A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943 |
Resumo: | Para compreender o contexto no qual se exerce a docência, considerando as novas demandas que pressionam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, realizamos uma investigação junto a alunos/as egressos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira que atuam a pelo menos dois anos na Rede Municipal de P. Prudente, SP, Brasil. Procuramos demonstrar como as formas de inserção dos professores no mundo do trabalho podem ser fundamentais no fortalecimento da identidade docente e como a perda da autonomia, as dificuldades de relacionamento entre professores/alunos/pais de alunos podem fragilizar essa identidade. |
id |
UFMS-2_8d75639808db6619e823860083ac6716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/943 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia.Para compreender o contexto no qual se exerce a docência, considerando as novas demandas que pressionam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, realizamos uma investigação junto a alunos/as egressos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira que atuam a pelo menos dois anos na Rede Municipal de P. Prudente, SP, Brasil. Procuramos demonstrar como as formas de inserção dos professores no mundo do trabalho podem ser fundamentais no fortalecimento da identidade docente e como a perda da autonomia, as dificuldades de relacionamento entre professores/alunos/pais de alunos podem fragilizar essa identidade.Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 161-1802358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943/1089GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/943Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” |
title |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” |
spellingShingle |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia. |
title_short |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” |
title_full |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” |
title_fullStr |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” |
title_full_unstemmed |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” |
title_sort |
A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR” |
author |
GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE |
author_facet |
GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia. |
topic |
Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia. |
description |
Para compreender o contexto no qual se exerce a docência, considerando as novas demandas que pressionam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, realizamos uma investigação junto a alunos/as egressos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira que atuam a pelo menos dois anos na Rede Municipal de P. Prudente, SP, Brasil. Procuramos demonstrar como as formas de inserção dos professores no mundo do trabalho podem ser fundamentais no fortalecimento da identidade docente e como a perda da autonomia, as dificuldades de relacionamento entre professores/alunos/pais de alunos podem fragilizar essa identidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943/1089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 161-180 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245957332992 |