APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOZU, Washington Cesar Shoiti
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: LOCKMANN, Kamila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397
Resumo: O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial.  Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.
id UNESP-28_00a9a283e9dacfd9b3c5ce9a7ad522d1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15397
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”Direitos HumanosInclusãoEducação EspecialO dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial.  Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/1539710.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 10 n. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 No. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-102764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397/15498Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNOZU, Washington Cesar ShoitiLOCKMANN, Kamila2023-11-24T11:00:33Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15397Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2023-11-24T11:00:33Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
title APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
spellingShingle APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
NOZU, Washington Cesar Shoiti
Direitos Humanos
Inclusão
Educação Especial
title_short APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
title_full APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
title_fullStr APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
title_sort APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
author NOZU, Washington Cesar Shoiti
author_facet NOZU, Washington Cesar Shoiti
LOCKMANN, Kamila
author_role author
author2 LOCKMANN, Kamila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOZU, Washington Cesar Shoiti
LOCKMANN, Kamila
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos
Inclusão
Educação Especial
topic Direitos Humanos
Inclusão
Educação Especial
description O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial.  Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397
10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397/15498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 10 n. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 No. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041696434814976