O alargamento da violência nas escolas e o regime de acumulação integral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2003 |
Resumo: | O crescimento da violência nas escolas é um grave problema social que merece reflexões mais aprofundadas que consigam explicar sua razão de ser. Para efetivar isso, tornam-se necessários esclarecimentos conceituais, tal como a explicitação do conceito de violência e a distinção entre violência escolar e violência nas escolas, bem como uma base teórica que consiga explicar o fenômeno da violência, tal como a teoria dos regimes de acumulação e da relação entre violência e sociedade. Esses elementos possibilitam uma análise histórica do desenvolvimento capitalista que explicita a relação íntima entre os índices de violência e a dinâmica dos regimes de acumulação. A partir disso a compreensão do fenômeno da violência nas escolas e seu alargamento ampliado torna-se possível. A conclusão é a de que o alargamento da violência nas escolas está intimamente relacionado com a passagem para o regime de acumulação integral e, mais recentemente, com o seu processo de desestabilização. |
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O alargamento da violência nas escolas e o regime de acumulação integralViolência nas EscolasViolência EscolarRegime de Acumulação IntegralAlargamento da ViolênciaDesestabilizaçãoO crescimento da violência nas escolas é um grave problema social que merece reflexões mais aprofundadas que consigam explicar sua razão de ser. Para efetivar isso, tornam-se necessários esclarecimentos conceituais, tal como a explicitação do conceito de violência e a distinção entre violência escolar e violência nas escolas, bem como uma base teórica que consiga explicar o fenômeno da violência, tal como a teoria dos regimes de acumulação e da relação entre violência e sociedade. Esses elementos possibilitam uma análise histórica do desenvolvimento capitalista que explicita a relação íntima entre os índices de violência e a dinâmica dos regimes de acumulação. A partir disso a compreensão do fenômeno da violência nas escolas e seu alargamento ampliado torna-se possível. A conclusão é a de que o alargamento da violência nas escolas está intimamente relacionado com a passagem para o regime de acumulação integral e, mais recentemente, com o seu processo de desestabilização.Editora UFMS2017-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2003Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 4-232358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2003/3276Viana, Nildoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-16T08:39:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/2003Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2017-07-16T08:39:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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