridade, integrando conteúdos de diferentes áreas de Ciências, pode ser uma forma de minimizar a fragmentação do currículo. Considerando que o contexto e o planejamento de uma (re) organização curricular para o ensino são definidos e validados pela postura do professor, esse ao buscar desenvolver aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais em seus alunos, exercita sua autonomia e faz escolhas, daí a importância da formação continuada de professores, a qual possibilita a reflexão sobre o “ser professor/a” e mostra a relevância da pesquisa na prática docente.This thesis refers to a study of Science curriculum, whose question of research is to discuss the curriculum fragmentation of Science discipline to the 9th grade of elementary school, in public schools of the city of Turuçu. The objective of the research, from the analysis of the curriculum, is to think on actions to defragment the teaching of science in Caldas Junior school, articulating the concepts of Chemistry, Physics and Biology, as opposed to "hiperdisciplinarização", feature of Science discipline in the last year of elementary school. Among the activities planned to the didactic units Energy, Food and Agricultural Activities in the Community are: development of dialogues in class, practical activities, readings, textual productions, debates and seminars, and research using various sources, involving knowledge from different fields of science. The research is a qualitative one andinvestigates the plans of the discipline course through interviews with the supervisor of the schools, with a science teacher and with the students, in the materials produced by the students and in the records of the logbook. For data analysis, we opted for an approach to the hermeneutic-dialectic method that promotes an approximate interpretation of reality. The accomplishment of the study showed that the use of didactic units, with an emphasis on context and interdisciplinary, integrating content from different areas of science, can be a way to minimize the fragmentation of the curriculum. Considering that the context and the planning of a curriculum (re) organization for teaching are defined and validated by the teacher's stance, uponseeking to develop conceptual, procedural and attitudinal learning, they reach their autonomy and are able to make choices, hence the importance of continuing education for teachers, as this allows reflection on "being a teacher” and shows the relevance of research in teaching practice.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículoEnsino de CiênciasDesfragmentação e contextualização curricularUnidades didáticasCurriculumScience educationDesfragmentation and curricular contextualizationDidactic unitsO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental: uma proposição de desfragmentação do currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental1.pdf.txtO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental1.pdf.txtExtracted texttext/plain333950http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2777/7/O%20ensino%20de%20ci%c3%aancias%20no%209%c2%ba%20ano%20do%20ensino%20fundamental1.pdf.txt9ec493047b35f00ed0eaba0e7f93557fMD57open accessO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental2.pdf.txtO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental2.pdf.txtExtracted texttext/plain61071http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2777/9/O%20ensino%20de%20ci%c3%aancias%20no%209%c2%ba%20ano%20do%20ensino%20fundamental2.pdf.txte2611cd94e042629f168ad905cff9655MD59open accessTHUMBNAILO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental1.pdf.jpgO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2777/8/O%20ensino%20de%20ci%c3%aancias%20no%209%c2%ba%20ano%20do%20ensino%20fundamental1.pdf.jpgc8644b66b410b1e0b1ba740fbe483ef4MD58open accessO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental2.pdf.jpgO ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2777/10/O%20ensino%20de%20ci%c3%aancias%20no%209%c2%ba%20ano%20do%20ensino%20fundamental2.pdf.jpgeb93c181c17cd0d8c73a5507b9de0054MD510open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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