Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Machado, Laeda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gutemberg Barbosa de Paula, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10207
Resumo: Este artigo analisa representações sociais de “escola pública” e “professor de escola pública” tomando como referência as trajetórias de universitários egressos de escolas públicas, matriculados nos Centros de Ciências Humanas, Filosofia, Artes, Comunicação, Ciências Jurídicas e Educação da UFPE. Como referencial adotamos a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem estrutural proposta por J. C. Abric. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa com um grupo de 15 universitários, matriculados em diferentes cursos dos diferentes centros acadêmicos mencionados. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa. O material foi analisado com o apoio da técnica de análise de conteúdo. Organizamos o corpus em categorias temáticas. Os resultados revelam as representações sociais de escola centradas em espaço de aprendizagens e convivência; um espaço permeado por relações afetivas e por situações de violência. A despeito das adversidades, os estudantes não negam o papel formativo exercido pela escola pública e o incentivo dos professores para a obtenção do êxito escolar. Principalmente nas escolas de referência de ensino médio, o papel desses profissionais foi considerado mais ativo e relevante. Assim, a investigação reitera a importância da escola pública e de seus professores para estudantes de baixa renda. Em face dos resultados, defendemos políticas educacionais direcionadas à valorização da escola pública, de modo a garantir melhores condições de ensino e aprendizagem aos jovens e adolescentes nela matriculados.  
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