INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BRUNO, Marilda Moraes Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851
Resumo: O presente texto, caracterizado como um ensaio, propõe-se a compreender a emergência da proposta de inclusão escolar a partir de dois conceitos de duas perspectivas teóricas distintas: o conceito de ideologia marxista e o conceito de discurso foucaultiano. Portanto, configura-se num exercício de pensamento complexo (utiliza conceitos de abordagens teóricas distintas), ousado (pretende distanciar e aproximar ambos conceitos), e, talvez,  herético (considerando que, para muitos, estas perspectivas são irreconciliáveis), para refletir acerca de uma temática específica: a inclusão escolar do público-alvo da educação especial. Diante disso, chega-se à compreensão de que inclusão escolar enquanto ideologia possibilita revelar o substrato econômico que a nutre, bem como questionar quais interesses que se escondem por trás dessa proposta educacional. Da mesma forma, o entendimento da inclusão como discurso indica aspectos políticos que se manifestam nas diversas relações de poder que permeiam a equação deficiência-sociedade-Estado. Defende-se a perspectiva que, se os conceitos de ideologia e de discurso mostram-se distantes, os elementos que os sustentam - o econômico e o político, respectivamente - podem ser, com muita ousadia, articulados para a análise da constituição histórica da inclusão escolar. 
id UFMS-2_7ff4f1b330d964fde7d7580201879a54
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/851
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?O presente texto, caracterizado como um ensaio, propõe-se a compreender a emergência da proposta de inclusão escolar a partir de dois conceitos de duas perspectivas teóricas distintas: o conceito de ideologia marxista e o conceito de discurso foucaultiano. Portanto, configura-se num exercício de pensamento complexo (utiliza conceitos de abordagens teóricas distintas), ousado (pretende distanciar e aproximar ambos conceitos), e, talvez,  herético (considerando que, para muitos, estas perspectivas são irreconciliáveis), para refletir acerca de uma temática específica: a inclusão escolar do público-alvo da educação especial. Diante disso, chega-se à compreensão de que inclusão escolar enquanto ideologia possibilita revelar o substrato econômico que a nutre, bem como questionar quais interesses que se escondem por trás dessa proposta educacional. Da mesma forma, o entendimento da inclusão como discurso indica aspectos políticos que se manifestam nas diversas relações de poder que permeiam a equação deficiência-sociedade-Estado. Defende-se a perspectiva que, se os conceitos de ideologia e de discurso mostram-se distantes, os elementos que os sustentam - o econômico e o político, respectivamente - podem ser, com muita ousadia, articulados para a análise da constituição histórica da inclusão escolar. Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 1-172358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851/522https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851/537Nozu, Washington Cesar ShoitiBRUNO, Marilda Moraes Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/851Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
title INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
spellingShingle INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
Nozu, Washington Cesar Shoiti
title_short INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
title_full INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
title_fullStr INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
title_full_unstemmed INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
title_sort INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?
author Nozu, Washington Cesar Shoiti
author_facet Nozu, Washington Cesar Shoiti
BRUNO, Marilda Moraes Garcia
author_role author
author2 BRUNO, Marilda Moraes Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nozu, Washington Cesar Shoiti
BRUNO, Marilda Moraes Garcia
description O presente texto, caracterizado como um ensaio, propõe-se a compreender a emergência da proposta de inclusão escolar a partir de dois conceitos de duas perspectivas teóricas distintas: o conceito de ideologia marxista e o conceito de discurso foucaultiano. Portanto, configura-se num exercício de pensamento complexo (utiliza conceitos de abordagens teóricas distintas), ousado (pretende distanciar e aproximar ambos conceitos), e, talvez,  herético (considerando que, para muitos, estas perspectivas são irreconciliáveis), para refletir acerca de uma temática específica: a inclusão escolar do público-alvo da educação especial. Diante disso, chega-se à compreensão de que inclusão escolar enquanto ideologia possibilita revelar o substrato econômico que a nutre, bem como questionar quais interesses que se escondem por trás dessa proposta educacional. Da mesma forma, o entendimento da inclusão como discurso indica aspectos políticos que se manifestam nas diversas relações de poder que permeiam a equação deficiência-sociedade-Estado. Defende-se a perspectiva que, se os conceitos de ideologia e de discurso mostram-se distantes, os elementos que os sustentam - o econômico e o político, respectivamente - podem ser, com muita ousadia, articulados para a análise da constituição histórica da inclusão escolar. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851/522
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851/537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 1-17
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245945798656