APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397 |
Resumo: | O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades. |
id |
UNESP-28_00a9a283e9dacfd9b3c5ce9a7ad522d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15397 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”Direitos HumanosInclusãoEducação EspecialO dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/1539710.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 10 n. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 No. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-102764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397/15498Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNOZU, Washington Cesar ShoitiLOCKMANN, Kamila2023-11-24T11:00:33Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15397Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2023-11-24T11:00:33Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” |
title |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” NOZU, Washington Cesar Shoiti Direitos Humanos Inclusão Educação Especial |
title_short |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” |
title_full |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” |
title_sort |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL” |
author |
NOZU, Washington Cesar Shoiti |
author_facet |
NOZU, Washington Cesar Shoiti LOCKMANN, Kamila |
author_role |
author |
author2 |
LOCKMANN, Kamila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOZU, Washington Cesar Shoiti LOCKMANN, Kamila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos Humanos Inclusão Educação Especial |
topic |
Direitos Humanos Inclusão Educação Especial |
description |
O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15397/15498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 10 n. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 No. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial; 07-10 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041696434814976 |