INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE. |
id |
CEEINTER-1_0f4cf972d619a4edc8784881cf2d46e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1562 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇAMonitoria de EnsinoEducação InclusivaNAPNEEducação InclusivaMonitoriaEste artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE. Editora CEEINTER2024-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/156210.56579/rei.v6i3.1562Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-132674-870310.56579/rei.v6i3reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562/1308Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Rosiane SilvaSousa , Kessia Regina da CostaMadureira, Nila Luciana Vilhena2024-10-04T13:34:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1562Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-10-04T13:34:24Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA |
title |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA |
spellingShingle |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA Tavares, Rosiane Silva Monitoria de Ensino Educação Inclusiva NAPNE Educação Inclusiva Monitoria |
title_short |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA |
title_full |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA |
title_fullStr |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA |
title_sort |
INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA |
author |
Tavares, Rosiane Silva |
author_facet |
Tavares, Rosiane Silva Sousa , Kessia Regina da Costa Madureira, Nila Luciana Vilhena |
author_role |
author |
author2 |
Sousa , Kessia Regina da Costa Madureira, Nila Luciana Vilhena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Rosiane Silva Sousa , Kessia Regina da Costa Madureira, Nila Luciana Vilhena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria de Ensino Educação Inclusiva NAPNE Educação Inclusiva Monitoria |
topic |
Monitoria de Ensino Educação Inclusiva NAPNE Educação Inclusiva Monitoria |
description |
Este artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562 10.56579/rei.v6i3.1562 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v6i3.1562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1562/1308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13 2674-8703 10.56579/rei.v6i3 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983751581564928 |