As tramas dos processos formativos entre duas narrativas de professores referentes à crise na educação
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18143 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é colocar em debate o conceito de crise na educação a partir dos pensamentos de Jorge Larrosa (2004), Jacques Rancière (2022) e Hannah Arendt (2011), os quais colocam em evidência as dificuldades do ensinar e do aprender numa perspectiva emancipatória com igualdade entre os sujeitos. Neste contexto, o espaço escolar é uma oportunidade para que os indivíduos possam ampliar sua experiência de vida para além das formas restritivas do consumo alienante. A metodologia utilizada neste ensaio encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico a Filosofia da Educação, como forma de interpretar os processos formativos entre duas narrativas de professores referentes à crise na educação. A nossa conclusão se refere diretamente em apresentar o espaço escolar como um local para a realização da cidadania em oposição ao modelo da sociedade instrumental, que segmenta a relação do sujeito com o espaço e, primordialmente, com o outro. Essa perda da condição de existir na sociedade com o outro é que caracteriza a perda do vínculo e constitui o nosso conceito de crise na educação. |
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As tramas dos processos formativos entre duas narrativas de professores referentes à crise na educaçãoO objetivo deste ensaio é colocar em debate o conceito de crise na educação a partir dos pensamentos de Jorge Larrosa (2004), Jacques Rancière (2022) e Hannah Arendt (2011), os quais colocam em evidência as dificuldades do ensinar e do aprender numa perspectiva emancipatória com igualdade entre os sujeitos. Neste contexto, o espaço escolar é uma oportunidade para que os indivíduos possam ampliar sua experiência de vida para além das formas restritivas do consumo alienante. A metodologia utilizada neste ensaio encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico a Filosofia da Educação, como forma de interpretar os processos formativos entre duas narrativas de professores referentes à crise na educação. A nossa conclusão se refere diretamente em apresentar o espaço escolar como um local para a realização da cidadania em oposição ao modelo da sociedade instrumental, que segmenta a relação do sujeito com o espaço e, primordialmente, com o outro. Essa perda da condição de existir na sociedade com o outro é que caracteriza a perda do vínculo e constitui o nosso conceito de crise na educação. Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1814310.55028/pdres.v10i25.18143Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 41-612358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18143/13296Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rogério2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18143Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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