O alargamento da violência nas escolas e o regime de acumulação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Nildo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2003
Resumo: O crescimento da violência nas escolas é um grave problema social que merece reflexões mais aprofundadas que consigam explicar sua razão de ser. Para efetivar isso, tornam-se necessários esclarecimentos conceituais, tal como a explicitação do conceito de violência e a distinção entre violência escolar e violência nas escolas, bem como uma base teórica que consiga explicar o fenômeno da violência, tal como a teoria dos regimes de acumulação e da relação entre violência e sociedade. Esses elementos possibilitam uma análise histórica do desenvolvimento capitalista que explicita a relação íntima entre os índices de violência e a dinâmica dos regimes de acumulação. A partir disso a compreensão do fenômeno da violência nas escolas e seu alargamento ampliado torna-se possível. A conclusão é a de que o alargamento da violência nas escolas está intimamente relacionado com a passagem para o regime de acumulação integral e, mais recentemente, com o seu processo de desestabilização.
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