A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Danielle Twerznik
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Antonio Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2281
Resumo: >O presente trabalho avalia abordagens pedagógicas na formação da identidade de gênero na Educação Básica, oferecendo subsídios teórico-reflexivos aos educadores que buscam visão menos heteronormativa. Alcançá-la faz parte de um jogo de interesses, muito além do comprometimento com a construção de perspectivas inclusivas. Propõe-se uma revisão bibliográfica, revelando jogos subjetivos para o termo diferença, encarado dentro de estratégias e políticas institucionais impostas para garantir estabilidade na identidade socialmente estabelecida por normal.  Analisamos o rótulo diferente como estratégia para lucro na sociedade do consumo, assim como propõe a mídia. Portanto, é necessário refletir as relações educador/educando/escola, analisando conflitos, disputas e jogos de poder para que se persiga uma postura ética na prática educativa. 
id UFMS-2_97fb25829aeb5d5bfea96c0dfe676731
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/2281
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poderIdentidade de gêneroHeteronormatividadeEducação.>O presente trabalho avalia abordagens pedagógicas na formação da identidade de gênero na Educação Básica, oferecendo subsídios teórico-reflexivos aos educadores que buscam visão menos heteronormativa. Alcançá-la faz parte de um jogo de interesses, muito além do comprometimento com a construção de perspectivas inclusivas. Propõe-se uma revisão bibliográfica, revelando jogos subjetivos para o termo diferença, encarado dentro de estratégias e políticas institucionais impostas para garantir estabilidade na identidade socialmente estabelecida por normal.  Analisamos o rótulo diferente como estratégia para lucro na sociedade do consumo, assim como propõe a mídia. Portanto, é necessário refletir as relações educador/educando/escola, analisando conflitos, disputas e jogos de poder para que se persiga uma postura ética na prática educativa. Editora UFMS2017-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2281Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 24-332358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2281/3277Camargo, Danielle TwerznikMarques, Antonio Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-16T08:39:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/2281Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2017-07-16T08:39:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
title A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
spellingShingle A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
Camargo, Danielle Twerznik
Identidade de gênero
Heteronormatividade
Educação.
title_short A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
title_full A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
title_fullStr A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
title_full_unstemmed A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
title_sort A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
author Camargo, Danielle Twerznik
author_facet Camargo, Danielle Twerznik
Marques, Antonio Francisco
author_role author
author2 Marques, Antonio Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Danielle Twerznik
Marques, Antonio Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero
Heteronormatividade
Educação.
topic Identidade de gênero
Heteronormatividade
Educação.
description >O presente trabalho avalia abordagens pedagógicas na formação da identidade de gênero na Educação Básica, oferecendo subsídios teórico-reflexivos aos educadores que buscam visão menos heteronormativa. Alcançá-la faz parte de um jogo de interesses, muito além do comprometimento com a construção de perspectivas inclusivas. Propõe-se uma revisão bibliográfica, revelando jogos subjetivos para o termo diferença, encarado dentro de estratégias e políticas institucionais impostas para garantir estabilidade na identidade socialmente estabelecida por normal.  Analisamos o rótulo diferente como estratégia para lucro na sociedade do consumo, assim como propõe a mídia. Portanto, é necessário refletir as relações educador/educando/escola, analisando conflitos, disputas e jogos de poder para que se persiga uma postura ética na prática educativa. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2281
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2281/3277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 24-33
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245998227456