Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10207 |
Resumo: | Este artigo analisa representações sociais de “escola pública” e “professor de escola pública” tomando como referência as trajetórias de universitários egressos de escolas públicas, matriculados nos Centros de Ciências Humanas, Filosofia, Artes, Comunicação, Ciências Jurídicas e Educação da UFPE. Como referencial adotamos a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem estrutural proposta por J. C. Abric. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa com um grupo de 15 universitários, matriculados em diferentes cursos dos diferentes centros acadêmicos mencionados. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa. O material foi analisado com o apoio da técnica de análise de conteúdo. Organizamos o corpus em categorias temáticas. Os resultados revelam as representações sociais de escola centradas em espaço de aprendizagens e convivência; um espaço permeado por relações afetivas e por situações de violência. A despeito das adversidades, os estudantes não negam o papel formativo exercido pela escola pública e o incentivo dos professores para a obtenção do êxito escolar. Principalmente nas escolas de referência de ensino médio, o papel desses profissionais foi considerado mais ativo e relevante. Assim, a investigação reitera a importância da escola pública e de seus professores para estudantes de baixa renda. Em face dos resultados, defendemos políticas educacionais direcionadas à valorização da escola pública, de modo a garantir melhores condições de ensino e aprendizagem aos jovens e adolescentes nela matriculados. |
id |
UFMS-2_8446a5cbd298b6b14a7458d1fc23f8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/10207 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantesEste artigo analisa representações sociais de “escola pública” e “professor de escola pública” tomando como referência as trajetórias de universitários egressos de escolas públicas, matriculados nos Centros de Ciências Humanas, Filosofia, Artes, Comunicação, Ciências Jurídicas e Educação da UFPE. Como referencial adotamos a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem estrutural proposta por J. C. Abric. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa com um grupo de 15 universitários, matriculados em diferentes cursos dos diferentes centros acadêmicos mencionados. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa. O material foi analisado com o apoio da técnica de análise de conteúdo. Organizamos o corpus em categorias temáticas. Os resultados revelam as representações sociais de escola centradas em espaço de aprendizagens e convivência; um espaço permeado por relações afetivas e por situações de violência. A despeito das adversidades, os estudantes não negam o papel formativo exercido pela escola pública e o incentivo dos professores para a obtenção do êxito escolar. Principalmente nas escolas de referência de ensino médio, o papel desses profissionais foi considerado mais ativo e relevante. Assim, a investigação reitera a importância da escola pública e de seus professores para estudantes de baixa renda. Em face dos resultados, defendemos políticas educacionais direcionadas à valorização da escola pública, de modo a garantir melhores condições de ensino e aprendizagem aos jovens e adolescentes nela matriculados. Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10207Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 56-732358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10207/8461Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Machado, Laeda Gutemberg Barbosa de Paula, Guilherme 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/10207Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes |
title |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes |
spellingShingle |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes Bezerra Machado, Laeda |
title_short |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes |
title_full |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes |
title_fullStr |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes |
title_full_unstemmed |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes |
title_sort |
Escola pública e seus professores: das trajetórias escolares às representações sociais de estudantes |
author |
Bezerra Machado, Laeda |
author_facet |
Bezerra Machado, Laeda Gutemberg Barbosa de Paula, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Gutemberg Barbosa de Paula, Guilherme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra Machado, Laeda Gutemberg Barbosa de Paula, Guilherme |
description |
Este artigo analisa representações sociais de “escola pública” e “professor de escola pública” tomando como referência as trajetórias de universitários egressos de escolas públicas, matriculados nos Centros de Ciências Humanas, Filosofia, Artes, Comunicação, Ciências Jurídicas e Educação da UFPE. Como referencial adotamos a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem estrutural proposta por J. C. Abric. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa com um grupo de 15 universitários, matriculados em diferentes cursos dos diferentes centros acadêmicos mencionados. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa. O material foi analisado com o apoio da técnica de análise de conteúdo. Organizamos o corpus em categorias temáticas. Os resultados revelam as representações sociais de escola centradas em espaço de aprendizagens e convivência; um espaço permeado por relações afetivas e por situações de violência. A despeito das adversidades, os estudantes não negam o papel formativo exercido pela escola pública e o incentivo dos professores para a obtenção do êxito escolar. Principalmente nas escolas de referência de ensino médio, o papel desses profissionais foi considerado mais ativo e relevante. Assim, a investigação reitera a importância da escola pública e de seus professores para estudantes de baixa renda. Em face dos resultados, defendemos políticas educacionais direcionadas à valorização da escola pública, de modo a garantir melhores condições de ensino e aprendizagem aos jovens e adolescentes nela matriculados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10207 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10207/8461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 56-73 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246740619264 |