O papel do Napne no processo social de estudantes público da educação especial em um campus do IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Wingler, Silvani
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12716
Resumo: Através deste estudo, objetivamos apresentar as ações desenvolvidas pelo Napne voltadas à inclusão dos estudantes público da educação especial em um Campus do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES). Na realização deste estudo, utilizamos como inspiração teórica a Sociologia Figuracional, elaborada pelo Sociólogo Alemão Norbert Elias pautado nos conceitos de figuração, interdependências e processos sociais. Para coleta de dados, utilizamos atas de reuniões, estudo de documentos e relatórios institucionais. Nossas principais constatações nos dão conta de que o Ifes, com base na legislação nacional, sobre educação especial, instituiu documentos norteadores de suas políticas educacionais as quais são executadas por uma comissão de servidores voluntários. A Comissão tem executado atividades como: promoção de eventos, visitas técnicas, acompanhamento aos discentes e docentes. No entanto, são necessários rompimentos de barreiras para uma efetivação dessas políticas: a barreira atitudinal e a financeira.
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