INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Rosiane Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Sousa , Kessia Regina da Costa, Madureira, Nila Luciana Vilhena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562
Resumo: Este artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE.  
id CEEINTER-1_0f4cf972d619a4edc8784881cf2d46e3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1562
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇAMonitoria de EnsinoEducação InclusivaNAPNEEducação InclusivaMonitoriaEste artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE.  Editora CEEINTER2024-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/156210.56579/rei.v6i3.1562Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-132674-870310.56579/rei.v6i3reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562/1308Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Rosiane SilvaSousa , Kessia Regina da CostaMadureira, Nila Luciana Vilhena2024-10-04T13:34:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1562Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-10-04T13:34:24Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
title INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
spellingShingle INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
Tavares, Rosiane Silva
Monitoria de Ensino
Educação Inclusiva
NAPNE
Educação Inclusiva
Monitoria
title_short INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
title_full INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
title_fullStr INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
title_full_unstemmed INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
title_sort INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
author Tavares, Rosiane Silva
author_facet Tavares, Rosiane Silva
Sousa , Kessia Regina da Costa
Madureira, Nila Luciana Vilhena
author_role author
author2 Sousa , Kessia Regina da Costa
Madureira, Nila Luciana Vilhena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Rosiane Silva
Sousa , Kessia Regina da Costa
Madureira, Nila Luciana Vilhena
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria de Ensino
Educação Inclusiva
NAPNE
Educação Inclusiva
Monitoria
topic Monitoria de Ensino
Educação Inclusiva
NAPNE
Educação Inclusiva
Monitoria
description Este artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562
10.56579/rei.v6i3.1562
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562
identifier_str_mv 10.56579/rei.v6i3.1562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562/1308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13
2674-8703
10.56579/rei.v6i3
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983751581564928